oc 10 problema do choro

10.10 –mas pode ser COMO DISCIPLINAR qualquer OUTRO problema
Educar começa ao NASCER: quando começam a ser fixados certos reflexos condicionados

*Mãe educa na intimidade para não fazer feio na frente dos outros
> Rotina é fundamental com nenês e crianças pequenas

Se precisar repreender,leve ao banheiro e fale baixinho, com calma

Se estiver com raiva, lide primeiro com sua raiva:
– confesse a Deus, aproprie-se do perdão e paz com Deus

 

Vamos olhar os motivos óbvios primeiro:
1- Ver se é hora de comer, ou se estão com ALGUMA DOR : ter recursos à mão: chás, gotinhas….
2- Se eles ficam MUITO TEMPO   sozinhos, eles podem CHORAR   apenas por estarem aborrecidos, ansiosos, solitários ou precisando de mais exercício. É normal o choro quando são deixados sozinhos por muito tempo.
3- Eles choram também apenas para ter algum tipo de atenção ; ouvir sua voz, ir ao colo, etc…                

   Se o seu caso for esse, tente aumentar sua interação a horas   CERTAS ,
ASSOCIAR ATENÇÃO A ALGUMA ATIVIDADE: banho, comer, dormir

Você pode acordar meia hora mais cedo e levá-lo ao parquinho logo de manhã: passeio a pé, dando a mão, conversando com ele, é um momento muito importante para bom relacionamento Ele vai aproveitar a sua presença e também fazer exercício. Abre o apetite para o lanchinho da manhã. Pode ser também, depois que ele fizer cocô, reforçando a rotina de cocô na privada e passeio.
Essa ROTINA pode realmente fazer diferença   começando o dia de uma maneira super positiva.

-Se possível ou necessário, durante o dia, tenha um horário à tarde e um à noite ( uns 15 minutos) para sentar e brincar com ele, conversando com palavras bem simples e repetindo, repetindo, repetindo: dá ( faz o gesto) , este ( aponta o objeto) Ao dar comida, fale olhando para ele: papá   ao dar a comida…
Faça de tudo uma brincadeira de aprender… e assim em tudo.

Quando você está falando com outras pessoas, chora apenas para chamar sua atenção. Abaixe-se e fale no ouvido dele: quieto, espera, já vai e segure forte na mãozinha dele. Quando ele fica quieto, depois que você conversou ( não demore muito) elogie, faça festa, abrace .

Se faz birra ou se joga no chão, pode virar as costas, Por exemplo: ignore-o toda vez que ele começar com tal mau comportamento: não olhe para ele, não mostre nenhuma reação. Quando ele parar por uns 15 ou 30 segundos, vire-se e elogie-o. Você vai precisar de um pouco de paciência, mas ele vai acabar aprendendo.

Nunca lhe dê atenção quando ele chora de birra ou apenas para chamar sua atenção. È exatamente o que ele quer: a sua atenção, nem que seja   para ralhar com ele. Você está reforçando o mau comportamento. Ignore ou retire do convívio dos demais e diga em tom baixo mas firme: – Senta aí até parar de chorar. E fica com ele para mantê-lo sentado ! Diga : Pára de chorar para a GENTE sair daqui… E se cala.
Se não puder ficar com a criança: coloque num cadeirão ou sentado num cantinho seguro, à vista

       Explique que precisa fazer outra coisa, e vai falar com ele quando ele parar de chorar.

Quando parar de chorar: Elogie, abrace, fale baixinho em seu ouvido LEVA de volta ao convívio dos outros.   Educar requer muita disciplina por parte da mãe:
ANTES DE TUDO é a vontade de Deus para você

Eles são mais espertos do que você pensa e aprendem fácil a manipular você para fazer o que eles querem.    

De modo calmo, fala mansa e firme, precisa mostrar que QUEM MANDA É VOCÊ E ELE TEM DE OBEDECER.

         Estipulado isso, tudo fica mais fácil !

          Cuidado para não reforçar comportamentos inadequados por comodidade, ou ‘só esta vez.’

         Precisa ser calmo, firme e agir sempre da mesma forma, SEMPRE .( avise os membros da família)

Nos dias que se seguem, ele faz de novo, e você tenta ignorá-lo. E ele chora e grita sem parar., até que você não agüenta mais, vai lá e grita com ele. É ISSO O QUE ELE QUER: A SUA ATENÇÃO.

Bom, ELE não fala … mas entende linguagem corporal, tom de voz, e ATITUDES , ESPECIALMENTE ASSOCIAÇÕES BOAS E RUINS: experimente apagar a luz ( à noite) ou por para fora (em lugar seguro)

Quando parar de chorar, abrace e fale baixinho no ouvido dele, brinque com um brinquedo que desperte a atenção dele , Fale baixo. Aprende-se melhor em ambiente calmo e silencioso.  

Se não for ensinado logo, Isso vai piorando, e piorando, e logo ele estará chorando por 15 ou 30 minutos direto, e sem perceber você treinou seu filho a chorar sem parar para obter o que quer

Uma outra maneira é eliminar estímulos externos. Evite interferências na rotina e, brincadeiras com crianças agitadas, de correr, de pegar, de gritar, de lutar. E outras coisas que estimulem a agressividade.
*NUNCA ARRANQUE NADA DA MÃO DELE. PEÇA: DÁ… Segure no braço, se for preciso, mas peça: DÀ !
Há coisas que incomodam e os deixam agitados: barulho constante, dormir em lugar claro , abafado, estar sendo sempre solicitados: o cérebro precisa de um tempo de silêncio e calma para ‘digerir’ as informações do meio e as coisas que lhe estão sendo ensinadas. Precisa aprender a ficar só consigo mesmo, por um tempo

Agora, se ele tem mau comportamento quando você lhe dá uma ordem, isso é um problema de liderança.
Ele está respondendo ‘eu não vou obedecer’.

Nesse caso, você deve usar um método de correção física. Veja bem, a idéia aqui não é ser violento, dolorido ou desumano. Quando há choro ou birra, abaixe-se ao nível dele, e segure firmemente seu braço com uma ou duas mãos (não chacoalhe). Tape a boca, sem sufocar ,sem força, ao mesmo tempo fale sua palavra-comando, que pode ser ‘ Shh’ ou ‘Quieto’. Segure até ele parar de fazer barulho (de fato, é um braço de ferro para estabelecer quem manda em quem : quem desistir primeiro perde! Então,
agüente firme, quantas vezes for necessário, até ele aprender que quem manda é você ..

Esse pode não ser seu método preferido pois envolve uma ação física, mas lembre-se: eles se sentem mais seguros e confortáveis quando está bem claro quem é o líder que os vai   conduzir em segurança

Seja qual for a situação ou o método utilizado, a repetição é que vai fazer funcionar. Lembre-se: nunca grite com ele _ fale firme _ mas não grite! Pode assustar, irritar, intimidar e não gera bom comportamento
_ ELE VAI GRITAR DE VOLTA !

Agora, você deve estar pensando: como faço PARA NÃO IR PEGANDO TUDO O QUE VÊ.

   Na fase de começar a andar precisa arranjar um lugar seguro que ele tenha liberdade de andar ( uma sala com portinhola, ex. )e tire tudo o que possa ser perigoso. Ele precisa aprender a brincar com as coisas dele,

     Saindo do canto dele, mantenha-o perto de si : ao querer pegar uma coisa, segure a mão dele e diga:  OLHANDO NOS OLHOS DELE: PODE ?     _ SE PODE ? DÁ
Se não pode :  ofereça outro e diga: –  ESTE É SEU, / Este é mais bonito /  Este pode !

     Mais tarde, vai progredir dizendo: – Se pode , PODE.   Quando não pode, não pode

      Educar é ensinar   princípios para agir bem quando você não estiver por   perto:

Se aprender bem  isso,antes de fazer qualquer coisa na vida, vai se perguntar inconscientemente
PODE    >   E assim, estará evitando muita dor de cabeça mais tarde….

Tenho que admitir que esse comportamento não é fácil de corrigir. Mais uma vez, tente pensar do ponto de vista dele: É UM MUNDO DE CORES E FORMAS A SER EXPLORADO.: é reação natural mas educar é fazer com que ele aprenda a controlar seus instintos para não vir a se comportar como animal desenfreado ( aliás, até animal aprende, quando ensinado !)
Compete a você colocar o limite

Coisas que são sempre tentação e não podem ser retiradas, devem ser cobertas.
Deus a abençoe J

‘ a criança entregue a si mesma, vem a envergonhar a sua mãe’  Pv 29.1