Constituinte

O que comemora o feriado de 9 de julho ?  Lembra o Movimento Constituinte de 1932.  Saber a Historia faz entender a melhor a realidade política atual . Destacado político disse: ‘A melhor defesa para a liberdade é a VIGILÂNCIA . O Brasil é de uma riqueza sem ´par : todos os países da America Latina e também o mundo todo estão de olho em nossos recursos naturais, matas e rios. O melhor meio de se apoderar de tudo isso é uma política totalitária na qual  o povo perde a  liberdade de se expressar, especialmente no sentido de coibir abusos . Muitos deram suas vidas para garantir ao Brasil essa liberdade. Liberdade de não permitir que o mal avance e se instale, roubando nosso direitos  e BENS.

SITUAÇÃO:

Na primeira metade do século XX, o Estado de São Paulo vivenciou um acelerado processo de industrialização e enriquecimento devido aos lucros da lavoura de café e à articulação da política do café-com-leite, pela qual se alternavam na presidência da República políticos dos Estados de São Paulo e de Minas Gerais. Em meio à grave crise econômica devido à Grande Depressão de 1929, que derrubara os preços do café, eclodiu a Revolução de 1930, vindo Getúlio Vargas a assumir o poder. Getúlio nomeou interventores para o governo de todos os Estados, sendo que para São Paulo foi designado o coronel João Alberto de Barros, considerado pelos paulistas como ‘forasteiro e plebeu‘.

Antecedentes do movimento

Em 1932 a irritação dos paulistas com Vargas não cedeu sequer com a nomeação de um paulista, Pedro Manuel de Toledo, como interventor do Estado e começou-se a tramar um movimento armado visando à derrubada de Vargas, sob a bandeira da proclamação de uma nova Constituição para o Brasil. O Partido Republicano Paulista e o Partido Democrático de São Paulo, que antes apoiara a Revolução de 1930, uniram-se na Frente Única para exigir o fim da ditadura do ‘Governo Provisório’ e uma nova Constituição Os paulistas consideravam que o seu Estado estava sendo tratado pelo Governo Federal como uma terra conquistada, governada por tenentes de outros estados e sentiam, segundo afirmavam, que a Revolução de 1930 fora feita ‘contra‘ São Paulo.  O estopim da revolta foi a morte de cinco jovens no centro da cidade de São Paulo, assassinados por partidários governistas em 23 de maio de 1932, dando origem a um movimento de oposição que ficou conhecido como MMDC, atualmente denominado oficialmente de MMDCA:

Esse fato levou à união de diversos setores da sociedade paulista em torno do movimento de constitucionalização. Em 9 de julho eclodiu o movimento revolucionário, com os paulistas acreditando possuir o apoio de outros Estados, notadamente Minas Gerais, Rio Grande do Sul e do sul de Mato Grosso, para a derrubada de Getúlio Vargas. No Estado, contou com um grande contingente de voluntários civis e militares e o apoio de políticos de outros Estados, como Borges de Medeiros, Artur Bernardes e João Neves da Fontoura. O movimento estendeu-se até 2 de outubro de 1932, quando foi derrotado militarmente.

Porém o término da revolução constitucionalista marcou o início do processo de democratização. Em 3 de maio de 1933 foram realizadas eleições para a Assembléia Nacional Constituinte quando a mulher votou pela primeira vez no Brasil em eleições nacionais. Nesta eleição, graças à criação da Justiça Eleitoral, as fraudes deixaram de ser rotina nas eleições brasileiras ( não é de hoje) .

*Na versão do governo, a revolução de 1932 não era necessária pois as eleições já tinham data marcada para ocorrer. *Segundo os paulistas não teria havido redemocratização do Brasil, se não fosse o movimento constitucionalista de 1932.

* Terminada a revolução de 1932, Getúlio se reconcilia com São Paulo, e depois de várias negociações políticas, nomeia um civil e paulista para interventor em São Paulo: Armando de Sales Oliveira. Mais tarde, participa pessoalmente da inauguração da avenida 9 de julho em São Paulo. *** Extr de Wikipédia.