IDOLATRIA

01.11   A História explica como se chegou onde chegamos…

 A História nos ajuda a compreender como a coisas chegaram a ficar como estão tanto na civilização, como no cristianismo.

No início do cristianismo era evidente que aceitar Jesus implicava em rejeitar todo tipo de idolatria:  

como dos ídolo vos convertestes a Deus para servirdes ao Deus vivo e verdadeiro’  1Ts 1.9  

Também implicava na renúncia a qualquer tipo de ocultismo: ‘ muitos que tinham exercido artes mágicas ajuntaram os seus livros e queimaram-nos diante de todos.Calculou-se o seu valor e achou-se que montava a cinqüenta mil moedas de prata. Foi assim que o poder do Senhor fez crescer a palavra e a tornou sempre mais eficaz.’ Atos 19.19-20
                   #   A ênfase na pregação era a Palavra da cruz, 1Co 1.17-21

       Desde o início, houve muita perseguição ao cristianismo.
*Primeiro, pelo judeus, como se lê em Atos: foram presos, At 4.1-3, 5.17-21_ Estevão foi apedrejado, At 7.54-60 _ foram perseguidos e espalhados, At 8.1 _   ‘Paulo só respirava ameaça e morte contra os discípulos do Senhor’ At 9.1
* Tiago, irmão de João, foi morto por Herodes,  e Pedro foi preso, At 12.1-4
     

no ano de 64 AD       A partir do incêndio de Roma, por Nero,   isto é : cerca de 35 anos depois da ressurreição de Jesus, começou atroz perseguição dos romanos contra os cristãos que eram martirizados nas arenas, tinham suas casas invadidas, seus bens queimados, eram massacrados por toda parte.   Essa perseguição durou até 313AD_ isto é : cerca de 250 anos ! no ano de 313AD  o imperador Constantino se converteu, fez todo seu exército se batizar, aceitando o cristianismo… sem real conversão. Aí começou a degeneração do verdadeiro cristianismo  A perseguição foi suspensa e a ‘religião’ cristã   foi legalizada _ antes, os cristãos eram considerados ‘fora da Lei’ por não adorarem o Imperador romano.
       Como o imperador valorizava muito os cristãos, dando-lhes cargos de confiança no império, os pagãos passaram a aderir ao cristianismo: afinal: um deus a mais…não fazia diferença ! 
Assim, costumes pagãos foram sendo introduzidos sorrateiramente,   ou práticas pagãs maquiadas com pinceladas de cristianismo como acontece no Brasil.      

       Além do culto generalizado a imagens, expressamente proibido por Deus, Ex 20.3, 1 Tm 2.5

práticas pagãs deram origem ao culto a Maria: já havia uma ‘rainha dos céus’  Jr 44.17-19, 25

 – Na Mitologia grega deuses desceram do Olimpo e tiveram relações com mulheres que deram à luz os heróis a antiguidade. Transferiram essa idéia a Maria. Só que a genética não estava tão conhecida como agora: se Maria fosse a mãe de Jesus, Jesus seria um mestiço: meio Deus,
meio pecador _  como mulato  é  meio negro e meio branco
  Mas Jesus foi gerado por Deus fora do útero de Maria : ela foi a primeira ‘barriga de aluguel’ Jesus,como Adão antes da Queda, foi  perfeitamente homem mas não era da raça de pecadores( NÃO RECEBEU   O CROMOSSOMA DA  MARIA Por isso Seu sangue pôde ser aceito como oferta pelo pecado e a morte não pôde reter Jesus, e Ele ressuscitou, garantia de nossa salvação.  

  • – ‘Culto a Maria. Embora haja notícias deste culto nos primórdios da Igreja, ele cresceu sobretudo depois que o Concílio de Éfeso, em 431 AD_ definiu o dogma da sua Ma­terni­dade   di­vina  (extr SOS Cultura Católica, www.Enciclopédia Católica)
  • –   J Notem bem, cerca de 400 anos depois que Jesus ressuscitou
    Muitas festas pagãs foram sendo agregadas ao calendário eclesiástico apenas com uma camuflada cristã. J pode-se saber muita coisa sobre isso na Internet

 

* Aos interessados em ser esclarecidos sobre o assunto, consultar Chave Bíblica ou Concordância  pode ser muito útil. Ex: idólatra: 1Co 5.11, Ef 5.5_
idólatras:
Os 10.5, 1Co 5.10,6.10,10.7 Ap 21.8,22.15

idolatria: 1Sm 15.23,   At 17.16,   1Co 10.14,   Gl 5.20,   Cl 3.5,   Ap 2.14,20   1Pe 4.3

 

ìdolos: Lv 19.4,26.1,   Dt 2.17, 1Rs 14.15, 15.12, 21.26
2Rs 17.12, 21.11,21   23.24 1Cr 10.9,16.26

           Sl 96.5, 97.7, 106.36,38 115.4 135.15

             Isaías 2, 10, 19, 31, 46, 57     Jr 50   Ez 6, 8, 14, 16, 18, 20, 22, 23, 30, 33, 36, 37, 44

             Oséias 4,8,13,14 Miquéias 1.7 Hc 2.28, Sf 1.4, Zc 10.2, 13.2,  

             2Co 6.16,   1 Ts 1.9, 1Jo 5.21,   Ap 9.20

 

Enfim, para encerrar uma conversa sobre Maria, alguém disse:
– Por que não seguem o mandamento de Maria?  E, curiosos, perguntaram:   QUAL?

  • Fazei o que Ele  ( Jesus) vos disser’ João 2.5
  • E o próprio Jesus nos dá o critério de avaliação ou valorizaçao:Mt 12.47-49
  • Disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos] e procuram falar contigo.
  • Ele, porém, respondeu ao que lhe falava: Quem é minha mãe? e quem são meus [irmãos]?
  • E, estendendo a mão para os seus discípulos disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos ‘

 Disse Jesus:     Eu sou o Caminho, a Verdade, a Vida, 
    NINGUÉM  vem ao Pai  SENÃO  por Mim   João 14.6

 SAIBA+               

O que Deus diz sobre os ídolos ?

Ídolos _ textos da Bíblia da versão da Editora Ave Maria

* O que Deus diz sobre a idolatria ?
‘não terás outros deuses diante de Minha face. Não farás para ti escultura, nem figura alguma…não te prostrarás diante delas e não lhes prestarás culto Ex 20.3-5

Por que ? 1Tm 2.5
‘Porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus os homens, Jesus Cristo homem’

*Tudo começou quando um querubim SE ACHOU e quis se assentar no lugar de Deus.

‘ subirei sobre as nuvens mais altas, e me tornarei igual ao Altíssimo’ Is 14.14

– Banido do céu (onde Deus habita) esse querubim e seus asseclas foram lançados no abismo – Separados de Deus, estabeleceu-se o império das trevas, Cl 1.13(RA)
#
sob a liderança do que veio a ser o diabo.

Esse querubim decaído, o diabo, não conseguindo seu intento de ocupar o lugar de Deus no céu, incorporou-se na serpente, no Éden, e induziu Eva a agir fora da orientação de Deus, sofrendo a conseqüência avisada: ‘no dia em que dele comeres, morrerás indubitavelmente’ Gn 2.17 significando que passariam a existir separados de Deus.

Importante princípio espiritual explica o que aconteceu nas entrelinhas da Queda: Rm 6.16

‘quando vos ofereceis a alguém para lhe obedecer, sois escravos daquele a quem obedeceis’

* Desobedecendo a Deus’(não comerás’)_ e obedecendo à sugestão da ‘serpente’ Eva comeu do fruto e o deu a Adão: assim, se fizeram servos do diabo, constituindo-o ‘o príncipe deste mundo’, Lc 4.6 _ a quem Jesus, como homem, veio destronar, Jo 12.31.14.30,16.11

*Desde então a Humanidade vive um dilema: agir ‘como Deus diz…’ versuscomo EU acho …

-O inconformismo de Caim em fazer do jeito de Deus levou à pratica do primeiro homicídio Gn 4.6-7

– Sempre lembrando que, separado de Deus, o homem está sob a influência do diabo.

*Desde os primórdios das civilizações nota-se no coração do homem uma necessidade urgente de fazer alguma coisa para aplacar um deus irado: assim nasceram as religiões. à O homem fazendo coisas para agradar a um deus,
# aplacar a ira ou conseguir favores de um deus.

Assim, a Humanidade se tornou idólatra Rm 1.21
*Pela Criação, souberam haver um Criador, mas ‘não O glorificaram como Deus, nem Lhe deram graças…extraviaram-se em seus vãos pensamentos e se lhes obscureceu o coração insensato’

Quanto a seus ídolos de prata e ouro, são eles simples obras das mãos e homens: têm boca mas não falam, olhos e não podem ver, Têm ouvidos mas não ouvem; nariz e não podem cheirar; Têm mãos mas não apalpam, pés e não podem andar; sua garganta não emite som algum. Semelhantes a eles sejam os que os fabricam, e quantos neles põem a sua confiança’
Salmo 115 de texto hebraico ( incluso no Sl 113)

Falta bom senso e juízo a essa gente…Ninguém reflete…para se dizer : Queimei metade, cozi o pão…assei a carne que comi e iria eu fazer do resto um ídolo miserável? Prostrar-me ia diante de um pedaço de madeira ?’ Este homem se nutre de cinzas seu coração desabusado o desencaminha, ele não consegue salvar-se, nem dizer:
# ‘ Não será um logro o que tenho nas mãos?’ Isaías 44.18-20

*O povo de Israel foi completamente aniquilado por causa da idolatria: ’sucedeu…Israel(reino do norte) pecarem contra o Senhor…e temeram a outros deuses…pelo que o Senhor rejeitou a toda a semente de Israel…rasgou a Israel da casa e Davi…foi Israel transportado… à Assíria’ 2Rs 17

( de onde nunca mais voltou)

# Só depois do cativeiro Judá ( reino do sul) deixou de ser idólatra.

* No Novo Testamento, orientando os gentios convertidos ao cristianismo, está escrito: ‘ a carne sacrificada aos ídolos ou o próprio ídolo são alguma coisa? Não! (não são nada) as coisas que os pagãos sacrificam, sacrificam-nas a demônios não a Deus1Co 10.19-20 1 Ts 1.9

‘como abandonastes os ídolos e vos convertestes a Deus para servirdes a Deus vivo e verdadeiro’

* Um importante detalhe na Lei : ‘ observareis tudo o que vos disse ( a Palavra)
‘não pronunciareis o NOME de outros deuses, e não se ouvirá sair de vossa boca.Ex 23.13

O salmista diz: ‘meus lábios jamais pronunciarão o NOME de seus ídolos’ Sl 15.4 ( hebr 16)

à Levemos a sério a Palavra do Senhor, e consideremos Sua Santidade ! J