Entrada triunfal

dia 09  Neste domingo, a igreja católica comemora o domingo de Ramos, lembrando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém         (João 12.13, Mt 21.1-11, Mc 11.1-10, Lc 19.29-38)  com   caráter imensamente provocativo a Roma .Acham que isso passaria impunemente?Foi  acontecimento muito significativo:
1- cumpre  uma das profecias referentes ao Messias,  Zc 9.9

2- Jesus demonstra ousada provocação ao fazê-lo : numa época festiva quando gente de toda parte chegava a Jerusalém, fazer uma   entrada  triunfal que provoca na  multidão tal manifestação de apreço a um líder não romano, era temerário.
3-  Jesus foi aclamado pela multidão como rei . A multidão pensava que Jesus seria o líder que os livraria de Roma. Acham que isso passaria impunemente?

#   Alguns estudioso.  marcam este acontecimento como o fim da 69ª. semana de Daniel, dando início ao parênteses do tempo da graça que irá até ao arrebatamento quando Israel voltará a ser o meio pelo qual Deus intervirá na História. Dn 9.24-27

Tudo isso é importante e denso de significado. Mas gostaria de deixar com vocês uma  mensagem inesquecível : aquela mesma multidão que O aclamou , ao ver Jesus numa pior, incapaz de realizar-lhes o sonho de liberdade, instigada pelos sacerdotes, preferiu Barrabás, ( será este o nosso líder?) e gritou quanto a Jesus: – “Crucifica-O’, Mc 15.7-15 . A multidão buscava a Jesus por interesse próprio, buscando o espetacular, e não hesitou  em “virar casaca’ quando as coisas ficaram feias. Os discípulos, que haviam deixado tudo para conviver com Jesus naqueles três anos, apesar de espaventados pelos acontecimentos inesperados(?), ficaram fiéis aos ensinamentos recebidos, espalhando o cristianismo pelo mundo, cumprindo as ordens de  Mt 28.19-20, At 1.8  #  A mensagem da cruz espanta a qualquer um, fez até  Jesus estremecer; mas a condição para ser discípulo é: “toma sua cruz  cada dia, e siga-Me”  Lc 22.44, 9.23

  • E você, faz parte da multidão, ou é discípulo?