MARATONA cristã, 1/12

14.07   No mês dedicado aos esportes, vamos considerar a MARATONA que é a vida cristã, como incentiva  1 Co 12.9
CORREI DE TAL MANEIRA QUE ALCANCEIS  ( o prêmio) 
> ‘não ( ganha) se não lutar conforme as regras’

1- A VIDA DE PERMANECER  grifar  João 14.18, 16.7 e 16.13

Vida de PERMANECER é o novo e vivo caminho da nova aliança,  Jesus conviveu em pessoa com os discípulos por três anos e meio .Sua morte ressurreição e ascenção aos céus os deixaria  sem referencial, sozinhos, sem liderança… mas, prevenindo essa situação, Jesus a visou que   tudo aconteceria PARA O MELHOR PARA ELES : em vez de Sua presença externa, visível eles receberiam Sua presença   invisível mas real , no íntimo, com a descida do Espírito Santo :   ‘ não vos deixarei órfãos, virei para vós ‘  João 14.18   Esse   Espírito Santo de Deus os ensinaria tudo o que não poderiam   captar naturalmente 

 ‘ o homem natural   não compreende as coisas do Espírito de Deus:e lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente… Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito (que) penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus’.   1 Co 2. 14 e 10
  REVELAR é tirar o véu, é desvendar , é deixar claro o que se percebe de modo nublado Pode-se dizer que revelação de Deus é ‘cair a ficha’ sobre o que   Deus quis dizer, o significado profundo  de um certo texto.   Seu coração e mente dirão : – AAAh!   Então é isso que significa…    

 Nos Evangelhos, Jesus convidava as pessoas a seguí-lO : VINDE A MIM’   Mt 11.28        
Agora, não se pode ir atrás de Jesus.  Cristãos  são chamados   a  PERMANECER  em Cristo         ( vocábulo citado 31 vezes em João 14 e 15 + 104 vezes na epístola aos efésios      

será ? precisa   contar para saber ao certo…
grifar    João 15.4-5

VIDA MOLDADA NO NOVO TESTAMENTO TRATA DE
1- NOVA RELAÇÃO ; videira e varas João 15
2- NOVA POSIÇÃO       EM CRISTO  João 1.12-13   2 Co 5.17 

3- NOVA AQUISIÇÃO :   CRISTO EM VÓS   Cl 1.17 
4- NOVA PROVISÃO :   Cristo supre todas as nossas NECESSIDADES , 2 Pe 1.3
( damos o que recebemos)
5- NOVO PRODUTO :     fruto do Espírito Gl 5.22
6- NOVA RELAÇÃO COM DEUS : interdependência mútua    João 15.5
7- NOVA ATITUDE : a vida  flui  naturalmente , incessantemente, como num olho d”água sem mais SE   esforçar   PARA… alcançar a Deus, PARA agradar a Deus

                                             PARA merecer…. algo de Deus -X-~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
O que segue

Convém copiar e colar no seu computer para verificar com calma, um tópico por vez, em algum feriado ou tempo de consagração especial São tópicos essenciais à compreensão  da obra da cruz… 

 

 Nível avançadoDesenvolvendo as idéias :
                           comentários explicam melhor as idéias do resumo inicial 

1-  NOVA RELAÇÃO ; videira e varas João 15 1-5 ( ou copiar ‘no caderninho’   ) Exemplificando de modo prático, Jesus cita a relação  ‘videira e varas’
1.1-interdependência  íntima : não visível, silenciosa, evidenciada pelos   frutos

1.2-   interdependência  vital :  vara não vive fora da videira, 
a seiva flui da videira para a vara
1.3- interdependência essencial: ‘ sem Mim nada podeis fazer’
                                              videira não dá fruto a não ser nas varas.
2- NOVA POSIÇÃO EM CRISTO      grifar Gn 2.8 e 3.24 + João 1.12-13
SER CRISTÃO não é  questão de conduta ,religião nem filosofia de vida, é  POSIÇÃO : em Cristo.  Para entender melhor :  Adão foi criado em uma santa inclusão com Deus tendo Se AUTO excluído   ao agir contrário às instruções recebidas. Sob a influência da ‘ serpente’ , ESCOLHEU    existir separado de Deus  

todos pecaram e   destituídos estão da glória de Deus’ > Rm 1.23 

 – é como Tostines: destituídos foram porque pecaram … e se desligaram de Deus. E pecam naturalmente 
                                    –  por estarem destituídos da glória de Deus
2.1– A Humanidade tornou-se raça de pecadores: o homem natural nasce   separado de Deus   &  Ex: cachorro late   por   ser cachorro   ou   é cachorro porque LATE …Se por um defeito qualquer ,  o cão nunca latir, deixa de SER cão? E se tiver um aviso na porta: Cães não entram… Pode-se abrir exceção por ser um cão bonzinho
2.2– Somente  em Cristo o   homem é religado a Deus e pode se apresentar perante Deus sem ser sumariamente consumido pois pertence  à Humanidade, uma RAÇA de pecadores  > Hb 10.19

3.3- Ouvindo o Evangelho  das Escrituras, a pessoa   crê, aceita e quer  para si  os termos  de Deus Então Deus  age : fazendo-a nascer de Deus  João 3. NVI
  quem NASCE  já existia há nove meses no útero materno

NASCE quer dizer: SAI daquele sistema intra-uterino para uma sistema de vida FORA do mundinhoonde veio a existir  ROMPE   com antigo sistema de vida ( corta-se o cordão umbilical) é LAVADO   da sujeira trazida de seu antigo mundinho onde existia antes  de nascer

 3- NOVA  AQUISIÇÃO : CRISTO EM VÓS, esperança da glória ,Cl 1.27 grifar   Ap 3.20


 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Gl 2.20  Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei …
Ap 3.20

 #  Cristo quer  entrar , ter acesso ao íntimo do Cristão e se tornar um só ESPÍRITO com ele Quando RECEBEMOS a Cristo, como se recebe uma visita em casa, abrimos nosso coração e permitimos que Ele entre passando a conviver e partilhar de tudo o que possuímos. Recém convertidos sentem alegria em SERVIR a Deus …mas, com o tempo, percebemos que nossas provisões são limitadas, que nossas possibilidades são   restritas…  Então chegamos ao ponto do passo seguinte:
  ‘ E   ELE   COMIGO’

4- NOVA PROVISÃO :     Jesus troca de lugar com o anfitrião recém convertido e passa a suprir  ‘ a  mesa’  com os recursos de Deus. Muitos passam toda a vida sem experimentar essa TROCA : passam a vida se esforçando  ‘dando um duro danado’ arranjando mil artimanhas para continuar PODER servir a Deus com seus parcos recursos.   Quando Jesus está lá, apenas esperando que o cristão diga: cheguei no meu fim, ‘acabou a   minha pilha ‘… então Jesus prazerosamente começa a suprir sua necessidades com os recursos dEle  seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade , pelo conhecimento dAquele que nos chamou pela sua glória e virtude’   2Pe 1.3

> tomamos posse do que é nosso lendo a Bíblia e vivendo o que está escrito – E passamos a DAR O QUE TEMOS RECEBIDO DE DEUS   grifar João 10.10, 28 e 20.31

 5- NOVO PRODUTO > fruto do Espírito  Gl 5.22   O fruto BROTA NATURALMENTE   de dentro para fora,sem alarde, com a mesma qualidade da  raiz resultante  do   fluir da seiva em seu   interior   

   Mas o fruto do Espírito é :
o caráter de Deus no cristão :     amor, alegria (gozo) paz

o caráter de Deus no trato com o próximo : longanimidade, benignidade, bondade, fé  
o caráter de Deus com fatos da vida :   mansidão:     quanto às situações
                                temperança: quanto às suas afeições : domínio próprio
6- NOVA RELAÇÃO COM DEUS : interdependência mútua   grifar João 15.4-5, 8  ‘ Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto;   – porque sem mim nada podeis fazer’   A vara não   possui vida em si mesma, precisa estar na videira para receber da seiva a vida que produz o fruto MAS… os frutos surgem NAS VARAS: então a videira   precisa das varas para produzir fruto João 15
PODEMOS OFERECER A JESUS OUTRA COISA QUE NÃO VIDAS COM SABOR DE CRISTO?’

7- NOVA ATITUDE : sem mais SE   esforçar   João 7.38.‘Quem crê em Mim, como diz a Escritura, rios de água viva fluirão do seu ventre’

 – olhos d’água podem ser   tapados mas PASSARÃO A FLUIR   em dois ou três OUTROS LUGARES. Impossível deter o fluir que brota de um   veio d”água Assim o Espírito no cristão  Bem, são só uns tópicos para sua reflexão   2 Tm 2.7

                 Considera … o Senhor te dará [entendimento] em tudo.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Adendo aos bem mais crescidinhos:   Is 53.4-7
Na cruz, como homem, o justo juízo de Deus sobre a Humanidade caiu sobre Jesus
Mas, por não ser da raça de pecadores : foi gerado por Deus fora do útero de Maria ,

SE houvesse a participação de Maria com o cromossoma feminino, Jesus seria mestiço.( como mulato: negro e branco…
Jesus foi o último Adão: nunca mais haverá homem como Ele e Adão antes da Queda Sem ser da raça de pecadores e sem ter pecado próprio: durante toda Sua vida escolheu fazer a vontade de Deus e viver conforme o padrão de santidade de Deus_ a morte de Jesus foi indevida então há duas conseqüências:
2.1 Ele pôde se apresentar como Substituto inocente imolado no lugar do pecador, como prefigurado a cada sacrifício do VT desde a expulsão do éden:
fez-lhes vestes de pelesGn 3.21
2.2 a Morte não pôde reter Jesus e Ele foi ressurreto,

trazido de volta à vida por Deus Mt 28.18-20 ‘toda autoridade Me foi dada no céu ( que Ele já possuía) e na Terra : que passou a ter
COMO HOMEM que derrotou o’ príncipe deste mundo’ > João 12.31, 14.30 e 16.11
‘o Descendente que veio esmagar a cabeça da serpente e foi ferido no processo , Gn 3.15 > ‘despojando principados e potestades,publicamente os expôs ao desprezo,

triunfando deles na cruz( na aparente derrota, a vitória sobre o maligno )

2.3  elevado aos céus onde está assentado à destra de Deus em um corpo humano ressurreto ‘vivendo para interceder por nós Hb 7.25

 

Aguarda a ordem de vir nas nuvens para retirar da Terra o Espírito Santo e a IGREJA : todos os Selados( marca indelével ) com o Espírito Santo cf Ef 1.13 fim do adendo
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Deus os abençoa  Os próximos serão mais leves…  #