29.04 noras e sogras

Oc 04.   28.04    Dia da sogra

 

 parece que ninguém divulga. Em geral, os maridos se dão bem com as sogras, Mas as esposas… Sogra e nora é relacionamento complicado. Tem a ver com disputa de poder.

Basicamente é disputa de poder, afirmação de competência e necessidade de reconhecimento

Na realidade, ambas são agressivas por se sentirem ameaçadas. Além da disputa’ de território’ ( como se o homem fosse propriedade de alguém…) há conflito de valores , conflito de gerações.

O homem precisa ser muito sábio para lidar com as duas, cada uma delas em separado, EVITANDO  AO  MÁXIMO QUALQUER TIPO DE COMPARAÇÃO .

Honra teu pai e tua mãe é mandamento aos homens ( toda a Bíblia foi escrita aos homens) e, aos maridos, a orientação é : ‘Igualmente vós, maridos, vivei com elas com entendimento , dando honra à mulher ( esposa) , como vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida, para que não sejam impedidas as vossas orações’ 1Pe 3.7

Então, como conciliar essa canalização de HONRA ? Jesus ensina a classificar prioridades ao dizer: ‘Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus’ Mt 22.21

Quer dizer : dar a cada uma o reconhecimento devido   cuidando para não acirrar os ânimos.  Precisa de Jesus ‘no meio’ a fim de aparar diferenças e uma não ‘espetar’  a outra.

Como em qualquer outro relacionamento, para se dar bem é preciso:
1 – focar as qualidades e RECONHECÊ-LAS verbalmente( sem lisonja, que Deus abomina)

2-   deixar os erros nas mãos de Deus : ‘JULGUE O SENHOR ENTRE MIM E TI’ Gn 16.5

3- vigiar no sentido de não irritar fazendo o que sabe que a pessoa não tolera, o que significa respeito pela pessoa .

Ninguém   vê melhor os erros da outra do que sogras e noras, então faça sua lista de …oração

De minha parte, sou grata às minhas noras pois elas fazem o que eu jamais poderia fazer elas dormem com meu filho, aturam os defeitos dele, e me deram netos .
Que o Senhor as faça esposas virtuosas , não segundo o meu critério , mas, para serem as pessoas que foram criadas para ser, honrando ao Senhor e sendo sustentadas por Ele

E oro por mim, para que o Senhor tire o meu olhar  ‘julguento’   não só em relação às minhas noras mas   que eu olhe para as pessoas com a mesma misericórdia com que fui alcançada por Deus. Sogra ou nora, bom Gabarito para o cristão se conferir é Efésiso 4.30-32: Não entristece o Espírito… LONGE DE VÒS TODA … amargura, cólera, ira, gritaria, blasfêmia e toda a malícia
( intenção maldosa)
Antes sede bondosos ( não maus) compassivos ( não críticos) , perdoando-vos( não ressentidos nem rancorosos) uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo -x-