23 DE MARÇO 38o. dia da quaresma CRUZ, OFERTA PACIFICA: removido o pecado pelo sacrifício da cruz, somos justificados diante de Deus e podemos ter paz ( cessa a inimizade) com Deus e com os semelhantes. ‘ justificados pela fé, tempos paz com Deus’ (Romanos 5.1)
3 – Oferta pacífica, Lv 7.15 : bem no meio, posição de destaque entre holocaustos e pecado Era uma refeição, para se comer tudo no mesmo dia Era para ser saboreada, noite a dentro, como numa festa, sem pressa Fala de comunhão, confraternização, de se alegrar na presença de Deus, em ambiente de segurança: ‘como é bom agradável viverem os irmãos em união’ ( Sl 133 ) Deus deseja comunhão com o homem, mesmo imperfeita, por ele ser pecador _ Jesus, o centro de todas as coisas, é a perfeita oferta pacífica : podemos nos alegrar e ter comunhão com Deus que ‘nos fez agradáveis a si no amado ‘ ( Ef 1.6) Jesus sabia ser amado pelo Pai pelo simples fato de ser Seu filho,- antes mesmo de ter feito qualquer coisa em Seu ministério, (Mt 3.17 ) Jesus sempre Se alegrou na comunhão com o Pai
‘cada manhã abre-me os ouvidos para que eu ouça como aqueles que aprendem’ Is 50.4-5
Deus nunca está distante, mesmo que o homem não O sinta ( Jr 23.23 )
‘Sou eu apenas Deus de [perto], diz o Senhor, e não também Deus de longe ?
‘para onde me ausentarei do Seu Espírito ? Sl 139….
Era para ser comida,toda, no mesmo dia, para curtir aquele momento, sem pressa de sair da presença de Deus . Hoje, há pressa para se sair da presença de Deus: se o culto se alonga há caras feias, uns olham no relógio. Hora devocional é um sacrifício . Alguns preparam a oferta para comer depois, quando der tempo : saem correndo para outras tarefas e o que ouviu no culto ou leu na Palavra se dilui com a concorrência de interesses (Daí a importância do sábado)
Você festeja a presença de Deus ?
‘vossas iniqüidades fazem separação entre vós e vosso Deus ‘ Is 59.2