07.09 sete de setembro é feriado: sabe o que comemora?
Saiba+ Extr http://www.suapesquisa.com/independencia/
*Saber o passado faz entender melhor o PRESENTE : um pouco de História explica a mentalidade de nossos políticos
Hist do Br Introdução :
A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política
Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. O caso mais conhecido foi: a INCONFIDÊNCIA MINEIRA que culminou com a morte de Tiradentes, executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, em 21 de abri de 1792 J Mas o ideal de independência não morrera: continuou crescendo e amadurecendo entre intelectuais e pessoas influentes na política
A VINDA DA FAMÍLIA REAL PORTUGUÊSA AO BRASIL foi essencial para a nossa independência._
Em janeiro de 1808, Portugal estava preste a ser invadido pelas tropas francesas comandadas por Napoleão Bonaparte. Sem condições militares para enfrentar os franceses, o príncipe regente de Portugal, D. João, resolveu transferir a corte portuguesa para sua mais importante colônia, o Brasil. Contou, neste empreendimento, com a ajuda dos aliados ingleses, Além da abertura dos portos brasileiros ao comércio com países amigos, D. João adotou várias medidas econômicas que favoreceram o desenvolvimento brasileiro: estímulo ao estabelecimento de indústrias no Brasil, construção de estradas, cancelamento da lei que não permitia a criação de fábricas no Brasil, reformas em portos, criação do Banco do Brasil e instalação da Junta de Comércio, entre outras….
Do ponto de vista cultural, o Brasil também saiu ganhando com algumas medidas tomadas por D. João: trouxe a Missão Francesa para o Brasil, estimulando o desenvolvimento das artes em nosso país. Criou o Museu Nacional, a Biblioteca Real, a Escola Real de Artes e o Observatório Astronômico. Vários cursos foram criados (agricultura, cirurgia, química, desenho técnico, etc) nos estados da Bahia e Rio de Janeiro.
Poucos meses depois, os franceses se retiram de Portugal derrotados pelos ingleses
Os portugueses exigiram o retorno da corte mas só em 1820, só com a vitória da Revolta do Porto, afinal d João VI resolve voltar para Portugal, o que ocorre em 1821, deixando seu filho, d Pedro de Alcântara como príncipe regente J
Em 9 de janeiro de 1822, conhecido como Dia do Fico , D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal.Os portugueses queriam que o Brasil voltasse a ser colônia e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou : ‘Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico.’
O processo de independência : Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram à Metrópole, pois encaminhavam à independência do Brasil
D. Pedro convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra
obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o ‘ cumpra-se ‘, ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência. O príncipe fez uma rápida viagem à Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimento, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembleia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole.
Estas notícias chegaram as mãos de D. Pedro quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou : ‘ Independência ou Morte !’. Fato ocorrido no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. em dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.
Pós Independência : Os primeiros países que reconheceram a independência do Brasil foram os Estados Unidos e o México. Portugal exigiu do Brasil o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas para reconhecer a independência de sua ex-colônia. Sem este dinheiro, D. Pedro recorreu a um empréstimo da Inglaterra.
Comentário do site: CONHECER OS ANTECEDENTES HISTÓRICOS,
FAZ ENTENDER MELHOR A MENTALIDADE POLÍTICA DE NOSSO PAÍS !
Embora de grande valor, este fato histórico não provocou rupturas sociais no Brasil.
*O povo mais pobre sequer acompanhou ou entendeu o significado da independência.
> A estrutura agrária continuou a mesma: graças a Deus!!! pelo menos os escravos tinham trabalho e as pessoas tinham o que comer e a ECONOMIA do país estava funcionando.
>a escravidão se manteve e
>a distribuição de renda continuou desigual.
>A elite agrária, que deu suporte a D. Pedro I, foi a camada que mais se beneficiou mas também, indiretamente, beneficiou o país e o povo
propiciando empregos e oportunidades de trabalho.
O que o povo brasileiro precisa entender_ e alguns morrem de medo que o povo ACORDE para o fato de que GENTE RICA FAZ BEM AO PAÍS.
*No comunismo, TODO MUNDO FICA IGUALMENTE MISERAVELMENTE POBRE.
pense bem: POR QUE EM PAÍS COMUNISTA NINGUÉM PODE ENTRAR … o turismo é proibido! Tudo é vigiado… E o pior: NINGUÉM PODE SAIR!!!!
Por que ser contra quem está dando emprego e fazendo a Economia do país funcionar? QUEM SE QUALIFICA CONSEGUE PROGREDIR
*O QUE ESTRAGA ESSE PAÍS e a vida dos brasileiros é o exagero de impostos que caem nas mãos dos ‘ESPERTINHOS’ que usam do cargo político para se enriquecerem e para ganharem vantagem com governos comunistas que destruíram a Economia do próprio país e agora ficam de ‘chapéu na mão’ ante os países democráticos cuja Economia AINDA funciona e que eles querem destruir … por instinto maligno: só pode ser!!! Não vejo outra explicação…
Extr http://www.suapesquisa.com/independencia/