visto por 120, 14

25 abril (13º. dia depois da páscoa )

5 – Depois por *** todos os apóstolos > Atos 1.1-15
Afinal, passados 40 dias de Sua ressurreição, Jesus aparece pela última vez a 120 discípulos reunidos no monte das Oliveiras dando as instruções finais antes de Sua ascenção,  Atos 1.8

Aos apóstolos que escolhera, Jesus também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias, falando das coisas concernentes ao reino de Deus. E, estando com eles, determinou-lhes  não se ausentarem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que, disse ele, de mim ouvistes. Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias. & Jesus lhes fala do poder de Deus sendo derramado neles,e  eles querem saber a respeito do reino  humano, material.

Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo:
Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel?

& os judeus esperavam/ ainda esperam um Messias político,por isso chamavam Jesus de filho de Davi, por considerá-lO digno de se assentar no trono de Israel, sem saber que, de fato, Jesus era da linhagem real de Davi por parte de pai e mãe.ver genealogias  Mateus 1( pai)  e Lucas 3 ( mãe)  & não tinham atinado que Jesus viera para morrer em lugar do pecador. Só mais tarde, com as explicações de Paulo através das cartas, é que o plano da Redenção vai ficando claro para os cristãos.

> Jesus disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder &  é a orientação de Jesus para nós também, ainda hoje !

*Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra’ & é impossível testemunhar de Jesus a não ser pelo poder do Espírito Santo

E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco. Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse (mesmo) Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, > há de vir assim como para o céu o vistes ir.
& anunciam a volta de Jesus, não em espírito mas naquele mesmo corpo ressurreto!

*Então voltaram para Jerusalém, do monte chamado das Oliveiras, o qual está perto de Jerusalém, à distância do caminho de um sábado. E, entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, irmão de Tiago.Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos. E naqueles dias, levantando-se Pedro no meio dos discípulos ( multidão de quase 120 pessoas ) & antes eram 500, mas agora são só 120!
*O tempo vai selecionando os seguidores de Jesus e muitos vão se retirando. Jesus disse: Quem perseverar até o fim, será salvo!

zz zz