oc 12 Símbolos do Natal: significado

16.12  Em 25 de dezembro,culturas cristãs costumam comemorar o nascimento de Jesus

>   Não é data certa. é data simbólica.
O modo de comemorar fica a critério de cada cristão, de acordo com sua consciência

De qualquer forma, de fato,  JESUS nasceu!

Ao ANIVERSARIANTE  TODA A HONRA,  TODA A FESTA
( e NÃO essa orgia consumista encabeçada pelo simbólico   ‘Papai Noel’)

Louvemos ao Senhor  porque Jesus nasceu: fato indiscutível.  Ele veio  para  morrer a fim de nos salvar de uma  existência eterna separados de Deus. Eis o tamanho do amor de Deus por nós:  esse é verdadeiro  espírito do Natal .                      Isso  é o que  deve ser  comemorado  -x-.

  Símbolos do Natal: significado

A Internert oferece ARTIGOS sobre o assunto. Eis parte de um deles Confira…

A época do Natal está cheia de símbolos que usamos sem saber o que significam
( No Google,   muitos artigos contam o significado deles)

Quase todos são de origem pagã,  muitos advindos de crenças dos bárbaros  nórdicoS ( Noruega, Suécia e Finlândia)  que invadiram o Império romano .

História:

Até o ano  313 , os cristãos eram perseguidos. Depois a História virou e  quem fosse cristão era perseguido. Por isso, a maioria  tornou-se católica sem haver real conversão a Jesus  e, com o tempo, foram trazendo para o catolicismo costumes pagãos ‘pincelados ‘ de  cristianismo. Precisamos  saber  o que cremos, o que  fazemos e porque o fazemos  para não sermos levados de roldão pelas crenças e costumes do mundo. Para nós, na atualizadade, os símbolos não  reportam mais a costumes pagãos que desconhecemos mas, me pergunto, por que não saber ( ?) sua origem para cada um decidir se adota tal coisa em sua casa, em sua vida, sua família.   O real perigo real é ir adotando tudo o que se nos impõe sem  saber o que está  por  trás.

Como cristãos, temos priorizado comemorar o Natal falando de Jesus aos que  nos rodeiam?
*
Temos dado um tempo especial de adoração a Jesus em nossas festividades?  Temos ensinado às nossas crianças que Natal é tempo de dar atenção ao Aniversariante e em vez de  esperar  presentes de Papai Noel ?

>  Explicar que, como os magos vieram adorar ao Rei Jesus e trouxeram presentes, uma forma de adorar Jesus é entregar nossas vidas para honrar a Jesus  e ser-Lhe fiéis como, antigamente,  se fazia  aos reis dos países .


*Origem do Natal e o significado da comemoração
extr.   www.suapesquisa.com.br 

O Natal é uma data em que se comemora o nascimento ( ANIVERSÁRIO) de Jesus Cristo. *Na antiguidade, o Natal não  era comemorado  por não se saber  com exatidão a data do nascimento de Jesus.
*Na Roma Antiga,  nessa data  se comemorava o início do inverno era um dia especial  tem a ver com a duração da exposição do sol. ( solstício de inverno )

*Só no século IV, o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial do nascimento de Jesus (sobrepondo datas católicas aos costumes pagãos por causa dos que se tornavam católicos sem se converterem a Jesus)

*ANTIGAMENTE ( ATÉ UNS 60 ANOS ATRÁS)  na noite de 24 de dezembro, havia a missa do galo # à meia noite: uma ceia depois da missa e almoço especial no dia 25 . Nada mais !

>  Só no dia 06 de janeiro , dia de Reis,  as crianças punham o sapato na janela esperando ganhar uma moeda , lembrando os presentes que os magos trouxeram a   Jesus

Atualmente,  muitos costumes foram introduzidos que não têm nada a ver com o nascimento de Jesus : as pessoas costumam montar as árvores e outras decorações natalinas no começo de dezembro e desmontá-las até 12 dias após o Natal _quando se comemora o dia de Reis, em 6 de janeiro.

* Do ponto de vista cronológico, o Natal é uma data de grande importância para o Ocidente, pois marca o ano 1 da  era cristã .
&  no link BUSCA digitar : CALENDAs

A Árvore de Natal e o Presépio 

Em quase todos os países do mundo, as pessoas montam árvores de Natal para decorar casas e outros ambientes. Em conjunto com  decorações natalinas, as árvores proporcionam um clima especial neste período.

Acredita-se ( mas não se sabe ao certo) que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve  iluminados pela luz prateada da lua.  As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta.

Esta tradição foi trazida para o continente americano por alguns alemães, que vieram moram na América durante o período colonial. No Brasil, país de maioria cristã, as árvores de Natal   caracterizam esta época  pois, além de  enfeitar
simbolizam  alegria, paz, esperança
& Dizem ser porque o pinheiro passa todo o inverno sem perder suas folhas.!

O presépio representa uma importante decoração natalina. Mostra o cenário do nascimento de Jesus : uma manjedoura, os animais, os reis Magos e os pais do menino. Tradição iniciada por São Francisco de Assis, no séc XIII.

O Papai Noel : origem e tradição
* A figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas. Após várias relatos de milagres atribuídos a ele, foi canonizado (São Nicolau) pela Igreja Católica . * A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus,  no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.

Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado como UM MONGE vestindo túnica marrom, como era costume na época…. Porém, , uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o bom velhinho COMO O CONHECEMOS HOJE: com uma roupa, também de inverno, nas cores vermelha e branca (as cores do refrigerante) e com um gorro vermelho com pompom branco. A campanha publicitária fez um grande sucesso e a nova imagem do Papai Noel espalhou-se rapidamente pelo mundo,(
( chegou ao Brasil lá pelos anos de 1945, veiculada pela revista ‘ Seleções’) e até hoje, tendo tomado o lugar de Jesus…pois quase ninguém lembra que Natal – NÂO é – Papai Noel . 
> Pensam  ser .. o quê ?
> Festa em que se trocam presentes (comércio) com fartura de comes e bebes( gula)

 

Em 25 de dezembro,culturas cristãs costumam comemorar o nascimento de Jesus   Não é data certa. é data simbólica. O modo de comemorar fica a critério de cada cristão, de acordo com sua consciência

De qualquer forma, de fato,  JESUS nasceu!

             Ao ANIVERSARIANTE  TODA A HONRA,  TODA A FESTA

( e NÂO essa orgia consumista encabeçada pelo símbólico   ‘Papai Noel’)

*Louvemos ao Senhor  porque Jesus nasceu: fato indiscutível.  Ele veio  para  morrer a fim de nos salvar de uma  existência eterna separados de Deus. Eis o tamanho do amor de Deus por nós:  esse é verdadeiro  espírito do Natal .                        Isso  é o que  deve ser  comemorado  -x-