oc 12 onde começa o Ano Novo?

30.12  O ano NOVO  já chegou na Nova Zelândia. O país é o primeiro a comemorar a entrada do ano novo por causa da proximidade com a linha internacional da data.

Em Auckland, principal cidade do país, fogos de artifício marcaram o reveillon. 

Após a Nova Zelândia será a vez da Austrália comemorar o ano novo, seguida pelos países asiáticos.  Enquanto

neozelandeses e australianos saúdam  o ANO NOVO,
>  os britânicos se preparam para o almoço e
os brasileiros tomam café da manhã, em 31.12,

               NA VÉSPERA DO ano novo  ! 

O que é a Linha Internacional da Data? A Linha Internacional de Data (LID), também chamada de Linha Internacional de Mudança de Data ou apenas Linha de Data, é uma linha imaginária na superfície terrestre que implica uma mudança de data obrigatória ao cruzá-la.

Ao cruzar a linha de data     <<<<  de leste para oeste  ganha-se um dia e
ao passar >>>>>  
de oeste para leste soma-se um dia no calendário.

Por conveniência, a linha de data foi posicionada no globo terrestre do  lado oposto ao Meridiano de Greenwich, mas localiza-se, na verdade, próxima ao meridiano 180* Há discrepâncias no seu desenho a fim de atender a diversos fatores geopolíticos,  satisfazendo territórios que de outro modo se posicionariam parcialmente a leste ou oeste.
A primeira observação relacionada à LID ocorreu na expedição realizada por Fernão de Magalhães[1] (1519-1522), a primeira a circunavegar o planeta. Os marinheiros sobreviventes, no retorno a Espanha, tinham a certeza de qual era o dia da semana, como confirmado por vários registros de navegação. Entretanto, os que estavam em terra insistiam que o dia era diferente. Embora possamos hoje entender o que ocorreu, o fenômeno causou grande surpresa na época, que fez com que fosse enviada uma delegação especial ao Vaticano para contar ao Papa a odisséia temporal ocorrida.  O Papa Adriano VI achava que, assim, era possível voltar no tempo e até chegou a sondar a proibição da Linha de Data, mas no fim ele compreendeu tudo e aceitou a ‘regra’.

 O QUE É MERIDIANO ? Meridianos são linhas imaginárias que cortam a Terra verticalmente.
O meridiano 0º é Greenwich ( INGLATERRA) separa a Terra em hemisfério oriental e ocidental.
Paralelos ,como meridianos são linhas imaginárias que cortam a Terra,  horizontalmente.
Existem três meridianos famosos:
Linha do Equador,  o paralelo 0º : seja divide a Terra em hemisférios Norte e Sul.
Trópico de Capricórnio,  ao sul,   paralelo a 23º28′ de latitude Sul
Significa o ponto mais baixo do planeta que fica alinhado com o Sol.
Trópico de Cancêr , ao norte, paralelo 23º28′ de latitude Norte 

.                   Significa o ponto mais alto do planeta que fica alinhado Com sol
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

extr        http://www.brasilescola.com/geografia/a-historia-meridiano-greenwich.htm


Como o meridiano está disposto no planisfério

Os meridianos são linhas imaginárias que cortam a Terra verticalmente, o principal meridiano é o de Greenwich, o seu reconhecimento como referência é em razão de sua aceitação em âmbito global ocorrido a partir de um acordo mundial realizado em 1884, na cidade de Washington, com o intuito de estabelecer  padronização de horários e datas em todo o mundo. A sua escolha como referencial foi por cortar o Observatório Astronômico Real, localizado em um distrito chamado de Greenwich, situado na região leste da cidade de Londres.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
extr           
http://www.colegioweb.com.br/geografia/latitude-e-longitude.html

Meridianos e paralelos são linhas imaginárias estabelecidas com base em minuciosas observações  astronômicas , daí o Meridiano inicial ter sido estabelecido
no
Observatório Astronômico de Greenwich, na Inglaterra

O ano novo começa quando a Terra passa por determinado meridiano, pois meridianos servem
    – também para determinar a DATA  nos diverso países do mundo
        – outra finalidade muito importante é dar a localização exata  de um avião ou navio
media em graus:
Latitude distância do Equador,   vai de 0° a 90° e pode ser norte ou sul.
Longitude  distância  a partir do meridiano de Greenwich a um ponto qualquer da superfície terrestre. Ela vai de 0° a 180° e pode ser leste ou oeste.  

 

Há um lugar no mundo em que os territórios dos Estados Unidos e da Rússia estão a menos de 4 km de distância, mas qualquer percurso entre eles terá uma diferença de 24 horas…

Descrição: cid:2.3878217196@web110603.mail.gq1.yahoo.com
Localização das ilhas Diomedes, perdidas entre 2 continentes
Estamos falando das desconhecidas e isoladas Ilhas Diomedes, no Estreito de Bering, a inóspita porção marítima que separa o Alasca do extremo leste da Ásia por onde provavelmente os primeiros habitantes da América atravessaram para estas terras.
As duas Ilhas, conhecidas como Grande Diomedes e Pequena Diomedes são separadas por uma faixa de água de apenas 4 km, que fica congelada durante boa parte do ano, permitindo a passagem a pé entre elas. O curioso é saber que Grande Diomedes é o ponto mais a leste na Rússia, e Pequena Diomedes é o ponto mais a oeste dos Estados Unidos.

Durante o período da Guerra Fria, os nativos que habitavam as ilhas antes da colonização russa ou americana não podiam circular entre as ilhas, nem trocar qualquer tipo de informação, na área que ficou conhecida como ‘Cortina de Gelo’.
Após o final da 2a Guerra, todos os nativos da ilha russa de Grande Diomedes foram transferidos para o continente, e o arquipélago manteve um pequeno povoado apenas na ilha norte americana de Pequena Diomedes, que até hoje possui cerca de 170 habitantes num dos locais mais isolados do planeta.
O que torna o lugar ainda mais curioso é que exatamente entre as duas ilhas passa a ‘Linha Internacional de Data’, criando um fuso horário de nada menos que 24 horas numa distância que, de tão pequena, chega a ser visual.

Descrição: cid:7.3878217196@web110603.mail.gq1.yahoo.com
A Linha Internacional de Data passa exatamente entre as ilhas
http://pt.wikipedia.org/wiki/Linha_Internacional_de_Data
Humberto Eco, em seu romance ‘A Ilha do dia anterior’ explora muito bem as idiossincrasias de viver em Diomedes

Descrição: cid:11.3878217196@web110603.mail.gq1.yahoo.com
Humberto Eco escreveu sobre o tempo
‘Meia-noite de sexta-feira, aqui no navio, é meia-noite de quinta-feira na ilha. Se da América para a Ásia viajas, perdes um dia; se, no sentido contrário viajas, ganhas um dia: eis o motivo por que o [navio] Daphne percorreu o caminho da Ásia, e vós, estúpidos, o caminho da América. Tu és agora um dia mais velho do que eu! Não é engraçado?’
                                               recebi por e mail  não sei de onde foi extraido #