Trabalho

08 Adão foi colocado no jardim do éden
para o lavrar e guardar Gn 2.15

* Então, mesmo antes  da Queda,
trabalho e vigilância é princípio de Deus
para a existência do homem na Terra.

*Como conseqüência de terem se
separado de Deus é que vieram: cansaço,
a exaustão física, as doenças e a morte;
> as dificuldades: espinhos e abrolhos,
as pragas da lavoura

> as alterações nocivas da natureza:
secas, enchentes, furacões.

> Muito trabalho e pouco resultado é sinal de juízo de Deus,
Ageu 1.5-6, 9-11

Considerai os vossos caminhos. Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vestis-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado.
>   Esperastes o muito, mas eis que veio a ser pouco; e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu dissipei com um sopro. Por que causa? disse o Senhor dos Exércitos. Por causa da minha casa, que está deserta, enquanto cada um de vós corre à sua própria casa Por isso retém os céus sobre vós o orvalho, e a terra detém os seus frutos. E mandei vir a seca sobre a terra, e sobre os montes, e sobre o trigo, e sobre o mosto, e sobre o azeite, e sobre o que a terra produz; como também sobre os homens, e sobre o gado, e sobre todo o trabalho das mãos.

Então, muito trabalho e pouco resultado é uma forma de Deus chamar nossa tenção para considerar nossas prioridades, considerar o que diz Sua Palavra: Mateus 6.33

buscai primeiro o reino de Deus e sua justiça
            – e todas estas coisas vos serão acrescentadas’

Aos seus amados (filhos fazem sempre o que é do Seu agrado, como Jesus)  Deus dá enquanto dormem’ salmo 27.1 Mateus 3. 17
João 8.29                    -x-x-x-x-x-x-

Paulo, apesar de ensinar que os discípulos deveriam viver do ministério, para dar exemplo não usou desse direito ou privilégio: fazia tendas para se sustentar. Particularmente, sou de opinião que pastor e missionário devem trabalhar em emprego compatível com o ministério. Principalmente no início de carreira.   Com o tempo, sob a direção de Deus, tendo noção de como se faz para ganhar a vida, havendo o ministério crescido em número de modo considerável, então sim, dedicar-se exclusivamente ao ministério.

Também orienta os cristãos: ‘Aquele que roubava, não roube mais; pelo contrário, trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com quem está atravessando um período de necessidade’ (Efésios 4.28 e 2 Tess 3.10)  vos mandamos isto, que,
se alguém não quiser trabalhar, não coma também’

Precisa ter cuidado com assistência social: a orientação era de que só fossem ‘inscritas viúvas de fato desamparadas, com mais de 60 anos ( que na época era ser bem velhae que tenha sido esposa de um só marido (1 Timóteo 5.9. 4),- Mas se uma viúva tem filhos ou netos, que estes aprendam primeiramente a colocar a sua religião em prática, cuidando de sua própria família e retribuindo o bem recebido de seus pais e avós, pois isso agrada a Deus.

    Antes de dar dinheiro é melhor investir em meios de ganhar dinheiro; ex: oficinas de artesanatos ou custear cursos para formação de  técnicos.