Crescer em Cristo

dia 27   Carnaval : nos feriados, dedique um tempo especial para estar a sós com Deus

A vida cristã não é um pic-nic no campo’, dizia certo professor

todos os que querem viver piedosamente em Cristo…sofrerão perseguições 2Tm 3.12

O inimigo não deixa barato:’com força me impelistes para me fazeres cairmas o Senhor me ajudou’   (Sl 118.13 ) Aleluia !  

Dizer que aceitando Jesus terá todos seus problemas resolvidos é iludir as pessoas. Cristãos precisam ser devidamente instruídos e preparados   para o que vão enfrentar. Negligência, insensatez, descuido levam inúmeros cristãos ou melhor: supostos cristãos são levados ao escândalo, derrota, desvio da fé.

1- A vida cristã começa com o conflito: carne vs Espírito,     a carne luta contra o Espírito, o Espírito contra a carne… se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis’ Gl 5.17

Ver a definição de obras da carne e o fruto do Espírito em *Gl 5.19-23  

A solução, o início da vitória é andai no Espírito… Gl 5.16
se vive, ANDA! Gl 5. 24-26

2- precisa crescer : ‘desejai como meninos recém-nascidos, o puro leite espiritual, a fim de por ele crescerdes para a salvação’ 1Pe 2.2

3– crescimento envolve uma série de transformações: ‘trans formai-vos pela renovação da vossa mente ( psiquê )… o vosso culto racional ‘   Rm 12.1-2

4-   Crescimento passa por várias fases : veremos em Colossenses, amanhã.

5- Pode haver problemas no crescimento: ‘porquanto vos tornastes negligentes em ouvir, necessitais de que se vos torne a ensinar os princípios elementares dos oráculos de Deus, e vos haveis feito tais que precisais de leite, e não de alimento sólido. Ora, qualquer que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, pois é criança; mas o alimento sólido é para os adultos, os quais têm, pela prática, as faculdades exercitadas para discernir tanto o bem como o mal’ Hb 5.11-14

6- Há os que ficam velhos mas nunca alcançam a maturidade : irmãos ,
não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a criancinhas em Cristo. Leite vos dei por alimento, e não comida sólida, porque não a podíeis suportar; nem ainda agora podeis;- porquanto ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja e contendas, – não sois porventura carnais, e não estais andando segundo os homens
?’ 1Co 3.1-3

– Sem maturidade espiritual não se entra na plena posse dos bens dos herdeiros,por todo o tempo em que o herdeiro é menino, em nada difere de um servo, ainda que seja senhor de tudo; mas está debaixo de tutores e curadores até o tempo determinado pelo pai’ ( Gl 4.1-2) # eis a razão de tantas perplexidades na vida dos cristãos :se sou filho de Deus, por que não consigo ? … Ainda preciso…Parece que não vai…

7- Como numa escola, há um programa a ser cumprido, vencendo várias etapas:
7.1   precisa saber quem é nas regiões celestiais Ef 1
7.2   assumir seu lugar como célula no corpo de Cristo Ef 2
7.3     ser corroborado pelo Espírito Santo   Ef 3
7.4   dispor-se a servir conforme o dom espiritual recebido:uns como apóstolos.. profetas…evangelistas …pastores e mestres Ef 4
Dons são dados para SERVIR, não para se exibir,- tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, PARA a realização do ministério muito bem
resumido no texto que se segue:
concede dons … PARA a edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos _ à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo;
PARA QUE
não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro;ANTES, SIM 1- seguindo a verdade em amor, 2- cresçamos em tudo 3-naquele que é a cabeça, Cristo
# nunca se viu um corpo, separado da cabeça, CRESCER ! Pode ser um dos problemas das igrejas atuais, característica da igreja de Laodicéia ( Ap 3.20) a fase final da História da Igreja :cheia de si, enganada a respeito de seu real estado espiritual JESUS, fora da instituição, está   do lado de fora fazendo apelo individual para entrar no coração de cada um.

o corpo (de Cristo)- inteiro, – bem ajustado,- ligado pelo auxílio de todas as juntas, -segundo a justa operação de cada parte, efetua o seu crescimento PARA edificação de si mesmo, em amor’ # lembrando que amor é caráter de Deus expresso por atitudes( 1 Co 13.4-7) e não sentimento piegas.

7.5   aprender a se relacionar com o espírito Santo Ef 4.30-32 e 5.18-22
7.6 tomar seu devido lugar na família e na sociedade Ef 5.22 >>>
7.7   assumir o seu lugar na Batalha espiritual , Ef 6.12