JULGAR vs MISERICÓRDIA

Dia 27    ESCLARECENDO O SIGNIFICADO DA PALAVRA  ‘JULGAR ‘ 

2.2 ’ Não julgueis, para que não sejais   julgados’ Mt 7.2

*Quando a pessoa se coloca na posição de JUIZ , dando a sua sentença condenatória … está em pecado por se colocar na posição que compete a Deus, atitude que baniu o querubim do céu.

           Qual a diretriz da Palavra?

  • Quando vir seu irmão pecar, ORE POR ELE
  • QUE Deus lhe conceda arrependimento (metanóia, mudança de mente) para conhecer plenamente a verdade e o retorno à sensatez para se livrar dos laços do diabo( tendo sido feitos cativos por ele para cumprir a sua vontade)
    2 Tm 2.25-26  &
    a vontade do diabo é que a gente se ferre, como ele se ferrou…


2.3 UM   PERIGOSO PRINCÍPIO,
a Lei do bumerangue: o que lança de si , volta para si com redobrada força: ‘pelas tuas palavras serás justificado, e pelas tuas palavras serás condenado’ ( Mt 12.37)
>
‘não somente fazem, mas consentem com os que as fazem’ Rm 1.28-32 _
& precisa ler a Bíblia e se conferir para ver se não está consentindo com algo que Deus reprova


3-   ATITUDE CRÍTICA   ENTRISTECE O ESPÍRITO SANTO, Ef 4.30-32  

       ‘…antes, sede… misericordiosos …’ (não críticos)



Livres do espírito crítico, acusador, põe   o quê no lugar ?

MISERICÓRDIA _ é deixar viver o que merece morrer . Há os que parecem viver com uma maquininha de por preços em supermercado: tic tic tic… só que é DANDO SEU PARECER sobre tudo e sobre todos. Basta um olhar torto, um nariz torcido, sobrancelhas levantadas_ para estarmos julgando… Envolve o nosso conjunto de valores que podem, ou não, ‘bater’ com os da Palavra.

             se teus olhos forem bons… ‘ LER  Lc 11.34 , marcar, copiar 

& ao contrário de uns pessimistas maldosos que vêm mal em tudo , criticam tudo, nada está bem, nada está bom.

 

Há os que julgam, condenam, ‘matam’, ‘enterram’ e põe uma pedra em cima: MORREU para mim. Ao sermos ofendido ou profundamente feridos, temos de ir ao Senhor para limpar o nosso coração da mágoa e do ódio mas… não significa que vamos chamar o mal de bem.

   A misericórdia de Deus tem um alto preço :   custou a morte indevida de Jesus na cruz como propiciação pelos nossos pecados. A misericórdia de Deus alcança  apenas   o pecador arrependido.    

* Deus é misericordioso e nos   trata com misericórdia, pois preferiu fazer cair sobre Seu Filho, Jesus, o justo juízo   devido aos pecados de cada um   em vez de nos fazer arcar com as conseqüências devidas de nossas escolhas erradas ou insensatas , Is 53.4 -6  

Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, pelas suas pisaduras fomos sarados.Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós’

*Não se pode banalizar a misericórdia e perdão de Deus, divulgando uma mensagem e postura de conivência com o mal. A diretriz da Palavra é:   ‘Abstende-vos de toda aparência do mal’ 1Ts 5.22

 

Xx

  x