Seguir resolutos oc

Resoluto, no dicionário, é: o que foi decidido,
foi resolvido. Seguir resoluto é seguir exata
mente de acordo com o que foi decidido. Será
que temos feito algumas resoluções para o novo
ano? Ou vamos vivendo, ‘empurrando com a bar-
riga’ , como se diz … O apóstolo Paulo chegou a
uma postura de vida, talvez melhor do que deci-
sões variadas : ‘deixando o que para trás fica,
prossigo para o alvo , o prêmio’  
Filip.  3.13-14  

A Bíblia diz para planejarmos: se for construir ou se for à guerra, sentar e verificar se dá para encarar ( Lucas 14.28 e 31) Planejar é necessário mas é complicado, também.Há o fato de não querermos encarar os problemas de frente, daí seguirmos ‘como vai, vai…’
 De qualquer modo, a única solução é IR A JESUS : seja para confessar que não quer encarar, seja para pedir direção no que sabe que precisa ser  resolvido.
No entanto, surgiu uma outra questão: será que resoluções de Ano Novo são  ‘de Deus’  ou revelam auto suficiência e independência de Deus. Para se pensar nessa época em que proliferam livros e grupos de auto ajuda.
Olhando para a Palavra,  várias passagens bíblicas  mostram homens de Deus que tomaram posição, resolveram em seu coração… viver de certo modo para glorificar a Deus  de uma maneira particular ,por uma razão particular :
-Daniel 1.8 ‘  Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção … do rei’
Mateus 1.19 José, justo, não a queria infamar, intentou  deixá-la secretamente
Atos 19.21 …Paulo propôs, em seu espírito, ir a Jerusalém ( queria ir para Roma)
1Co 10.14-32 dá critérios para escolhas: tudo é lícito mas…convém, edifica,me domina? Colossenses 3.17, 23  ‘fazei tudo ( é uma postura diante da vida, implica em decisão) …
‘ em nome de Jesus … de todo coração como ao Senhor, não aos homens’
Esdras  7.10 ‘ tinha preparado o seu coração para (1) buscar (2)  cumprir a lei do Senhor, (3)  para ensinar  em Israel os seus estatutos e as suas ordenanças’.
Assim sendo,  se tais resoluções objetivam  glorificar a Deus de modo prático na vida cotidiana, é até muito apropriado definir prioridades e  estratégias  para chegar aonde é necessário .Importa lembrar:‘Deus opera em vós o querer e o realizar’ (Fp 2.13 ) então, até essa necessidade de traçar metas pode ser um modo bem definido de Deus mostrar áreas que precisam da ‘calibrada ‘ divina.
Verdadeiro cristão vive, faz tudo, pelo poder do Espírito Santo, o  ‘dinamus‘ que nos move e energiza , cientes de que ‘temos ousadia para entrar no santuário ( só) pelo sangue de Jesus ( Hb 10.19) Daí a vital  importância da dinâmica de andar na luz ( 1João 1.7 e 9)  _   ‘ os que estão na carne não podem  agradar  a Deus’ Rm 8.8.

Particularmente, levo ao Senhor áreas que precisam ser tratadas  e peço que Ele me dê a estratégia e o que me falta para chegar onde Ele tem proposto para mim. De modo geral, um texto serve de diretriz e que me leva a rever o meu relacionamento com Deus

Assim diz o Senhor  …estamos dispostos a dar ouvidos à orientação de Deus na Palavra? Tem coisas que são óbvias, só precisa obedecer; ex mulheres sede submissas e maridos vivam a vida comum do lar com entendimento 1Pe 3.1 e 7
–  o teu Redentor … foi remido pelo sangue de Jesus ?  tem certeza de sua salvação ? 

– o Santo de Israel… > ‘sede santos porque Eu sou santo ‘  1Pe 1.15
tem buscado a santificação de modo prático?
Eu sou o Senhor … tem sido o Senhor de sua vida?  Vc obedece?
 o teu Deus…  o que ocupa o primeiro lugar em sua vida?  Se Deus não for o primeiro em seu tempo  e dinheiro,  nunca o será em sua vida
Então… tendo um tal  relacionamento com Deus,

 Ele… te ensina o que é útil , e te guia pelo caminho em que deves andar.’  Is 48.17                Simples assim… Feliz Ano Novo   -x-

Ah!  lembro de um texto impressionante: ‘ vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual 
para nós  –  feito por Deus:  sabedoria, e justiça, e santificação, e  redenção’
1Co 1.30_   Que venhamos a conhece Jesus  assim : tudo o que Deus preparou para Ele ser  para nós.   Quando Deus está no Seu lugar  devido, todas as  coisas vão aos seus devidos lugares  Talvez a única resolução necessária seja colocar  Deus onde Ele deve estar em sua vida :   o  resto, será conseqüência …