Afinal, o que é JULGAR ?

Dia 27     ESCLARECENDO O SIGNIFICADO DA PALAVRA ‘JULGAR
2.2 O que Jesus quis dizer ao advertir:
  Mt 7.1 Não julgueis, ( no sentido de se colocar na posição de JUIZ , de não dar a sua sentença condenatória sem saber todos os motivos, e fatos,  não criticar, condenando, falando mal das pessoas…,) –  para que   não sejais  julgados

 

2.3  UM  PERIGOSO PRINCÍPIO: a Lei do bumerangue o que lança de si , volta para a pessoa com redobrada força:  pelas tuas palavras serás justificado,
–  e pelas tuas palavras serás condenado’
Mt 12.37
não somente fazem, mas consentem com os que as fazem ( > leia para conferir se está consentindo(?) com algo reprovável aos olhos de Deus) Ler Rom 1.28-32

 

3-   ATITUDE CRÍTICA   ENTRISTECE O ESPÍRITO SANTO,  Ef 4.30-32  

       ‘…antes, sede… misericordiosos …’     # não  críticos

Livres do espírito acusador, põe   o quê no lugar  ?

MISERICÓRDIA _  é deixar viver o que merece morrer . Há os que parecem viver com uma maquininha de por preços em supermercado: tic tic tic… só que é DANDO SEU PARECER  sobre tudo e  sobre todos. Basta um olhar torto, um nariz torcido, sobrancelhas levantadas_ para estarmos julgando… Envolve o nosso conjunto de valores que podem, ou não,  ‘bater’ com os da Palavra.‘se teus olhos forem bons… ‘ LER Lc 11.34 , marcar, copiar # ao contrário de uns pessimistas maldosos que vêm mal em tudo , criticam tudo, nada esta bem, nada está bom.

 

 

Há os que julgam, condenam, ‘matam’, ‘enterram’ e põe uma pedra em cima: MORREU para mim.  Ao sermos ofendido ou profundamente  feridos, temos de ir ao Senhor para limpar o nosso coração da mágoa e do ódio mas…  não significa que vamos chamar o mal de bem.

 

A misericórdia de Deus tem um alto preço :  custou a morte indevida de Jesus na cruz como  propiciação pelos nossos pecados. A  misericórdia de Deus alcança   apenas   o pecador arrependido.    Deus  é misericordioso e  nos  trata com misericórdia, pois preferiu fazer cair sobre Seu Filho, Jesus, o  justo juízo  devido aos pecados de cada um  em vez de nos fazer arcar com as conseqüências devidas de nossas escolhas erradas ou insensatas , Is 53.4 -6   Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões,  esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele,  pelas suas pisaduras fomos sarados.

Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós’

  Não se pode banalizar a misericórdia e perdão de Deus, divulgando uma mensagem e postura de conivência com o mal. > ‘Abstende-vos de toda aparência do mal’  1Ts 5.22