sobre finanças

20 julho  Uma situação com amigos
propiciou troca de e mail’s com as
seguintes considerações sobre
Ministério e Finanças

Eu enviei um Email dizendo:

1- ‘ Particularmente, minha opinião é
que todo obreiro / pastor que mora
na cidade, tenha uma fonte de renda
pessoal nem que seja só para pagar
o INSS
e garantir uma aposentadoria
mínima, tendo em vista  Inesquecível frase:

* Cristão verdadeiro tem o coração no céu,
a
cabeça no lugar e  os pés no chão.

*Convém manter-se no mercado de
trabalho
, nem que seja por uma renda mínima. Mesmo que arranjem um ministério que recebam salário, convém permanecer o foco de terem uma renda paralela: fazer concurso público ou em um banco, dar aulas particulares _ ou qualquer coisa relacionada com informática.

2- O QUE FAZER (?) SE UM MISSIONÁRIO DEIXA O CAMPO MISSIONÁRIO ?
Cito um caso real: um casal deixa o campo missionário para cuidar dos pais idosos. Os mantenedores deixam de enviar ofertas: e aí ????

Cito outro caso real: um casal toda a vida trabalhou em empresa missionária em que se dividiam as ofertas entre os missionários, mas só recolheram INSS para o marido, mesmo que ela desses aulas e trabalhasse com crianças. Nunca pensaram em verificar esse detalhe! Ao se aposentarem, a renda diminuiu drasticamente por saírem do ministério e gerou tremenda revolta na esposa por não ter direito à aposentadoria dela, no INSS

* Orem para que a direção do Senhor se defina nesse aspecto e quanto ao ministério. . Nossa visão é limitada pelo que vemos :
só o Senhor sabe de todos os aspectos de cada situação
– Importa estarmos onde Deus quer.

Mas ainda vale a recomendação de manterem uma atividade paralela condizente com o ministério e contribuição para aposentadoria : esperamos que Jesus volte logo mas… convém observar a advertência aos Tessalonicenses:

> já pensou ? passaram 2 mil anos e Ele ainda não veio.. .

– Penso em meus netos: irão com Jesus no arrebatamento ? oro por isso.

Voltando ao tema: deveria ser orientação geral nos seminários e igrejas evangélicas o pastor ter profissão / emprego compatível . pois é muito bom para ele ter um emprego num banco, por exemplo, que tem expediente das 7 às 13h durante a semana.: emprego perfeitamente compatível com o ministério de pastor e dá equilíbrio com a realidade enfrentada pelas ‘ovelhas’ :
Ajuda a manter ‘os pés no chão’

A RESPOSTA RECEBIDA:
‘O detalhe da sua personalidade é marca de gente séria…’
Outras pessoas passaram pelo mesmo dilema, mas algumas não conseguem conversar sobre o assunto e preferem simplesmente cortar a comunicação
Outra marca de vcs é a longanimidade.
Os conselhos práticos sobre aposentadoria, ter os pés no chão, etc. já fazem parte da nossa grade curricular, no discipulado _ mas é algo que tem sido aprendido a duras penas. Terminei de ler um livro escrito por um amigo cristão : ‘Em paz com as finanças’ , Oriel de Souza : a forma como ele aborda o tema é tão real que gostaria de ter tido acesso ao conteúdo quando estava começando o seminário, há 26 anos atrás. Hoje, com certeza, nossa situação seria outra.
Mas enfim, vamos conversando e com certeza, enviaremos notícias práticas, sim.
Ore por sabedoria e discernimento para essa fase, por favor ! ‘

Que o Senhor leve o leitor às devidas considerações à vista dessa situação prática e conversa franca entre verdadeiros irmãos em Cristo revelando :

AMOR ( atitude de caráter ) + TRANSPARÊNCIA
e ambos na DEPENDÊNCIA DA DIREÇÃO DO SENHOR -x-