16.11 Ensina a criança

16.11  Deus sabe como funciona o ser que Ele criou por isso diz:  ‘Instrui o menino /Ensina  a criança …  no caminho em que deve andar … ( Pv 22.6 ) Deus sabe da importância de formar BONS hábitos desde a mais tenra infância. Pena que tem se descuidado dessa orientação de Deus e  vemos uma  DESEDUCAÇÃO  generalizada:  crianças cheias de maus costumes por falta de instrução em casa Graças a Deus pelas exceções que confirmam as regras.

As professoras que o digam… ( conheço algumas) Há uma falta de educação que vai além dos maus modos: falta valores, falta respeito, falta conscientização de cidadania, civismo, decência, moralidade, honra.   Ainda mais por vivermos nessa época, o ensino da Bíblia, especialmente às crianças,  é de fundamental importância dando-lhe critérios que a ajudarão a fazer escolhas sábias para esta vida e por toda a Eternidade.
No tempo da Lei, era função do pai:  Dt 6.5 -9
1- Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; ( #)  atitudes falam mais alto do que palavras: amar  a Palavra e deixar -se moldar por ela em todas os âmbitos de sua vida era a condição para ensinar os filhos
2-  E as ENSINARÁS  a teus filhos, e delas FALARÁS  ( qual tem sido o teor de suas palavras? crianças mesmo pequenas, ouvem tudo…) – sentado em tua casa( hoje, nem se come mais à mesa...)  -andando pelo caminho ( permeando todas as situações da vida ) – ao deitar-te e ao levantar-te . 
3-  Também as atarás por sinal na tua mão > lembra de agir conforme a Palavra
 te serão por frontais entre os teus olhos > a Palavra sendo critério de como ‘vê’ as coisas 

  as escreverás nos UMBRAIS  de tua casa>  o que dá esteio à família
e  nas tuas PORTAS ‘ > a Palavra define o que entra ou sai da sua casa.(?)

Aos adolescentes, hoje, é muito importante mostrar a Palavra como um Manual de Instrução do Criador para boas escolhas , para eles se darem bem, nesta vida e por toda a Eternidade.
(Ter chave bíblica à mão ou caderno com assuntos catalogados em ordem  alfabética ajuda bem : a vc mesmo e a ajudar os filhos a saberem  o que Deus diz …sobre um tal  assunto  )

Muito importante é deixar claro:  ‘ não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e  patentes aos olhos dAquele a Quem havemos de prestar contas/   com quem temos de tratar  ‘ Hb 4.13.
‘ tudo o que em trevas dissestes, à luz será ouvido; e o que falaste ao ouvido no gabinete, dos eirados ( telhados) será apregoado’  Lc 12.3.
‘ nada há encoberto que não haja de ser descoberto, nem oculto que não haja de ser conhecido’  Mt 10.26.
cada um de nós dará conta  de si mesmo a Deus.’ Rm 14.12
Se fores sábio, para ti mesmo o serás; e, se escarnecedor, tu só o suportarás’  Pv 9.12

Não vejo mais pessoas convidando as crianças para irem à escola dominical.

Uma homenagem se faz necessária  para a APEC ( Aliança Pró Evangelização de Crianças) por causa do excelente trabalho ensino bíblico que tem feito junto às escolas públicas e na formação   de professores de crianças até em países estrangeiros. Deus os abençoa -x-