Quaresma

DEPOIS DE SE ESBALDAR NO CARNAVAL, 40 dias  de reflexão e ‘contrição’  em preparo à Semana Santa.  

Esta prática data desde o século IV ( após 313 AD, ato de Constantino)
Quaresma : começa na quarta-feira de cinzas e termina na quarta-feira da Semana Santa,São 40 dias reservados à reflexão : voltar-se para Deus visando o crescimento espiritual, em preparação para a Páscoa e o domingo da Ressurreição.  Convida-se a comparar suas vidas com a mensagem expressa nos Evangelhos,com intuito de levar a um ‘recomeço’ #  melhor seria : a volta ao primeiro amor,(Ap   2.4) Intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé para se tornar melhor cristão e proporcionar o bem aos demais.Alguns católicos dedicam-se a três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade. O que os cristãos     # AaAAA( AInda é costume jejuar na Quaresma ) d
O jejum, assim como todas as penitências, é visto pela igreja católica como forma de educação no sentido de se privar de algo e revertê-lo em serviços de amor, em práticas de caridade.
Os sacrifícios podem ser escolhidos livremente, J por exemplo: um jovem deixa de mascar chicletes por um mês, e o valor que gastaria nos doces é usado para o bem de algum necessitado  #  Deus vê o coração, a motivação : com Deus não se barganha jejuns, orações, caridade em troca de…/ para fazer jus a … Santificação é separar-se do pecado, para dedicar-se a Deus : isolar-se (uma hora por dia?) dedicar tempo ( de um certo programa de TV) em oração, abster-se de … para estar na presença de Deus por alguma causa justa aos Seus olhos, Ne 1.1, 2.1, Et 4.8, 16

Para sua reflexão
1 _ mesmo entre os cristãos há os que vivem no peca/ confessa, peca/ confessa… e assim vai ! ISSO, de certa forma, é zombar da graça de Deus
Está escrito: Pv 28.13 O que encobre as suas transgressões nunca prosperará;- mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.

2- Como cristãos, urge refletirmos sobre o significado d ‘o que vivemos’, ao invés de irmos seguindo o rumo do mundo, do calendário estipulado, aproveitando os feriados …sem ter a mínima noção de seu sentido real, e mais profundo.

3- Todos esses feriados e dias especiais envolvem uma FILOSOFIA em que valores são exaltados  e considerados dignos de reflexão, para tomada de posição PESSOAL .

Consagração não é sacrifício para auto-exaltação, nem conseguir algo de Deus. Consagração é dedicar-se a Deus :com o objetivo de  conhecer melhor a Deus, separar-se para aprender de Deus, dispor-se a ser moldado pelo Espírito Santo. Parece estar fora de moda hoje, em dia
Consagração pode ser comparado a uma fase de dedicação exclusiva como quando alguém estuda para entrar na faculdade de medicina, por exemplo. Ou entrar para as forças armadas…
Hoje, parece que cristianismo é movimento de masas com interesses pessoais específicos em certos grupos. Não requer tomada de posição.
Nem se fala em testemunho pessoal,fazer o mundo cair em si quanto ao significado de suas práticas cotidianas e  no sentido mais amplo e eterno de sua existência _ ISSO é ser sal da Terra: uma forma de deter a corrupção que alastra no mundo, que ‘ jaz no maligno'(  1 Jo 5.19 ) Possa  cada um de nós  repensar o sentido do que vivemos,e contarmos aos demais.

> ver artigo sobre SANTIFICAÇÃO !