PAI: elo entre gerações

04.08  Pai_ elo entre gerações:  todo pai inicia sua existência sendo FILHO: na  raiz estão as   características e qualidades do fruto Esta mensagem contém várias reflexões: escolha a que melhor se encaixa em sua realidade e pode fazer um cartão para dá-lo a seu pai ou alguém a quem queira homenagear. 
> QUALQUER DIA PODE SER DIA DE VOCÊ HOMENAGEAR O SEU PAI .

——————————————————————————————————-
 Às vezes, penso  em comemorações como cobranças veladas.

Outra vezes, penso que o pessoal esquece da pessoa  por trás do papel.

Se o homenageado não fosse tão ‘maravilhoso’ mereceria a homengem?
Se fosse apenas uma pessoa fazendo o meu melhor, nem sempre acertando, mas continuando firme quando, muitas vezes, querendo desistir, mas não o fez …

Penso que seria uma grande homenagem receber um abraço carinhoso, de verdade, acompanhado de umas palavras como:
‘ Graças  a Deus por vc ser meu  pai, do jeito que vc é… Nasci de vc pois vc era exatamente o pai que Deus sabia que eu precisava ter, nem que seja para  eu orar todos os dias por sua conversão’.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Há uns felizardos que vivem situação privilegiada de uma família equilibrada e feliz. SE FOR SEU CASO, LOUVE A DEUS E CURTA SEU DIA DOS PAIS : ‘ Eis que assim será  abençoado o homem que teme ao Senhor. A tua mulher será como a videira frutífera, no interior da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira, ao redor  da tua mesa’ Sl 128.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Jesus disse: ‘conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará’ (  João 8.32,36) Referindo-se à Palavra e à Sua pessoa. Mas há nessa frase princípio básico que conduz à libertação da alma, em geral * Por que é tão difícil  aceitar essa condição NATURAL irremediável de que se vive num mundo de BEM e MAL ?  Foi ESCOLHA do homem conhecer BEM e MAL e por que  a negamos ? Esperar  que :- ‘Comigo, TUDO precisa estar sempre só bem e do melhor .. é irreal, é ilusão, é mentira !    ( e quem é o pai da mentira?) – Por isso, a vida se torna tão difícil, pesada e dura de aceitar pois não é o plano original de Deus para Suas criaturas… Só nos voltando para a Verdade, e conseqüentemente para o Deus da Verdade (há o deus da mentira…) fica possível equacionar satisfatoriamente essa dualidade. Conforme o temperamneto, uns se fixam nas boas lembranças, outros só focam as coisas ruins. Antigamente, as coisas eram bem mais difícies para todos e havia mais resignação ante o sofrimento e dificulddes da vida. Hoje parece que quase tudo é problema, trauma, revolta, rebeldia… instinto de matar. Você que hoje é pai, olhe para  trás e olhe para seu filho…Procure ver nele o legado  bom e ruim que você lhe trasmitiu. Graças a Deus que não nos trata como merecemos, então, que este dia dos pais seja um dia de  ACEITAÇÃO_  não conivência com o erro, mas de esperançosa aceitação de que nem tudo é só ruim_ nem tudo é só obrigação e comércio. Se você trouxer Jesus em seu coração, Jesus no meio, entre vocês, ao mesmo tempo que une , apara as diferenças.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ ~
PREZADO PAI,   QUE JÁ FOI APENAS FILHO :

Hoje, convido-o a olhar para trás, fazer um balanço do passado, uma ‘revisão nos armários’ dos recônditos de seu psicológico, livrando-se do ‘lixo’ e valorizando as boas recordações. Hoje, convido-o a olhar para seu filho_ cada um é único! e ver nele  o bom e o ruim: ele é fruto de suas raízes!   que se perpetuam de geração em geração ( assim é que é…) A gente pensa que mutação genética é coisa da modernidade: ledo engano !     PELO SANGUE DE JESUS cf 1Pe 1.18-19 ‘fomos resgatados da vã maneira de viver que nossos pais nos legaram: a herança genética e o legado familiar que por tradição recebestes : a influência do meio,costumes da época _ é possível, continua~r a ser o mesmo, mas ocorrerem  mudanças de tal ordem que modificam para melhor a estrutura em geral:   _ Ah!  para ficar pior, é só deixar correr como está, pois a tendência geral do mundo e da Humanidade é a degeneração. *Então, hoje, pense seriamente em ter uma momento de reflexão honesta, aos pés de Jesus + a Palavra, a fim de que Ele o conduza a ver claramente sua realidade e o disponha a seguir Sua orientação no sentido de  EM TUDO DAR GRAÇAS…E , também, ‘endireitar caminhos tortos, quebrar portas de bronze e despedaçar trancas de ferro ‘ a fim de lhe dar ‘tesouros escondidos, riquezas encobertas para que saibas que EU SOU DEUS! ‘ Is 45.1-3
‘Destranque ‘ seu coração : para entrar coisas novas precisa deixar sair o velho: deixe sair o espírito crítico, o descontentamento, o desapontamento. Entregue a Jesus o peso da responsabilidade _  que, de fato,  não é pouca… Clame, peça, abra seu coração a Jesus: Ele  quer ir junto com você, repartindo  o peso, ‘puxando’ a caminhar na direção certa. 

SE você, PAI , que antes foi apenas filho, tiver esse encontro com Jesus saberá  com certeza a realidade de Deus que opera maravilhas, por pior que seja o ‘cativeiro’_ pois essa promessa foi dada antecipando a libertação do cativeiro babilônico na pessoa de Ciro, tipo de Jesus . E há certeza de esperança na reconstrução do futuro : pois diz ..‘a glória da segunda casa será maior do que a primeira’.  Se hoje, você olhar para o passado, tomar para si a libertação que há no sangue de JESUS  e  decidir seguir a Jesus vitorioso, AS FUTURAS GERAÇÕES AGRADECEM
‘Considera …o Senhor te dará entendimento em tudo ’ 2 Tm 2.7
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

  Prezado PAI: o  HOJE é apenas um elo entre o passado e o futuro  
>  Olhando para trás: lembre como foi ser filho ?  
> Como era seu pai, e que tipo de relacionamento tiveram ?
> Importa encarar questões difíceis de aceitar, ou dolorosas: só lancetando um tumor pode sair o pus e começar a cura.
>>  Em geral ‘feridas’ são tratadas de modo inadequado: as pessoas racionalizam, recriminam, acusam    

> QUAL  A  sua VERDADE SOBRE  TER SIDO O  FILHO DE SEU PAI ?   o que foi bom e o que foi ruim , o que lhe fez bem e o que lhe fez mal ?
>  Só a verdade é libertadora. Só indo a Jesus somos verdadeiramente  livres !

> Fato é que ( já ) ‘ fomos resgatados pelo sangue de Jesus da vã maneira de viver que nossos pais nos legaram:  seja herança genética( temperamento, tendências,manias, etc) seja tradição ( costumes, valores, modos de encarar os problemas e a vida em geral). 1 Pedro 1.18-19
Então, agradeça a Deus  pelas boas lembranças
e livre-se das que não foram boas, das que lhe fazem sofrer de novo
– – –  pois em Jesus há  possibiidade de restauração  e cura.
Deus o abençoa. Feliz dia dos pais. ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
. ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~