sem Stress (1)

ESTRESSANTE _ é quando o trabalho torna-se a razão de ser da vida da pessoa. São os viciados em trabalho: eles vivem para produzir, produzir  produzir … De onde veio essa idéia ?

Uma aula de História, na TV,  explicou que  a maior revolução da REVOLUÇÃO INDUSTRIAL*  , ocorrida em pelos idos de 1820 e 1840,  não foram as máquinas, mas A FILOSOFIA DE PRODUÇÃO EM MASSA, vindo a valorizar a quantidade de produção por hora e horas trabalhadas em detrimento das condições do trabalhador . Essa mudança de mentalidade fez com que algumas pessoas fossem atacadas pela ‘febre do trabalho’  enterrando-se em atividades sem fim, acionando uma série de conseqüências em cadeia, verdadeira ‘bola de neve’: ATIVISMO, que atacou até mesmo as igrejas, a idéia de que se VALE POR QUANTO PRODUZ , e daí para QUANTO DINHEIRO SE TEM, foi um pulo…evidenciado pelo que  POSSO COMPRAR, ocasionando o CONSUMISMO exacerbado. Viu? Uma simples mudança de mentalidade como influi poderosamente na sociedade, transformando-a?

*A Bíblia diz: ‘Não vos conformeis com este mundo mas transformai-vos pela renovação da vossa mente’ Rm 12.1-2

Nada é mais revolucionário do que uma revolução nas ideias. O cristianismo revolucionou o mundo da Antiguidade trazendo um conceito inédito  de um relacionamento  pessoal com Deus( Atos 17.6 & ler, marcar, decoar,VIVER)

E deveria estar CONTINUANDO a fazê-lo. Cristãos são chamados a serem SAL E LUZ me suas área de influência;  Sabe como isso se faz, praticamente ?
No modo como o cristão trabalha:  ‘FAZEI TUDO SEM MURMURAÇÕES NEM CONTENDAS…no meio de uma geração corrompida e perversa na qual resplandeceis como luzeiros no mundo’  Filip 2.15   

Obs:   amo a Palavra: além de dar critérios eternos, é prática: ensina a TRABALHAR:
           ‘Deus que ensina o que é útil, mostra o caminho em que deve andar’ Is   48.17   #

Iniciamos uma sérIe de artigos a respeito de   CONCEITOS DE DEUS sobre o  TRABALHO . Parte 1  

1-  Deus atenta, não está indiferente a toda nossa canseira:  ‘Tu o viste, porque atentas para o trabalho e enfado, para o tomares na tua mão; a ti o desamparado se entrega; tu és o amparo do órfão.  : Sl 10.14

2-   TRABALHO :  PROGRAMADO, ORGANIZADO e  DILIGENTE  >  torna possível o DESCANSO SEMANAL  obrigatório:  Deus zela por nossa saúde :  ‘ Seis dias trabalharás, e farás todo  o teu trabalho; Êx 20.9   Dt 5.13-14 

Êx 20.10    mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho  e filhA, nem o teu servo e  servA, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas.

Pv 10.5  O que ajunta no verão é filho prudente; mas o que dorme na sega é filho que envergonha.( #) há tempo para tudo .Especialmente numa sociedade,  agrícola não se podia dar ao luxo de deixar passar o tempo certo de plantar e colher . Hoje, há tempo de estudar e de se preparar para um boa profissão . Há tempo de juntar recursos  e tempo de se preparar para a aposentadoria. 

2-  o   DESCANSO SEMANAL  é   tão importante quanto   o trabalho… As MULHERES  deveriam preparar a comida um dia antes, prover de tudo o que fosse necessário  para o dia do descanso e para começar a ‘2ª.feira’  : : comida, água, lenha, óleo nas lâmpadas…  bem como  deixar pronto o que fosse precisar  na ‘2ª feira’ cedo; ex:  uniforme  das crianças, lições de casa feitas, a roupa do marido passada…

  O padrão de Deus é:  ‘ nem tireis cargas de vossas casas no dia de sábado, nem façais trabalho algum;  
   – antes santificai o dia de sábado, como eu ordenei a vossos pais’  Jr 17.22

2.a)   A NÃO OBSERVÂNCIA DO DIA DO DESCANSO   LEVA À MORTE !  Êx 31.14   Êx 31.15  Êx 35.2
Deus conhece bem a  ESTRUTURA  do ser que criara e  deu a Lei para o BEM de seu povo :   PRECISA DESCANSAR UM DIA POR SEMANA !  ( ‘desligar as turbinas’ …) Veja o resultado do desgaste físico e psicológico de povos que não observam tal ‘lei’,   como o Japão, por  exemplo :  extravasam frustrações na bebida, até ao suicídio.         Esse dia é reservado para adorar a Deus e ficar sossegado com a família…( # ) sem ser sabatista, é fundamental se organizar de modo a fazer do sábado um dia de ‘parar para respirar‘  Sei que é possível, pois eu fiz isso quando, após casar,  trabalhava, os dois filhos eram pequenos, cuidava da casa e ainda tinha ministério na igreja. : é questão de priorizar o importante e se organizar para não desperdiçar tempo.

 3 – Resultados do trabalho: devem ser COMEMORADOS e CONSAGRADOS ao Senhor :  naquela época, lidava-se com os produtos da terra, hoje é dinheiro.  1- PRIMÍCIAS  nos lembra dos dízimos… Ml 3.8-10 2- FRUTOS são os bens obtidos com nosso trabalho: comemorar e agradecer a compra de coisas novas, necessárias e , úteis
>>> guardarás a festa da sega, primícias do teu  trabalho, que houveres semeado no campo; Igualmente guardarás a festa da colheita à saída do ano,  quando tiveres colhido  os frutos do teu trabalho’  Êx 23.16.

‘sete dias celebrarás a festa ao Senhor teu Deus, no lugar que o senhor escolher; porque o Senhor teu Deus te há de abençoar em toda  tua colheita, em todo trabalho das tuas mãos; pelo que de todo te alegrarás’  Dt 16.15 .

4- DESCANSO ANUAL: Lv 16.29 ‘isto vos será por estatuto perpétuo: no sétimo mês, aos dez do mês, afligireis as vossas almas, e não fareis  trabalho algum, nem o natural nem o estrangeiro que peregrina entre vos’era quase o mês todo dedicado à  festa dos tabernáculos   Continua…