maturidade em Cristo

21.05 40 dias da ressurreição

Col 1

COLOSSENSES, muito parecida com a carta aos Efésios, mostra como se efetiva a aliança com Deus, e ocupa toda a vida do cristão.

& Pode-se comparar Efésios como sendo o plano educacional do herdeiro; e

Colossenses a carta de maioridade do herdeiro quando ele, tendo incorporado para si os princípios do reino, assume sua posição de autoridade e passa a estabelecer nos outros, o que ele mesmo vive e segue. Vejamos o perfil do que está apto para implantar o reino, discipulando novos convertidos.

1- fé em Cristo Jesus e amor… para com todos” Cl 1.4 > Ef 4.3

2- amor a Cristo faz haver amor aos irmãos sem acepção de pessoas

3- Amor por causa da “esperança…reservada no céu” Cl 1.5 >Ef 1.18

Não depende da pessoa, nem é para a pessoa: é amor que vem de Deus e se expressa na pessoa, para a outra pessoa, e volta para Deus em adoração, ações de graças, entrega e   petições.

*Parece com o ciclo da água: aquecida pelo sol, a água evapora e forma as nuvens. Quando resfriada, despenca em forma de chuva que rega a terra, forma os rios, que serve a várias finalidades ao homem, para novamente ser aquecida pelo sol, evaporar-se…E assim vai:
> tudo vem de Deus e volta para Deus tendo cumprido entre
os homens a finalidade para a qual foi enviado.

4- “Amor no Espírito”, 1.8 = Ef 5.18 * Não preferências carnais.

5- “cheios do conhecimento da Sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual”                   * Não cheios de si.

6- “andar dignamente diante do Senhor”, 1.10 = Ef 4.1

* Não diante de homens.
*Como é esse andar?

6.1 Frutificando…” Fruto é o que brota natural e silenciosamente
-resulta do agir da seiva que vem da raiz.

( Há cristãos “árvore da Natal” cujos “frutos” vistosos são postiços)

6.2 crescendo no conhecimento de Deus

& Cristão verdadeiro cresce a vida toda: alimenta-se da Palavra, exercita-se na fé e orações; permanece com ouvidos, mente e coração abertos para aprender o que ainda não sabe, pois não se julga o ponto final da sabedoria humana. “clama…ensinar-te-ei…o que não sabes” Jr 33.3 Convém decorar!

6.3 corroborados em toda a fortaleza…”1.11 = Ef 3.16

7-‘o Pai nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz’

P O motivo de alguém ser assim é que ‘Deus tirou da potestade das trevas e nos transportou para o reino do Filho do Seu amor’ Cl 1.13

*Segue maravilhoso perfil da pessoa de Jesus( Cl 1.14-22)em Quem devemos fixar nossa atenção: olhar para Jesus é “vê-lO” através dos textos da Palavra que O revelam. Este é um deles.

Pse permanecerdes fundados e firmes na fé” (Cl 1.23) A carta de João fala em permanecer em Cristo, permanecer na Palavra.

P “mistério…oculto…em todas as gerações…agora foi manifesto…

“Cristo em vós( gentios) esperança da glória” Cl 1.26-27

Ptodo o homem perfeito em Jesus Cristo”, Cl 1. 28

& Havia intensa canalização de empenho em trabalhar nas vidas dos novos convertidos no sentido de que eles chegassem à maturidade em Cristo, “levar meninos à maturidade” > Ef 4.13-16

* Só pode ensinar quem já prendeu, para si

& Todo cristão é como alguém que faz pós-graduação, mestrado, doutorado, e dá aulas. Está em processo de aprendizado avançado, mas já tem condições de ensinar a alguns. -x-