sedentos 6

06       COMUNHÃO DO ESPÍRITO

Aos discípulos ( não a todos os Seus seguidores, pois   nem todos os cristãos são salvos )  Jesus, ressurreto, disse: Toda a autoridade me é dada no céu e na terra, Mt 28-18-20     

> Jesus delega  aos  discípulos a autoridade recebida)

E, mesmo assim, eles deveriam   esperar a descida do Espírito Santo   Atos 1.8

*Indo...é melhor do que IDE, pois  no original está no presente contínuo : Indo às compras, ao trabalho à escola, onde quer que vá…>  Fazei discípulos _ só os que são discípulos podem fazer discípulos!


*Batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo _
 ( vê-se  que toda a Trindade está envolvida na obra da redenção )  * E estarei convosco todos os dias até à consumação dos séculos.     & é  importante observar o contexto:     a promessa ‘estarei convosco ‘ é dirigida  aos discípulos  que vão indo, fazendo discípulos ( Atos 1.8   testemunhas de Jesus no poder do Espírito Santo)

 Pois… convém ler os argumentos que antecedem tal afirmação:

1- ‘os que estão na carne não podem agradar a Deus’ Rm 8.8     ( leram Romanos 8? )

A carne, a natureza decaída, pode ser muito competente, disciplinada e   eficaz. >Todo o  progresso humano é desenvolvido na carne.   *** Hoje, há cristãos sedentos pelo atuar do Espírito pois….devido à eficiente administração das igrejas é feita por competentes administradores _ em vez de pastores de ovelhas do Senhor, que indo, fazem discípulos, testemunhando de Jesus, no poder  do Espírito.   AS EXCEÇÕES CONFIRMAM  A REGRA GERAL.

2- Pois
todos os que são  guiados  pelo Espírito de Deus,  esses
são filhos de Deus’
Rm 8.14 > Atos 16.6-10 _
aí entra a questão de se deixar conduzir  pelo Espírito Santo,  – o que  pode significar mudanças dos seus próprios planos; ex:  Paulo intentava ir para a Bitínia, mas acabou indo para a Macedônia

*Convém , também, lembrar que o Espírito Santo desceu sobre Jesus por ocasião do batismo, tendo recebido a declaração do Pai de ser Seu filho(  Mt 3 )  ‘Então, foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto,  para ser tentado pelo diabo. ‘   Mateus 4.1_   às vezes, exatamente por estar cheio do Espírito  Santo, é o que  atrai as tentativas do diabo para  fazer o salvo desviar da cruz, se desviar do plano de Deus  E as abordagens são sempre iguais  Mostra (atrai o olhar, o foco) – desperta o apetite – exalta o Ego.

Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.17 E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre’  1João 2.15-17

>Onde Eva caiu ( Gn 3.6) _ Jesus venceu ( Mt 4) _ nós temos de vigiar.

 

3-o Espírito intercede por nós:   – não sabemos orar como convém,   Rm 8.26-27             

Para as orações chegarem a Deus precisa da intermediação do Espírito daí, muitas orações não passarem do teto!

*O reino espiritual funciona na legalidade. Deus mostra os princípios que precisam ser observados para se obter os resultados visados.  *O segredo de orações respondidas é

1-Vida de obediência às Escrituras: Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito  João 15.7 


2– o Espírito não entristecido
, LER > Ef 4-30-32   ( amanhã veremos de perto este item)

 

3- orando segundo a vontade de Deus, 1 João 5.14 
esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a Sua vontade, ele nos ouve’

> Deus não atende desejos egoístas, motivações duvidosas. Tg 4.3 ( nem se há  pecado no coração, Is 59.1-2)

é seguro orar a Palavra, devido a promessa:’ Eu…velo sobre a Minha Palavra para a cumprir’ Jr 1.1

EM GERAL, cristãos têm vivido não se importando em zelar pela comunhão pessoal com Deus,  via Espírito Santo.

Outros, enfatizam o atuar do Espírito de forma exagerada, deturpando o que dizem as Escrituras.

  • Todos precisamos atentar para a advertência de Jesus:

*’Erraisnão conhecendo as Escriturasnem o poder de Deus’ Mateus 22:29 acf.


          Todos precisamos chegar ao ponto de equilíbrio entre

          > conhecimento das Escrituras na unção do Espírito       -x-