04 Gn 1.4 b
viu Deus que era boa a luz; e Deus
fez separação entre luz e trevas.
*Toda a Lei de certa forma, nada mais é do que dar critérios para saber separar o justo do injusto, o limpo do imundo, o santo do profano,o sábio do insano, o produtivo do improdutivo, o certo do errado. O que vem de Deus e o que é do maligno.
O critério do Novo Testamento é:
‘ Não vos prendais a jugo desigual
—– com os infiéis; porque,
-que sociedade tem
—– a justiça com a injustiça?
– E que comunhão tem a luz com as trevas?
– E que concórdia há entre Cristo e Belial?
– Ou que parte tem o fiel com o infiel?
– E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos?
– Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: – Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Por isso >>> saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor;
>> E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei;
E eu serei para vós Pai,E vós sereis para mim filhos e filhas,
Diz o Senhor Todo-Poderoso’ 2 Coríntios 6.14-18
Então:
1- justificados pela fé no sangue de Jesus. Rm 3.25, Coloss 1.13
2- somos libertos do império das trevas e transportados para o reino do Filho & houve ‘mudança de jurisdição’ nas regiões celestiais. Era como se alguém no tempo do muro de Berlim fosse liberto, pudesse sair e recebesse uma nova identidade. Absurdo querer voltar. Muito perigoso e arriscado ficar entrando e saindo.
3- Santificação é o processo pelo qual o salvo saí do sistema do mundo, se separa do pecado, se separa do que pode atrapalhar sua comunhão com Deus.
Observe uma sombra: uma linha bem definida separa a parte iluminada da parte escura. Com Deus não há tons de cinza. Nenhum tom de cinza, é luz ou trevas.-x-
c