Melquisedeque

Dia 23 …–  Melquisedeque,  sacerdote sem genealogia, Gn 14.18
Somando -se as idades da genealogia de Sem( Gn 11.10-11+2 que deveria estar com 380 anos  encontramos Abrão que saíra de Harã, peregrinando em Canaã e às voltas com uma guerra  entre reis.
Ah!
não convém não se ater  a  fatos que não fazem diferença na mensagem principal das Escrituras, ex: como poderiam viver tanto ?  Importa que eles existiram e,  pelas idades,  podemos saber que  Sem morreu quando Jacó estava com 15 anos.  .Deus permitiu que assim fosse para preservar a transmissão oral.

Como Ló fora levado cativo, lá vai Abrão resgatá-lo e volta vencedor. Na realidade, foi uma ousadia e Abrão poderia estar esperando uma revanche: ele mesmo tinha ido atrás do vencedor tomar-lhe os cativos e bens, não seria demais  pensar na possibilidade de revanche ! Essa vitória de Abrão era evidência de que o Senhor estava com ele, pois coligação de reis possuidores de exércitos treinados haviam perdido a batalha. O rei de Sodoma vinha fazer oferta tentadora e justa de acordo com os padrões da época. …Nesse cenário, aparece Melquisedeque, rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo trazendo os elementos da Ceia: pão e vinho! O que isso nos fala?

Salém, talvez região da futura Jerusalém. Vem um rei sacerdote, prefigurando a pessoa de Jesus, trazendo os elementos da Ceia: pão e vinho,
apontando para a cruz, para a morte e ressurreição de Jesus!

Momentos de grandes vitórias é hora de olhar para a cruz, para Jesus, o real Vencedor.

Na bênção do sacerdote, se  vê Deus lembrando a Abrão que Ele é o Possuidor de tudo e que a vitória vem do Senhor. Como precisamos sair de nossa rotina para ir ao encontro de irmãos, levando a mensagem da cruz, lembrando de abençoar e de reafirmar princípios espirituais fundamentais. Não sabemos que tipo de deslize poderia ocorrer por parte de Abrão.Não sabemos a que tipo de cilada ele  poderia estar vulnerável naquele momento. O que poderia ocorrer que desviaria Abrão do propósito de Deus para ele e, para toda a humanidade séculos mais tarde? Imagino que a situação era bem séria pois resultou em tal intervenção maravilhosa!  Que evocação e que testemunho diante de principados e potestades. Pois sempre o testemunho e a luta dos seguidores do Deus Altíssimo não é apenas física.

Aquele momento especial de comunhão fez Abrão reafirmar sua dependência a Deus e dar-lhe toda a honra, inclusive com seus bens, dando o dízimo de tudo, e o fortaleceu dando sabedoria para não entrar em aliança com um rei pagão, recusando até mesmo um cordão de sandália ! Gn  14.23 Ef  3.10,  6.12

>  é princípio ( P) espiritual muito sério! Quantas vezes temos pactuado com o inimigo por ínfimas vantagens materiais?  E nem avaliamos devidamente as conseqüências Sem neuras, mas no equilíbrio do Espírito, vamos andar cuidadosamente com o Senhor, dando-Lhe toda a glória, e nos juntando para exaltar a cruz.