oc 11dia da Escola dominical

06.11  Dia Nacional da Escola Bíblica Dominical  – 2º Domingo de Novembro

Breve histórico sobre a EBD e a sua importância

 

Oc 11 10 dia da EBd 2o dom

 

Segundo domingo de NOVEMBRO: saiba como tudo começou…

 

Dia Nacional da Escola Bíblica – 2º Domingo de Novembro

Breve histórico sobre a EBD e a sua importância

 

O termo “Escola Dominical” foi usado primeiro por um jornalista evangélico, o Senhor Robert Rokes, no ano de 1780, na Inglaterra, quando ofereceu instrução para crianças pobres em seu único dia de folga, qual seja, o domingo. Ele aproveitava bem esse tempo, porque fazia a escola em dois horários distintos, pela manhã e outro à tarde.
O fundador dessa importante escola enfrentou oposições das igrejas da época, que o acusavam de não respeitar o Domingo, o dia Santo do Senhor, reunindo crianças pobres, de má fama e mal comportadas, no templo. Mas ele não desistiu e os resultados logo apareceram: Crianças sendo transformadas e muitas vezes isso atingia diretamente seus próprios pais. Então se popularizou a escola e ela foi estendida aos adultos que também desejavam transformações de vida.

A escola nasceu com o objetivo de servir de ensino público gratuito, orientados pelos princípios da educação cristã, e mais tarde, aproveitando esse sistema, o governo britânico e outros se responsabilizarem por esse sistema de educação pública.

Ocorre que nos dias de hoje, o nosso sistema não é como o britânico daquela época, mas aproxima-se e muito do sistema de escola que surgiu na América do Norte, muitos anos depois daquele, oferecendo um currículo bíblico que não buscava como finalidade primeira a aprendizagem da escrita e da leitura dos alunos matriculados, mas sim de um conhecimento bíblico, visando à edificação espiritual, o discipulado, a integração entre os alunos, e a evangelização.

No Brasil, os fundadores da “Escola Bíblica” foram os missionários escoceses Robert e Sara Kalley. Em 19 de agosto de 1855, na cidade de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira “Escola Bíblica” em sua casa e contava essa escola apenas com o número cinco crianças. Aproveito aqui para fazer uma leitura oportuna nas Escrituras, que nos diz: “Disse=lhe o Senhor: Bem está bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor
(Mt 25:23) e ainda “ Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles” (Mateus 18:20). Os missionários depois de escolherem o dia da primeira aula, possivelmente depois de saírem convidando um por um naquela cidade, poderiam ao ver que só chegaram cinco crianças para a aula, cancelar a escola. A final por que perder tempo com um número tão pequeno de alunos? Mas Deus bondosamente providenciou mais de três, mesmo sendo duas pessoas número suficiente para o agir de Deus na comunhão com o próximo… e por outro lado os missionários demonstraram fidelidade ao realizarem a escola com esse grupo de apenas cinco crianças. E esse número, cinco, foi suficiente para que o trabalho fosse inaugurado e anos depois alcançado muitos lugares do nosso País. Esta mesma escola deu origem a igreja Congregacional no Brasil.

Eles não desistiram da primeira aula. A pergunta que cabe agora é a seguinte: e você, desistiu de ser aluno da EBD? Se desistiu qual foi o motivo? Será que o número de pessoas que participam da sua turma é pequeno? Isso não importa! Basta duas pessoas para Jesus estar no meio delas, como já vimos acima. Será que você acha que sabe tudo sobre a Bíblia e que por isso não tem novidade? Outros acham que a EBD é coisa do passado, você está com eles?

Eles não desistiram! Se você não é aluno da EBD faça a sua matrícula e desfrute do conhecimento da Palavra do Senhor, participe e compartilhe com outros irmãos, isso é comunhão. Traga um visitante, pelo menos uma vez ao no ano… isso é um desafio pra muita gente: mais um pra Jesus! Você tem mais um pra Jesus?

Para lembrar a importância dessa escola especial, sugiro que a igreja comemore o dia da EBD com muita festa, gincana bíblica, um dia divertido e diferente entre a família cristã. Um dia de Ação de Graças, porque esta escola resisti durante décadas.
Possíveis datas para esse dia de comunhão:

Dia Nacional da Escola Bíblica – 2º Domingo de Novembro

–  Dia da Primeira Aula Brasileira – 18 de Agosto de 1855
#    a E.B.D. tem mais de 150 anos.

 

Faça parte desse grupo de alunos, seja discípulo do Senhor Jesus aprendendo as Santas Escrituras, compartilhando do amor de Deus e indo anunciar as Boas Novas da Salvação.

#Nossos agradecimentos pela colaboração enviada por pessoa muito querida! J

 

Terceiro domingo de setembro

Dia da Escola

Dominical

A Igreja não deve deixar
de ensinar a Palavra de Deus

‘Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.’

Josué 1:8

Conheça a história
da Escola Bíblica Dominical

Nos séculos passados, a igreja era só para adultos.
Os meninos ficavam perambulando pelas ruas.
Então, Robert Raikes, preocupado com o futuro dessas crianças, teve a feliz idéia de buscar uma forma de lhes ensinar princípios. E assim nasceu a maior escola do mundo, hoje chamada Escola Bíblica Dominical.
Leia, neste site:

História da Escola Bíblica Dominical
Robert Raiks – biografia
A influência da EBD na conversão 
de Moody