Arquivo da categoria: Ocasiões

Carnaval: a quem engana?

17.02  CARNAVAL  …  tempo de engano e falsa alegria.Precisamos  começar a conhecer a verdade sobre nós mesmos.  Observação:  convém imprimir este artigo e ler uma vez ao mês

  • Quando criança, eu brincava de me esconder embaixo da mesa e minha mãe “fingia” me procurar.  Muitos cristãos agem assim com Deus.
                  A quem pensam que enganam?

Só a si mesmos e, talvez, a algumas pessoas que só “fingem”, entrando na “brincadeira” com você, sendo coniventes com seu erro e engano.

  • Ser cristão é modo de viver, não uma religião. Implica em andar na luz: falar a verdade para Deus, momento a momento, a respeito de suas reações naturais a fim de acionar o sobrenatural de Deus_ o sangue de Jesus 1 Jo 1.7
  • Assim que pensamentos, sentimentos e atitudes   brotem em seu íntimo, leve-os ao Senhor.Ex_ Graças, Senhor, pelo dia tão lindo! Ou
                   ‘Droga! Esqueci de pôr gasolina, de novo. Também,,,’ Êpa!
    Pare agora de  tentar se justificar   e admita sua responsabilidade:

                                –  Pai, esqueci de novo…  Confesse sua impossibilidade (o que o determina?) 
                        –  Não consigo mudar . Qual o empecilho em meu íntimo ?

                   – Traga à luz, à minha memória a raiz do problema.

 *Às vezes, não queremos mudar _“Pai, acho desaforo só eu ter de fazer tudo…

  • A Bíbia diz…”Deus opera em vós o querer e o realizar” Fp 2.13

                       “Pedí e dar-se- vos-á”   Mt 7.7 
     Pode-se  orar:    “Pai, opera em mim o que é do Teu querer e  que eu confie que
                             Tu irás fazer com que minhas necessidades sejam supridas”  

  • A questão é_ Você realmente quer que Deus opere em você (?) ou

                         Você quer que Deus mude o outro?   Mt 7.3-5

                        Está escrito:  ‘tira primeiro a trave do teu olho…’

 

OUSE orar_ “Pai, mude o meu modo de ser, conforme a Tua vontade. 
                  Que eu seja LIVRE para agir como é melhor  para mim,  e 
                                                                               para os outros 
                  Que o Teu nome seja glorificado” 

Alegria ou prazer?

16.02  O mundo vive intensa fixação no PRAZER .
 E cristãos? 
será que Deus quer que Seus filhos tenham um avida chata?  está escrito:  2 Tm 6.17

‘Deus que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos’

 Deus quer que as pessoas usufruam com intensa alegria tudo o que foi criado para o nosso bem viver.

> Só que o diabo se compraz em estragar o que Deus fez

Devem viver uma vida monótona, insípida, sem prazer algum ? o salmista disse: FELIZ QUEM…  antes ( é prioridade ) tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite’   Salmo 1.1-2
Deus quer que tenhamos prazer de viver: ‘Deus, que nos concede abundantemente todas as coisas para delas  gozarmos ‘ ( 1Tm 6.17) e concede a alguns uma alegria real  

A Palavra nos dá diretrizes quanto à vontade de Deus  e   critérios para nos avaliarmos …  

Ao insensato o praticar a iniqüidade é um  divertimento … ‘ (Pv 10.23)
 

UM DIA, serão …‘  julgados todos os que não creram na verdade,

                       antes tiveram  prazer  na injustiça’   2Ts 2.12 

Pv 10.23 > conduta sábia é o prazer do homem entendido 

1- ‘Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos’ Tm 6.17     Deus quer que tenhamos prazer nas coisas que Ele criou para usufruirmos,
quer que tenhamos prazer de viver, prazer na vida !

2- e nos dá critérios:
2.1 
‘todas as coisas são lícitas, mas nem todas convém..

     .mas não me deixarei dominar por nenhuma’…  

     – mas nem todas as coisas edificam.1Co 6.12 +10.23
 # Então, a gente  se pergunta: 

– é lícito? convém ? edifica? me domina? ( sou ‘obrigada’ a fazer ?)

2.2 ‘Ora, pecando…contra os irmãos…ferindo- lhes a consciência quando fraca,
pecais contra Cristo
.’ 1Co 8.12  & Então,  
 a gente se pergunta:
– Pode ferir a consciência de algum irmão’
,

2.3 ‘Portanto não nos julguemos mais uns aos outros; Rm 14.13
antes o seja o vosso propósito não pôr [tropeço] ou escândalo ao vosso irmão.’
& então,  a gente se pergunta:
Por minha causa alguém pode ser levado a fazer  algo que desagrada a Deus ?
     –  ‘Escandalizo alguém  ?’   tipo: – ‘ Como diz que é crente e age  assim?

3-  Precisa  verificar 

     –se estou agindo em amor, atitudes arroladas em 1 Co 13.4 >>>
                     –  que se resume muito bem na frase:
        : ‘ estou sendo egoísta e inconveniente ? ‘

Se meu prazer agride, ofende ou escandaliza alguém, não é legítimo.

Grata por ter dado ocasião a refletirmos juntas sobre a questão do PRAZER

 

Carnaval e sexo

15.02  Deus criou e não pode usar ? Deus cria BOM e o diabo deturpa  Saiba+

TUDO COMEÇA NA MENTE : seu caráter determina o seu agir

‘ para o insensato o praticar a iniqüidade é um divertimento;

                              mas a conduta sábia é o prazer do homem entendido’ Pv 10.23

 ( P) considera a Palavra, Deus dá entendimento, 2 Tm 2.7

 

Deus é realista, prático e apropriado:- tudo o que tem a dizer está nas Escrituras mas
_ é preciso conhecer as Escrituras para saber onde está escrito  o padrão de Deus para aquele determinado assunto : neste mês  de CARNAVAL focamos  a questão do SEXO 

 

1- DEUS CRIOU O   SEXO : MACHO E FÊMEA OS CRIOU:  ‘ multiplicai-vos, enchei a terra… ‘ Gn 1.

& o MUNDO DEMONSTRA NADA SABER SOBRE  DEUS  ao dizer que 

   > A QUEDA FOI  DEVIDO  AO ATO SEXUAL   ( a maçã mordida,  símbolo da APPLE)

 o MUNDO ( que  jaz no maligno, 1 João 5.19)

e denigre a pessoa de Deus   apresentando-O , no mínimo,  INCOERENTE ! 

 

O que dizer (?) de alguém _ CRIA ALGO PARA SER usado de um  determinado  modo +  MANDA USAR + ABUNDANTEMENTE:  quando vai usar é penalizado ?!  & é isso que o diabo quer que pensem de Deus uma pessoa inocoeremte e  injusta

DEUS criou macho e fêmea  exatamente com o intuito de , através do ato sexual, procriar e ENCHER A TERRA ! 

                                              MAS NÃO APENAS PARA A PROCRIAÇÃO,

                                              –  COMO OS ANIMAIS FICAM NO CIO_

 

DEUS PRETENDE   QUE O RELACIONAMENTO  DO CASAL
SEJA AFETUOSO, PRAZEIROSO, que um deseje o outro. acolha, supra as necessidades físicas e afetivas. 
  ler 1 Coríntios 7  Efésios  5


>Olhe para o mundo e  veja no quê o diabo transformou o que Deus criou para

 ser tão bom, puro, belo e santo:

 Prostituição   significa degradação pessoal,  doenças venéreas, AIDS, trafico de mulheres, pedofilia, sodomia, homossexaulismo 

                         ( chegamos a uniões abomináveis? Lv 18.19-24)

Exatamente   isso  é o que o diabo fez e  quer fazer   com tudo o que diz respeito a Deus .

 

2- O plano de Deus para Seus filhos, os salvos, os cristãos verdadeiros :

2.1 ‘esta é a vontade de Deus: a vossa SANTIFICAÇÃO,

       > que vos abstenhais da prostituição 1Ts 4.3

               é isso aí : sem mas…nem menos !

2.2 Cada um faz sua escolha e arca com as devidas conseqüências :

Deus diz: à ESCOLHE A VIDA, para que vivas tu e tua descendência’ Dt   30.19

– Se fores sábio, para ti serás _ Se escarnecedor, só tu o suportarás Pv   9.12

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
2.3 o corpo não é para a prostituição, senão para o Senhor,
                       e o Senhor para o corpo   1Co 6.13-20 



( P ) não sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne 18 Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do [corpo]; mas o que se prostitui peca ( erra o alvo de Deus) contra o seu próprio corpo. ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? 20 Porque
à fostes comprados por bom preço;

        glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito,
– os quais pertencem a Deus 1Co 6.13-20

 

( P ) ’ Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis;… Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei;

e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. V 17 Por isso  saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor…não toqueis nada imundo, e Eu vos receberei;

18 Eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso ’’ 2Co 6.14- 18
pensa que Deus recebe qualquer um que vive chafurdando na lama do pecado e imoralidade?

Ler Parábola das bodas: Mateus 22.1-13 & Deus especifica os trajes,

 como em qualquer convite de alta categoria:vestes alvas,  > ver adendo .

 

( P ) pois que temos tais promessas,( Ler o que veio antes Tb: você sabe quem é… em Cristo? Conhece sua herança celestial ?   Sabe que Deus prepara você, salvo, para o Reino milenar com Cristo ? ) >purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito,+ aperfeiçoando a SANTIFICAÇÃO no temor de Deus.( 2Co 7.1 )

 ( P ) todo o que nele tem esta esperança ( ler o que veio antes…)

         > purifica -se a si mesmo, assim como ele é puro’   1Jo 3.3                         

ADENDO: Ap 7.9-10  ‘… eis grande multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas..em pé diante do trono e em presença do Cordeiro, trajando compridas vestes brancas, com palmas nas mãos; e clamavam com grande voz: Salvação ao nosso Deus, que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro …….Quem são eles e donde vieram
Ap 7.14 …  são os que …  lavaram as suas vestes e as alvejaram no sangue do Cordeiro

 & Não  apenas LAVARAM ( salvação) mas ALVEJARAM: processo de esfregar com sabão e expor ao sol…várias vezes até ficar bem alvo > 1 João 1.7 e 9 # inúmeras vezes: até quão alvo se deseja ! ) Ap 7.15 Por isso estão diante do trono de Deus, e O servem de dia e de noite no seu santuário…’   #