09 de julho:

09.07    por que feriado? O QUE COMEMORA?

Um pouco de História faz entender como as coisas chegaram a ser COMO SÃO !

Na primeira metade do século XX, o Estado de São Paulo vivenciou um acelerado processo de industrialização e enriquecimento devido aos lucros da lavoura de café e à articulação da política do café-com-leite, pela qual se alternavam na presidência da República políticos dos Estados de São Paulo e de Minas Gerais.Em meio à grave crise econômica devido à Grande Depressão de 1929, que derrubara os preços do café, eclodiu a Revolução de 1930, vindo Getúlio Vargas a assumir o poder, colocando fim à supremacia política das oligarquias paulistas. Getúlio nomeou interventores para o governo dos Estados, sendo que para São Paulo foi designado o coronel João Alberto de Barros, considerado pelas oligarquias como ‘forasteiro e plebeu‘.

Antecedentes do movimento 
Em 1932 a irritação das oligarquias paulistas com Vargas não cedeu sequer com a nomeação de um paulista, Pedro Manuel de Toledo, como interventor do Estado e começou-se a tramar um movimento armado visando à derrubada de Vargas, sob a bandeira da proclamação de uma nova Constituição para o Brasil
O Partido Republicano Paulista e o Partido Democrático de São Paulo, que antes apoiara a Revolução de 1930, uniram-se na Frente Única para exigir o fim da ditadura do ‘Governo Provisório’ e uma nova Constituição.

Os paulistas consideravam que o seu Estado estava sendo tratado pelo Governo Federal como uma terra conquistada, governada por tenentes de outros estados e sentiam, segundo afirmavam, que a Revolução de 1930 fora feita ‘contra‘ São Paulo.
O estopim da revolta foi a morte de cinco jovens no centro da cidade de São Paulo, assassinados por partidários governistas em 23 de maio de 1932 ( nome da avenida)
dando origem a um movimento de oposição que ficou conhecido como MMDC, atualmente denominado oficialmente de MMDCA( o obelisco é em homenagem a eles
Mário Martins de Almeida       (Martins);
Euclides Bueno Miragaia        (Miragaia);
Dráusio Marcondes de Sousa  (Dráusio)
Antônio Américo Camargo de Andrade (Camargo). ( Nome da avenida e 
                         

Esse fato levou à união de diversos setores da sociedade paulista em torno do movimento de constitucionalização. Neste movimento, tanto se uniu a oligarquia que pretendia a volta da supremacia paulista no poder quanto segmentos que desejavam a implantação de uma verdadeira democracia no Brasil.    (  Faz tempo…)

Em 9 de julho eclodiu o movimento revolucionário, com os paulistas acreditando possuir o apoio de outros Estados, notadamente Minas Gerais, Rio Grande do Sul e do sul de Mato Grosso, para a derrubada de Getúlio Vargas. No Estado, contou com um grande contingente de voluntários civis e militares e o apoio de políticos de outros Estados, como Borges de Medeiros, Artur Bernardes e João Neves da Fontoura.O movi

mento estendeu-se até 2 de outubro de 1932, quando foi derrotado militarmente.  

Observe-se que, em 9 de julho, ( na mesma data do início da revolução: diz a História…)  Vargas já havia iniciado a Constituinte e que já havia nomeado um inter
ventor paulista – as duas grandes exigências de São Paulo. Isso, porém, não evitou o conflito, já que o que a elite paulista realmente almejava voltar a dominar a política nacional, como  anteriormente.  MAS, SÓ NO SEU TÉRMINO , em 02 de outubro de 32, 
a revolução constitucionalista marcou o início do processo de democratização
Em 3 de maio de 1933 realizou-se eleições para a Assembléia Nacional Constituinte >quando a mulher votou pela primeira vez no Brasil em eleições nacionais.

    *Nesta eleição, graças à criação da Justiça Eleitoral,
   -as fraudes deixaram de ser rotina nas eleições brasileiras.( vem de longe…)

Na versão do governo, a revolução de 1932 não era necessária pois as eleições já tinham data marcada para ocorrer. Segundo os paulistas não teria havido redemocratização do Brasil, se não fosse o movimento constitucionalista de 1932.

Getúlio, terminada a revolução de 1932, se reconcilia com São Paulo, e depois de várias negociações políticas, nomeia um civil e paulista para interventor em São Paulo: Armando de Sales Oliveira, e,mais tarde, participa pessoalmente da inauguração da avenida 9 de julho em São Paulo.

 #  Extr. Wikipédia