Dia Nacional do LIVRO

O Dia Nacional do Livro é comemorado anualmente em 29 de outubro E celebra uma das invenções mais enriquecedoras do ser humano: o livro!

Durante séculos os escritos só podiam ser copiados à mão por pessoas especialmente  treinadas: os copistas.  Era muito trabalhoso: exigia tempo, mão firme e letra bem desenhada.  Deus permitiu que o invento da imprensa acontecesse exatamente no momento histórico da REFORMA permitindo que a Bíblia voltasse às mãos das pessoas comuns e pudessem ter acesso pessoal à revelação de Deus . 

Só depois da invenção da imprensa surgiu  O LIVRO, como se conhece hoje,  resultado de uma série de fatores e evoluções através de muitos séculos. Envolve a ESCRITA em si,  a necessidade de ter uma BASE onde escrever as letras…o modo de TRANSPORTAR E ARQUIVAR o que foi escrito . Essa história  tem a ver com a História da Humanidade pois antes de escrita é fase chamada de pré-História  . A figura é de um códice romano.

Em artigos anteriores vimos  que a ESCRITA SURGIU DA NECESSIDADE DE DOCUMENTAR .
compra e venda, dívidas e outros negócios.Com o tempo foi evoluindo até se passar a registrar os sons da palavra. Tudo começou na Suméria uns 3 mil anos antes de Cristo.

A base inicial era argila e se escrevia com um bastãozinho com uma ponta   especial: a primeira BIC da Humanidade…  ( havendo interesse,veja no Google escrita cuneiforme) Na cidade de UR dos caldeus_ onde Abraão morava ( Gn 11.28) antes do chamado de Deus, havia até bibliotecas.Então é de se supor que Abraão sabia escrever e documentou todos os eventos importantes de sua vida.
Paralelamente ao desenvolvimento dos sinais da escrita houve o desenvolvimento da base onde esses sinais eram escritos: inicialmente em tabuinhas de argila   na Suméria. evoluiu para PERGAMINHO: pele de cabritinhos devidamente tratada que eram escritos com pena e tinta e podiam ser levados enrolados. Os originais livros da Bíblia foram escritos em rolos de pergaminho. Os egípcios inventaram o  PAPIRO feito de uma planta nativa.
Os romanos  introduziram o CÓDIX : sistema de folhas de pergaminho cortadas e empilhadas para aproveitar o verso e ser  de mais fácil manuseio.
*O papel,  inventado na China,  chega ao ocidente  através de uns chineses capturados  pelos romanos que,  para salvar suas vidas, revelam o segredo da confecção do papel.

*Juntando a evolução da escrita + a chegada do papel ao ocidente + o sistema de códices romanos... ainda havia a necessidade de de cada cópia ser feita À MÃO…  havia pessoas especialmente treinadas para esse ofício: eram os COPISTAS.
Até que,  depois de muitas tentativas e erros,como é o curso natural de uma invenção que dá certo,  Guttembreg, na Alemanha, inventou a imprensa: ‘em 30 de setembro de 1452 começa a produção do primeiro livro impresso no mundo: a Bíblia de Gutenberg’… já traduzida para o alemão   Extr: http://opiniaoenoticia.com.br/cultura/o-primeiro-livro-impresso-da-historia-a-biblia-de-gutenberg/ 
As letras eram  feitas de chumbo, afixadas  numa base , ‘ sujadas’ de tinta e batidas na folha de papel como um imenso carimbo mecanizado.Muitas cópias podiam ser feitas em menos tempo. Assim surgiu o livro como temos hoje. O Saber ficou mais accessível a um número muito maior de pessoas.  Porém, o livro corre o perigo de desaparecer   por causa da invenção da INTERNET. -x-x