O que você vê ao olhar um presépio ?

Todos os familiares e parentes deste casal estavam na cidade mas eles estavam sozinhos. Ninguém os queria por perto: ela engravidara antes…
Maria engravidara antes de se casar e José aceitara se casar mesmo não sendo o pai da criança. Para ambos, obedecer a Deus era prioritário, mas teve o alto custo da exclusão da família. 

*Como foi o nascimento de Jesus? O imperador romano decidiu fazer um censo e todos deveriam ir à sua cidade de  origem. Maria e José foram a Belém. Não se sabe quantos dias durou a viagem: ele, a pé, puxava um burrico que levava Maria, grávida, chacoalhando ( por uns 150 Km) no calorão do dia e  bem frio à noite , como é naquelas paragens  O que deveriam estar pensando? Tão sozinhos… mas não desamparados: Deus ia  com eles.
* Chegaram a Belém: a cidade estava cheia, todos seus  parentes deveriam  estar  lá  mas  eles  estavam sozinhos:  ninguém reservara um lugar para eles, mesmo sabendo do estado de Maria. ‘estando ali, chegou o tempo em que ela havia de dar à luz, e teve a seu filho primogênito; envolveu-o em faixas e o deitou em uma manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem’ ( Lc 2.6-7) pois  um estalajadeiro, condoído,  os deixara ficar na estrebaria.

*Para quê tudo isso? Por você e por mim. A Trindade sofreu! E, muita gente  também sofreu  obedecendo  a Deus  para cumprir o plano de  redenção da Humanidade e continuar testemunhando de Jesus através dos séculos. Jesus, o único e o verdadeiro presente de Natal: aceite Jesus, convide-O ao seu coração agora mesmo!