Arquivo da categoria: Ocasiões

Por que SE fantasiar?

21.02  Já parou  para pensar nisso?   POR QUE SE FANTASIAR ?

Fantasia, como o próprio nome diz, é uma representação do irreal, não verdadeiro, imaginativo

Inicialmente, nas festas pagãs, eram representações de entidades do Bem ou do

 Mal. Originalmente fantasias do   Halloween expressavam almas penadas que

vinham atormentar os   vivos.

Com o tempo, passaram a  expressar  uma personalidade   que a pessoa queria

incorporar: ex: colombina, palhaço, pierrô ( personagens de uma história de amor de antigamente ) .

Os bailes de máscaras serviam para encobrir amores proibidos ou deslizes de

maridos infiéis

          Até hoje, ladrões colocam máscaras para não serem reconhecidos .

Os costumes foram progredindo para expressar todo tipo de FANTASIAS das

pessoas, revelar um lado oculto da personalidade da pessoa que aproveita para

se desrecalcar de sua frustrações. Também , hoje em dia, não é só no Carnaval que as pessoas se fantasiam mas nestas sex shop há todo tipo de trajes que

liberam imaginações fantasiosas no parceiro, sem falar no sexo masoquista com

 todo tipo de parafernália que não cabe na cabeça de um cristão

                A  REALIDADE NÃO É SUFICIENTE PARA ESTAS PESSOAS

Qual vocês  imaginam (?) que seja a finalidade e o efeito nos homens de todas as idades, ( pobre dos adolescentes cheios de hormônios à flor da pele…) ao ver mulheres quase totalmente nuas se requebrando em ritmo desenfreado…  Então,

>estamos tão acostumados a viver sem questionar os motivos de nossos atos e costumes da sociedade que estas coisas vão passando batido e vamos aceitando com naturalidade coisas que são aberrações aos olhos de Deus  _

 

Não cabe ao cristão fazer um escândalo e bradar com o dedo em riste acusando o mundo por agir como age mas , em nossa área de influência, em conversas amenas ou perguntas bem colocadas , podemos fazer as pessoas refletirem em suas posturas na vida e perante a Eternidade . Deus os abençoa  -x-

– ‘ Tô nem aí!!!’

20.02 Tô nem aí’... é frase típica de quem cai na farra no Carnaval. Que engano ! 
CARNAVAL é tempo de falsa alegria e ENGANO: a si mesmo e aos outros.
Precisamos  começar 
a conhecer a verdade sobre nós mesmos.

Quando criança, eu brincava de me esconder embaixo da mesa e minha mãe “fingia” me procurar.
Muitos cristãos agem assim com Deus. A quem pensam que enganam Só a si mesmos e, talvez,a algumas pessoas que só “fingem”, entrando na “brincadeira” com você, sendo coniventes com seu erro e engano.   A falsa alegria do  mundo e a insana busca por prazer desenfreado é apenas sintoma do vazio  de suas vidas para não falar do horror que se enconde em suas almas .
  Ser cristão é modo de viver, não uma religião. Implica em andar na luz: falar a verdade para Deus,momento a momento, a respeito de suas reações naturais a fim de acionar o sobrenatural de Deus_o sangue de Jesus 1 Jo 1.7   Assim que pensamentos, sentimentos e atitudes   brotem em seu íntimo, leve-os ao Senhor.Ex_ Graças, Senhor, pelo dia tão lindo! Ou  ‘Droga! Esqueci de pôr gasolina, de novo. Também,,,’ Êpa!

Então, AGORA :   Pare  de tentar se justificar   e admita sua responsabilidade:
–  ESSE SOU EU SEM   JESUS !

 Pai, esqueci de novo… > Confesse sua impossibilidade (o que determina vc ?)
– Não consigo mudar      > Qual o empecilho em meu íntimo ?
– Traga à luz, à minha memória a raiz do problema.

*Às vezes, não queremos mudar _“Pai, acho desaforo só eu ter de fazer tudo…
A Bíbia diz…”Deus opera em vós o querer e o realizar” 
Fp 2.13
                      “Pedí e dar-se- vos-á” Mt 7.7
Pode-se orar:   “Pai, opera em mim o que é do Teu querer e que eu confie que
Tu irás fazer com que minhas necessidades sejam supridas”

A questão é_ Você realmente quer que Deus opere em você (?) ou
                Você quer que Deus mude o outro, O MUNDO TODO ,MENOS VOCÊ, Mt 7.3-5

Está escrito: ‘tira primeiro a trave do teu olho…’
OUSE orar_ “
Pai, mude o meu modo de ser, conforme a Tua vontade.
Que eu seja LIVRE para agir como é melhor para mim, e para os outros
Que o Teu nome seja glorificado”  #



Carnaval: sexo ilícito

19 02    CARNAVAL:  festa  carnal.
Significado e reflexões sobre algumas palavras de práticas sexuais ilícitas. Verifique…

O que fazemos  ou deixamos de fazer não afeta a Deus  Na Sua misericórdia, Deus  nos dá critérios para fazermos escolhas com bons resultados  para nós . E o diabo quer que pensemos ser Deus um chato, estraga prazeres e tirano que não quer que ninguém se divirta.  O que Deus estraga é a intenção do diabo mostrando  o que está por trás do que parece ser um grande prazer. ( se Eva soubesse quem estava ‘por trás’  da ‘serpente.’..)

 

  Cristianismo também é cultura !

 

Adendo: na Bíblia aparecem certos termos que a gente ACHA que sabe seu significado. Mas,

sempre é bom conferir se sabemos certo, e ir ao dicionário
Compartilho  o resultado de minhas consultas

 

Fornicação… (dic) praticar o coito, copular. 

                         & para cristãos, é qualquer ato sexual  de solteiros  

 

Devasso…dissoluto … dissolvido, desfeito, corrupto 

                                        & pode ser alguém sem a mínima compostura
                 libertino …   livre de qualquer peia ( freio) moral, depravado

                                                      (corrompido, pervertido)
                 licencioso …indisciplinado, desregrado, / sensual,

                                     libidinoso ( que sugere prazer sexual)

                 && nesse aspecto vivemos época de extremo apelo libidinoso : basta reparar em revistas, filmes, propagandas na TV, as roupas usadas pelas mulheres ( às vezes, até na igreja ! )  

 

Adúltero…que violou ou viola a fidelidade conjugal  

       –   Jesus vai mais além :

          ‘olhar …com intenção impura, no coração, já adulterou…’   Mt 5.28

* ter relação sexual com alguém casado, mesmo que separado de seu cônjuge, Mt 19.9

 

 

Efeminados…homem que adota aparência ou maneiras femininas, homossexual

 

Sodomita… conjunção sexual anal entre homem e mulher
                         – ou entre homossexuais masculinos.

 

Prostituição…ato ou efeito de PROSTITUIR : EXPOR, pôr à venda… 

                         & prostituição tem significado  muito mais amplo do que simples
                             comércio do sexo. Strippers estão se prostituindo.

                   – abrir mão de valores morais ou éticos em troca de favores, vantagens ou dinheiro >  é uma forma de se prostituir.

 

Impureza… (dic) ver IMPUDOR… falta de pudor, de pejo, descaro, cinismo, impudência, despudor.

             & em outras palavras, gente sem vergonha, sem recato. Nesse aspecto, o mundo vai  muito mal, mesmo ! Não há mais vergonha em se admitir a mentira, o roubo, a  imoralidade, a infidelidade, a perversão sexual  
                                 Não há mais vergonha de nada !

 

Lascívia… qualidade ou modos LASCIVO : sensual, libidinoso ( provoca ou sugere prazer sexual )

                                                   Lúbrico: escorregadio, resvalador, sensual  

                                                   Desregrado: fora das regras,  libertino(sem freios)

                                                       Devasso : licencioso (usa de excessiva licença) ‘pode tudo’ 
                                                       Dissoluto : dissolvido, desfeito, decomposto

                                                       &   pode ser alguém sem a mínima compostura  

             

Impudicícia…falta de PUDICÍCIA: púdico

                    : pudor… embaraço ao perceber intenções maldosas. 
  Casto…abster-se de relações sexuais ilegítimas ou imorais 
                             Recatado…de RECATAR : recear, encobrir ( não se expor)

                 Ex: Vasti foi recatada ao não querer se expor àqueles 
                                   homens bêbedos e imorais,   Ester 1. 10-12
                                Sentimento feminino de honra, pureza e castidade

Ato ou expressão IMPÙDICA:  sem constrangimento algum ante olhares, gestos ou insinuações dúbias 

   

                  

CHOCARRICES: CHALAÇA: dito zombeteiro / gracejo de mau gosto, insolente/ 
                                        caçoada, troça,zombaria

      Gracejos atrevidos
Truanices…momices : trejeitos, esgares ( gestos de escárnio, caretas )  &   trejeitos e bobeiras que se vê nos programas humorísticos

                        – dito de truão: palhaçada, bobeira, 
                        –   dito de bufo ( bufão) ator encarregado de fazer rir com mímicas, esgares, etc.

&& entendo significar que não convém entre cristãos zombarias,
– ditos ‘engraçados’ para deixar  alguém sem graça, > ser o ‘palhaço ‘ da turma,
>  viver fazendo graça e debochando de tudo…
–   de fato, tais atitudes expressam falta de consideração e de amor ao próximo.

 

Incontinente :   pessoa sem moderação em sensualidade.

 

&  De modo geral, só as pessoas com mais de 50 anos e de certa cultura podem ter OUVIDO algumas dessas palavras. Mas o pior, que me deixou estarrecida, foi

perceber que, em apenas 40  anos,   conceitos e valores cristãos de 1960 anos foram   quase que completamente   dissolvidos ou banidos da sociedade.

 

 A virgindade, valorizada há cerca de 5 mil anos, mesmo entre os gentios na Antigüidade, hoje está se tornando vergonhosa, retrógrada. 
                   >   De fato, caminha-se para o fim dos tempos

* Também é esclarecedor saber   o conceito de Deus sobre certas outras palavras :    

 

Feitiçaria… ‘a rebelião é como pecado de feitiçaria’  

 

Idolatria…   ‘o porfiar é como iniqüidade e idolatria’ 1 Sm 15.23

                           Leia-se : contenda de palavras, polêmicas, teimosia, obstinação

 

Adúlteros… ‘ a amizade do mundo é inimizade contra Deus’,   Tg 4.4
                   ( considerados infiéis à aliança com Deus)

 

Homicida…’ qualquer que aborrece seu irmão’ 1 João 3.15

Abomináveis…’dois pesos e duas medidas’, Pv 20.10
o perverso,Pv 11.20

                       o altivo de coração,  Pv 16.5
Veja o que é abominação ao Senhor : o imundo, Lv 7.21 

                      sexo ilícito, Lv 18.19-22, 26 _
                        – faz ídolo e o esconde, Dt 27.15
o sacrifício dos ímpios, Pv 21.27_
casamentos mistos, Ml 2.11

> a oração de quem ‘desvia seus ouvidos de ouvir a Lei‘,
Pv 28,9, Is 1.13            ( ver  ‘ABOMINAÇÕES’ , no link  ‘de A a Z‘ )

* Com esse novo entendimento, veja como ficam Ap 21.8 RA e 22.15 corr
’quanto aos covardes ( tímidos) incrédulos, abomináveis,

            aos  assassinos ( homicida:   aborrece seu irmão)  impuros,( fornicários)
            aos  feiticeiros ( rebeldes) idólatras ( polêmicos, obstinados) mentirosos

 

a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre’

 

‘ficarão de fora
os cães :
i )   atalaias cegos, nada sabem; todos são cães mudos, que não podem ladrar  

     os enviados a proclamar a mensagem de Deus, e se calaram   Is 56.10

 ‘ quando o atalaia vir que vem a espada e não tocar a trombeta…não avisar
    …e levar uma vida… o seu sangue demandarei da mão do atalaia’ Ez 33.6  

 

ii ) cães gulosos, não se podem fartar…são pastores   (gananciosos)     Is 56.11

             

 iii ) conheceram a verdade e retrocederam: ‘o cão voltou ao seu próprio vômito’ 2Pe 2.22

 

os feiticeiros ( os rebeldes
     os que se prostituem ( impuros)  o homicida ( o que aborrece o irmão)
     – idólatras, ( polêmicos e obstinados) e quem ama e pratica a mentira’

à   Que essa pequena amostra seja incentivo para ler a Bíblia buscando saber o real e mais profundo significado das palavras a fim de  se apreender devidamente a amplitude de sua mensagem.   

 

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

O QUE MOVE VOCÊ?

18.02    MARIONETES  são bonecos   movidos por fios estrategicamente colocados e movido por pessoas nos bastidores: a plateia só vê o BONECO se mexer  ( não vê a pessoa que se esconde por trás do cenário,  nos bastidores) 

Cada vez mais a gente vive SEM PENSAR, sem refletir quanto às nossas ações, motivações e motivos. POR QUE  você faz  ISSO, do jeito que faz? PARA QUE? ( qual a finalidade?)

Parece que somos marionetes movidos pelo calendário e como  TODO  MUNDO FAZ: CARNAVAL, cai na farra. Páscoa, come chocolate. Março: homenagem à mulher. Dia das mães…( devia ser todos os dias) Dia dos pais: precisa dia especial para reunir a família ou lembrar do pai. Setembro tem feriado, Outubro: presente para as crianças, Novembro: culto os mortos. E mais feriado. Já é DEZEMBRO: fim de ano, preparativos para as  Festas,  no novo…

   Vi um vídeo sobre saúde que explicou as partes do cérebro e, percebi que, a maioria de nossas ações estão sendo movidas pelas partes  que os animais usam, com a diferença  que sabemos FALAR, pois cada vez  mais se perde a capacidade de COMUNICAÇÃO: do olhar significativo, das palavras gentis, da conversa amena, da TROCA DE IDEIAS, do prazer da leitura

Em geral, vive-se de feriado em feriado, sem nem saber o significado deles. Vive-se como TODO MUNDO:  as pessoas de bem, andam meio certinho. As outras,  fazem como bem entendem e fica tudo por isso mesmo. Em que época  vivemos? Cada dia mais perto  de Jesus: por que_ ou  vamos a Ele , ao morrer_ ou  porque Ele logo virá.
    
O mundo, como em Sodoma e Gomorra, caminha NUMA BOA,  para a destruição final .

Jesus disse, SETE vezes: Apoc 2.7,  11,  17,  29   Apoc 3. 6,  13, 22
 ‘…quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz à IGREJA’

O avisado vê o mal e escondese;
mas os simples /   os escarnecedores dizem:- ‘Que exagero!’ _ ‘Que qui tem…’
Passam adiante e sofrem a pena’   Provérbios 27.12 

‘Considera seus caminhos’( Ag 1.5,7 e 2.15)
_ indo por onde você anda, onde vai chegar? –x-