o Tabernáculo

Dia 28     Cada peça do Tabernáculo aponta para Jesus e o Plano da Redenção  ( Ex 25-27,30,36.9-38 ) # convém ler  preciosa publicação sobre o Tabernáculo e seu significado.Casa de Ouro”,  Jan Row / Paul J. Kiene   – Depósito de Literatura  Cristã

Deus é tão meticuloso e dá instruções tão detalhadas! Deus gosta de listas, de contar cada um e de dizer direitinho como tem que ser feito. Assim O vemos dar instruções para a execução do Tabernáculo.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Tão diferente de alguns de nós !  Filhos se parecem com os pais:  o cristão precisa se adequar ao padrão de Deus-Pai  revelado na Bíblia aos Seus filhos, aos que realmente são filhos de Deus. # ATENÇÃO: há os que estão nas igrejas, pensam serem cristãos mas não são: estão sinceramente  enganados a respeito de si mesmos. Confira o perfil deles: o ímpio ( salmo 50.16-22) o joio (Mateus 13.25) e os bastardos ( Hebreus 12.8) Saiba+: no link busca  do site www.perolaspreciosas.com.br digite : in/out da IGREJA.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Bem, Deus deu instruções bem detalhadas para a execução do Tabernáculo, cada peça tem um significado especial e aponta para Jesus_  ler Êxodo 25 a 31 e 35-40

Tudo tem sua devida importância, mas o que dá acesso a tudo é a Porta. Ex 38.18

Bem no meio do arraial, das tendas de cor pardacenta acentuada pela poeira do deserto rochoso, um muro de linho fino impedia de se ver o que estava lá dentro. A leste, olhando para o lado onde nasce o sol, uma única entrada, a “porta”: um vão onde pesado pano entretecido com fios de cores  que representam  o Messias, mas eles não sabiam disso: azul do céu, carmesin: a cor do sangue, púrpura: exclusiva da realeza e linho fino:justiça, impecabilidade. Tecido semelhante cobria as duas outras portas,  como veremos a seguir.

Então, quem quisesse se chegar a Deus, deveria pegar sua oferta e atravessar todo o acampamento, em direção àquela única porta, colorida, no meio daquela “brancura” toda.  Impossível fazê-lo furtivamente! O único meio de se ter os pecados perdoados ou ofertar algo a Deus era entrar por aquela porta.  Lá dentro, no pátio, havia o altar onde os sacrifícios eram devidamente queimados, e a pia de bronze, cheia de água limpa, para os sacerdotes lavarem as mãos e os pés (eles ficavam descalços sobre o terreno rochoso do deserto) Era necessário que se lavassem antes de entrar pela única porta,  atravessando o pesado véu,ao  recinto de acesso exclusivo aos sacerdotes, onde ficavam: à direita uma pequena mesa com 12 pães(Jesus, o pão da Vida, Jô 6.35)  à esquerda, o candelabro( Jesus, a Luz do mundo, Jo 8.12) e à frente, o altar de incenso (Jesus, vivendo para interceder por nós, Hb 7.25)  O único meio de servir a Deus era  entrar por aquela única porta, após lavar os pés e as mãos.

Diante do altar de incenso, outra única porta com semelhante pesado véu _ era o único acesso ao lugar Santíssimo, lugar da  arca da aliança, onde o sumo sacerdote entrava, sozinho,  apenas uma vez por ano levando o sangue a ser espargido sobre o propiciatório, tampa que cobria a arca, onde repousava a presença de Deus. Detalhe importante é que ninguém podia atravessar essa porta, a não ser o o sacerdote sorteado uma vez ao ano, após estar devidamente purificado. Entrava com um cordão preso ao tornozelo pois, caso estivesse em pecado, cairia fulminado pela presença santa de Deus ( confira lendo 2Samuel 6.6-8: Uzá morre ao tocar a arca )

# Importante saber: quando Jesus expirou, na cruz,  o véu de entrada ao lugar Santíssimo rasgou-se de alto abaixo evidenciando que o acesso a Deus estava liberado,   Mt 27.51, Mc 15.38, Lc 23.45

“tendo ousadia para entrar no santuário pelo sangue de Jesus”   Hb 10.19,

Jesus escandaliza os religiosos ao dizer: “Eu sou a porta” (Jo 10.9) declaração  atordoante no contexto cultural deles  : Eu sou é a forma verbal exclusiva do nome de Deus, a porta trazia à mente deles toda essa  simbologia referida acima.