ser pai!

03.08  Ser Pai !

Refletir sobre  SER PAI é o melhor presente que você pode SE  dar  nessa ocasião  … Confira!

    *O papel do homem na educação dos filhos abrange todas as suas funções: Líder, provedor e protetor 
*Tudo o que o pai FAZ influi na formação dos filhos. * Tudo o que o pai é marca indelevelmente os filhos. Essa influência será ‘amalgamada’ à personalidade individual de cada filho, só sendo resgatada pelo sangue de Jesus, ‘resgatados pelos sangue de Jesus…da vã maneira de viver que pais legaram 1Pe 1.18-19

     Cada filho reage de modo particular à sua situação familiar e à educação que recebe; EX:  um, nem liga…outro, reage com amargura e revolta!   Essa reação individual costuma deixar os pais atônitos: – COMO PODE?    

     Deus dá diretrizes básicas que,  SE OBSERVADAS , resultarão em benefícios para todos.

1- DEPENDÊNCIA DO SENHOR. Sl 127  
1.1  Primeiro você, Dt 6.5 -9  convém copiar, e fazer deste texto regra de vida.

               – Guarda a Palavra no seu coração: vc   lê a Bíblia? como o faz?

              –   Inculca a Palavra nos filhos entremeado com vida cotidiana.
1.2  Depois, os filhos: herança do Senhor: # como você vê seus filhos? Como os recebeu ?
        Filhos precisam se sentir aceitos e parte de sua vida, ex: ‘ao redor da mesa’  Salmo 128

                   precisam de disciplina ‘do Senhor’  Ef 6.4 Cl 3.21 /  Sl 128
# Olhando para si  quanto à educação de seus  filhos :
>  é violento ou omisso? (Talvez um pouco de cada: deixa estar, mas quando age, o faz de modo agressivo) 
>  Há os que deixam  tudo para a mãe resolver
>  Uns são contra tudo o que a mãe diz . preza  e faz questão que os filhos aprendam                           

       # É de admirar que os filhos estejam confusos e indisciplinados ? 
        Para começar, ‘obedeça sua mãe!’ são palavras mágicas, de fato: Experimente !

1.3 Acima de tudo, seus filhos em relação a Deus
       Seu filho é uma criatura de Deus que Ele ousou confia aos seus cuidados  Busque  ao Senhor perguntando:

– Qual  Teu plano para ele?  Como  Tu queres que seja educado ?  Foi o que o pai de Sansão fez, Jz 13
  ‘clama a Mim e te responderei: ensinar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes’  Jr 33.3
‘eu sou o SENHOR … teu Deus   (  
é, mesmo? )  que te ensina o que é útil e te guia no caminho que deves andar ‘ Isaías 48.17 

ANTES DE TUDO, ORAR…( foi a instrução a um jovem líder deixado para por  ‘ordem na casa’  da igreja em Éfeso ) 
ORAR…por seu filho  e  com seu filho: assim seu filho aprenderá a contar a Deus suas dificuldades   e contar com Deus para solucioná-las   *Orando com seus filhos a respeito de coisas práticas de sua vida, evidencia que você depende do Senhor, que os considera parte de sua vida, além de mostrar como se transforma ANSIEDADE NATURAL em EXERCÍCIO DE ORAÇÃO  # acionando o sobrenatural de Deus nas coisas do cotidiano.    

2- CONHEÇA SEU FILHO  :
 A gente só conhece uma pessoa andando junto…Jesus andou com os discípulos  ‘Seu filho, seu discípulo’ (livro que não li) é título  muito sugestivo.

   Muitos pais reclamam dos filhos, pensam que ‘por em brios’ de modo agressivo vai fazer com que ‘andem na linha’ mas… muitos comportamento negativo justamente é forma de obter um pouco de atenção: se ele for bonzinho, ninguém nem fala com ele!

     TODO HOMEM PRECISA TRABALHAR. CERTO! Mas, quanto tempo leva para olhar a lição de casa, olhar nos olhos de seu filho e perguntar: – ‘Como foi seu dia, hoje?’  … Reservar um tempinho para jogar um jogo, 
                #  ou sair com seu  filho no fim de semana ?

3- EDUQUE SEU FILHO, Pv 4. 3-4
*Educar é diferente de criar: Cria-se animais, muitos com extremo cuidado, e até afeto!  Educar é mais do que suprir necessidades materiais e até mimar com coisas. 

*Educar é treinar a criança para que cresça de modo equilibrado, preparada para a vida: ‘ENSINA  a criança no caminho que deve andar…’   Pv 22.6  
 *Há bons livros: – Crianças: prazer ou irritação? / Filhos precisam de pais  /  – Socorro ! temos filhos /   – Ouse disciplinar /  – Agora é hora de amar seu filho 

Conclusão: Você pode alegar mil razões e impossibilidades para agir como o proposto mas vamos indicar passos que tornem possível observar esses princípios básicos para bem educar seu filho o que significa ser um bom pai. 

 Tudo na vida começa NASCENDO…você é filho de Deus? Aceitou Jesus? nasceu de  Deus? João 1.12  e  3.3,5,7
 Então, foi feito nova criatura  e está aprendendo a andar como filho de Deus, 2 Co 5.17 e Efésios 4.1 
–  Depois, precisa crescer : ler  a Bíblia e orar : quanto tempo vago você tem? Não tem? ANOTE COMO USA SEU TEMPO  (hoje, tem até devocional no celular…)  Sobre ORAR: .  O que pensa enquanto faz a barba? No elevador? No carro? Na realidade, o que se pensa nesses momentos são só entulho da mente. Pense de modo produtivo investindo em Deus cada momento ‘ vago’  
ENFIM, trace metas viáveis: propor-se e dispor-se a fazer o mais adequado à personalidade de ambos! mas, FAÇA MESMO, pois só você pode ser o pai de seus filhos!  
*  Deus os abençoe!   Ler  Lc 15.17-31   Sl 37.1-9   e Pv 3 1-13