ouvindo o outro

27.11    *a ênfase é:-O que o outro está querendo dizer?
*
Como não ouvimos o outro?
1- Mesmo os que podem escutar podem ter o hábito de não ouvir … o que os outros dizem
Há os que escutam ou lêem E-mail’s analisando quem fala e já pensando ‘no que vão responder, geralmente para
1.1 lhes dar uma lição de moral e mostrar como o outro está errado * Se você é desses, procure ler tudo, de novo, tentando ‘ouvir’ apenas ouvir o que está escrito, o que está sendo dito, a mensagem que o outro está tentando passar _ às vezes com palavras inadequadas, é certo, de modo que é preciso ler nas entrelinhas & recentemente li um livro que dizia:reclamações expressam carências,necessidades não atendidas: muito INTERESSANTE!
> Comece a ouvir  reclamações sob essa perspectiva

1.2- Há os que costumam LER (e também ouvir o outro) ‘coando’ tudo por suas experiências ou pelo que já ouviu dizer : PARA responder …mostrando como eles sabem mais e melhor

1.3- Há quem pareça ter medo de receber, acatar os outros, e até do próprio Deus: por que será?* Pode ser orgulho, auto suficiência e até sentimento de inferioridade. *Difícil admitir que o outro teve ideia melhor, que teve uma ideia que eu não tive …* Quando afinal, a pessoa se rende à vontade de Deus: e diz : ‘seja o que Deus quiser !
> parece que espera o pior e dá tudo por perdido( como se o que se quer seja o melhor)

2- Muito mais interessante e acrescentador é ouvir o outro,
considerando o que ele diz
:
2.1 serão pertinentes tais palavras? Estar aberto para outra linha de raciocínio ou perspectiva daquela realidade : assim cristãos ‘trocam figurinhas’ . Até Paulo pensava assim: para que juntamente convosco eu seja consolado em vós pela fé [mútua], vossa e minha’ Rm 1.12
2.2- Convém procurar situações em que se está exposto às idéias dos outros; ex: ver filme em grupo, com debate posterior: como acontece na Assoc Paulista de Medicina, uma vez ao mês. Ótimo exercício para se abrir a outras opiniões
2.3-  Mas, claro, não vamos buscar ‘ comida no lixo’ _ precisa haver critério para que as fontes sejam idôneas, mesmo que não pensem igual a nós…
examina tudo, retende o bem’ 1 Ts 5.
Considera...( tudo o que ouvir, não importa quem o disse)
o Senhor te dará entendimento em tudo’ 2 Tm 2.7 e Fp 3.15
se sentis…doutra maneira, também Deus vo-lo revelará mas naquilo a que chegamos, andemos ‘

3- Deus nos fala pelas Escrituras mas cada um entende de acordo com sua ‘cabeça’ ou estatura espiritual

3.1- Não basta ler…a Bíblia precisa entender o que Deus quis dizer.
Por isso, Deus deslocou Filipe de grande movimento de evangeliza-ção:multidões escutavam, unânimes…creram em Filipe, que lhes pregava…Mas um anjo do Senhor falou a Filipe: Levanta-te, e vai em direção …ao deserto…Disse o Espírito a Filipe: Chega- te e ajunta-te a esse carro. E correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse:Entendes o que lês ? .. (resposta): – Como poderei entender, se alguém não me ensinar? e rogou a Filipe que subisse e com ele se sentasse…. Filipe tomou a palavra e, começando por esta escritura, anunciou-lhe a Jesus... At 8.38_ At 8.6,12,26, 29-31, 35, 38
*Deus deslocou Seu servo fiel de grande programação evangelística para um lugar deserto a fim de explicar a um etíope cujo coração ansiava entender o que Deus quis dizer com as palavras que lia. * Inexplicavelmente’ achou-se comunidades cristãs na Etiópia, sem que se soubesse sequer um missionários ter ido até lá. Ao ler Atos 8 pode-se ver que o testemunho do etíope rendeu frutos .

3.2- Há regras de interpretação que auxiliam na compreensão da mensagem
a) outros textos sobre o mesmo assunto : ajuda muito uma concordância bíblica
b) conhecer a situação histórica e social da época em que a mensagem foi escrita
c) conferir seu entendimento ouvindo pessoas com reputação ortodoxa no meio evangélico

Deus os abençoe -x-

Lembrete: textos para o caderninho: Tudo que que vc ouvir (ler) ‘
CONSIDERA…o Senhor te dará entendimento em tudo‘ 2Tm 2.7

‘ Clama a MIM, ensinar-te-ei coisas grandes e firme que não sabes’ Jr 33.3 #

xx