Zacarias

23.04  sáb após a páscoa    ZACARIAS

   Até o fim   deste mês, seguiremos cada dia, aprendendo com pessoas de destaque   que , no Novo Testamento , tiveram encontro com Deus,   tomaram posição   e suas vidas nunca mais foi a mesma.

De fato, o relato do Novo Testamento começa em Lucas 1 com o anúncio da concepção de João Batista a seu pai, Zacarias_ cuja esposa era estéril. Tão estupefato ( incrédulo) ficou, em seu coração, que lhe foi determinado ficar mudo até o nascimento do menino ( quem sabe, apenas   suposição, para não estragar com suas palavras o maravilhoso feito de Deus )

Deus sempre dá um jeito de tocar nossas vidas em meio a tarefas do cotidiano
ex: Moisés, Samuel ( já deitado) Gideão, entre muitos outros. Você está ligado para perceber Deus   no seu dia a dia?

Zacarias foi sorteado   para entrar no templo para queimar incenso, uma figura da oração .   Lá dentro, um anjo lhe apareceu e disse: ‘não temas, tua oração foi ouvida…
tua mulher conceberá …( Lc 1.9- 13
) E o anjo continuou dando instruções sobre o menino que viria a ser João Batista ( mas, essa, é outra história).

  Como as pessoas reagem ao   tocar de Deus especial em sua vida ?  
Situação : Zacarias orou para que a esposa concebesse mas quando o anjo anunciou que Deus ouvira a oração, ele não acreditou : por isso, ficou mudo até o menino nascer, Lc 1.20
Como nós, muitas vezes, oramos mas quando vem a resposta , ficamos tão maravilhados que não cremos. Foi assim quando os cristãos oravam pela libertação de Pedro. Ao ser solto pelo anjo, Pedro foi à casa onde sabia que oravam … a criada o deixou fora , não abriu a porta e foi contar aos outros que disseram: ‘ela está fora de si ‘ E depois: ‘é seu anjo’. Mas Pedro continuava batendo( Atos   12.4-5, 11-16) Afinal, abriram a porta, viram-no ‘e se espantaram’

Ensino : ore crendo > peça com fé ( sem fé não pense que receberá alguma coisa)Tg 1.6-7

e regozije-se com a resposta quando ela vier.

Ah! quando o menino nasceu, Zacarias voltou a falar e abriu a boca com sabedoria em belíssimo cântico : convém ler Lucas 1.68 – 79

xx

xxx    Até o fim deste mês, seguiremos cada dia, aprendendo com pessoas de destaque que , no Novo Testamento , tiveram encontro com Deus, tomaram posição e suas vidas nunca mais foi a mesma  :  DIA 23   MARIA

Seis meses depois do que houve  com Zacarias , ocorre o anúncio da concepção de Jesus.

Maria era uma jovem comprometida com José ‘ e, entrando o anjo onde ela estava…’   ( não diz o que Maria estava fazendo …) disse que ela conceberia e daria à luz um filho que chamaria de Jesus. Ele será grande, será chamado filho do Altíssimo, será rei e reinará eternamente ( Lc 1.30 – 33) UAU! Já pensou como foi   ouvir tudo isso? Maria só teve uma pergunta bem prática: – ‘COMO…? se não conheço varão’ E o anjo explicou que seria uma concepção pela virtude do Altíssimo e o nenê seria chamado Filho de Deus ( naquele tempo, nem de longe, se sonhava em concepção extra uterina. Maria a primeira ‘barriga de aluguel ‘ do mundo )
Bem, o destaque é para a atitude de Maria
: ‘eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra ’ Lc 1.38

Maria não considerou nada a não ser que se cumprisse a vontade de Deus. E havia muita   coisa envolvida: além de tremenda   confusão familiar, a questão da honra, reputação e até mesmo o perigo de ser morta por apedrejamento.

Que a vontade de Deus se cumprindo em nós seja inquestionada em nosso íntimo, sem considerar o custo envolvido # Ah! vamos nos lembrar disso quando, na prática, a gente reclama de ‘tomar a cruz’   ao precisar abrir mão de alguma coisinha de nada…

Isabel, prima de Maria ( Lc 1.36) a esposa de Zacarias, estava grávida de seis meses. E Maria foi visitar Isabel: que encontro deve ter sido !
Uma mulher mais velha recebe a visita de uma jovem, ambas tocadas de modo especial pelo poder de Deus, ambas perplexas pelo que tinham ouvido a respeito dos meninos que viriam ao mundo através delas.

Maria chegou e saudou a Isabel. ‘ao ouvir   a saudação de Maria, a criancinha saltou no seu ventre; e Isabel foi cheia do Espírito Santo’   Lc 1.41

Notem que ficar cheia do Espírito Santo aconteceu numa situação corriqueira de receber uma visita… O detalhe era que ambas haviam se disposto a deixar que a vontade soberana de Deus se cumprisse em seus corpos independente do custo que isso significasse.