paz no caos

31.10 Paz mundial

Em concurso de misses muitas declaram  com seu maior desejo A PAZ MUNDIAL. A resposta é um clichê e a possibilidade de se tornar realidade é a mesma de uma galinha botar um ovo de avestruz. Mas de certa formatodos ansiamos por paz. Infelizmente vivemos num mundo onde a norma é o caos e não a paz.
*Calamidades naturais ameaçam nossa sensação de paz. Desastres provocados pelo homem são igualmente inquietantes, quase inconcebíveis, como o vazamento de óleo nos Estados Unidos, na região do Golfo do México. Devido à negligência de uma indústria, a “paz” desapareceu para milhões de pessoas e as consequências ambientais perdurarão por décadas.
*Cercados pelo caos, como encontrar paz e permanecer confiantes, não importando o tamanho da crise ou os obstáculos a serem enfrentados? A Bíblia tem muito a dizer a esse respeito, mesmo no ambiente de trabalho do século XXI. Eis alguns exemplos:

*Paz não com base em circunstâncias. Se sua esperança e confiança estão baseadas em circunstâncias que estão além do seu controle, ou em pessoas que com freqüência lhe causam desapontamentos, raramente você terá paz. E num momento a vida parece estar em calma; em outro, instala-se o caos. As Escrituras ensinam que a verdadeira paz somente pode ser encontrada no caráter infalível e imutável de Deus.Tu, ó Senhor, dás paz e prosperidade às pessoas que têm uma fé firme, às pessoas que confiam em Ti” (Isaías26.3).

*Paz não com base neste mundo. Nós tentamos encontrar paz em bens materiais, realizações, reconhecimento pessoal, influência ou relacionamentos profissionais. Mas a paz que esses itens podem proporcionar é passageira. Coisas envelhecem e se desgastam; realizações perdem significado; amigos e entes queridos não conseguem satisfazer nossas expectativas. Por isso Jesus fez esta declaração aos Seus seguidores:Deixo-lhes a paz; a Minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração nem tenham medo” (João 14.27).

*Paz não com base no entendimento. Quando sua vida inesperadamente vira de cabeça para baixo, parece impossível obter paz. Tudo aquilo em que você confiava parece ter sumido. É então que a fé em Deus, que por vezes parece irracional e irreal, pode lhe oferecer a única esperança de alcançar paz. Oração e gratidão podem nos levar a uma paz profunda e duradoura. É o que a Bíblia promete. “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus” (Filipenses 4.6-7).

Você pode hoje olhar para Deus em busca de paz,
-não importando o quanto as circunstâncias sejam sombrias?

Próxima semana tem mais!

Texto de Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Georgia, USA. Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros.Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com) / MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC – Conecting  MANÁ DA SEGUNDA www.cbmc.org.br 
2 de agosto de 2010  -x-