Arquivo da categoria: Ocasiões

Carnaval: costume

14.02

Carnaval é costume: FAZ PARTE DA NOSSA CULTURA, mas precisamos saber sua origem Confira!

Carnaval no Brasil faz parte da nossa cultura
    extr 
http://www.brasilescola.com/carnaval/carnaval-no-brasil.htm
mas cada ano cresce o número de pessoas que ‘fogem’ da folia e a cidade de SPaulo fica vazia…


O carnaval chegou ao Brasil em meados do século XVII, sob influência das festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em alguns países, como a França, o carnaval acontecia em forma de desfiles urbanos, ou seja, os carnavalescos usavam máscaras e fantasias e saíam pelas ruas comemorando.Certos personagens têm origem europeia, mas mesmo assim foram incorporados ao carnaval brasileiro como, por exemplo, rei momo, pierrô, colombina.
A partir desse período, os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos cortejos de automóveis (corsos) foram criados, mas só se popularizaram no começo do século XX.
As pessoas decoravam seus carros, fantasiavam-se e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades, dando origem assim aos carros alegóricos. O carnaval tornou-se mais popular no decorrer do século XX e teve um crescimento considerável que ocorreu devido às marchinhas carnavalescas (músicas que faziam o carnaval ficar mais animado).
A primeira escola de samba foi criada no dia 12 de agosto de 1928, no Rio de Janeiro, e chamava-se “Deixa Falar”, anos depois seu nome foi modificado para Estácio de Sá. Com isso, nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo foram surgindo novas escolas de samba. Organizaram-se em Ligas de Escolas de Samba e iniciaram os primeiros campeonatos para escolher qual escola era a mais bonita e a mais animada. A região nordeste permaneceu com as tradições originais do carnaval de rua, como Recife e Olinda. Já na Bahia o carnaval fugiu da tradição, conta com trios elétricos, embalados por músicas dançantes, em especial o axé.
ah! terminados os festejos do ano, logo se começa a preparar  o enredo e fantasias para o ano seguinte. Requer  muito planejamento, preparo, dinheiro e dedicação de muitos aficcionados

Veja a seguir os Estados que mais celebram o carnaval:

Rio de Janeiro

A folia carnavalesca carioca começa antes dos dias oficiais do carnaval. Já no mês de setembro começam os ensaios nas quadras das diversas escolas de samba da cidade.No mês de dezembro a cidade já se agita com os denominados “ensaios de rua” e a mais nova criação: “ensaios técnicos”, que levam milhares de pessoas ao Sambódromo todo final de semana. Os desfiles oficiais são realizados durante a data oficial do carnaval.

Pernambuco

Milhares de pessoas saem pelas ruas de Olinda e Recife, a maioria fantasiada e ao som do frevo (ritmo marcante do Estado). O carnaval de Pernambuco conta com dezenas de bonecos gigantes, os foliões são extremamente animados. Uma das grandes atrações é o bloco carnavalesco “Galo da Madrugada”.

Bahia

O carnaval baiano é, sem dúvida, um dos mais calorosos e animados do Brasil e do mundo. Em especial na cidade de Salvador, onde se localiza os três principais circuitos carnavalescos: Dodô, Osmar e Batatinha.Por esses circuitos passam mais de 150 blocos organizados, cerca de 2 milhões de pessoas durante os dias de festa. Normalmente esses blocos se apresentam com os trios elétricos e com cantores famosos.

São Paulo

O carnaval paulista é similar : tem um estilo geral parecido ao carnaval carioca.  mas cada um tem suas características próprias )  Acontece um grande desfile das escolas de samba da cidade. O desfile ocorre em uma passarela projetada por Oscar Niemeyer,  O SAMBÓDROMO.   Há o desfile do Grupo Especial e do Grupo de Acesso, que acontecem na sexta-feira e no sábado, para não haver concorrência com o desfile do Rio de Janeiro.

 

Alegrias vãs

13.02  sem Deus, alegrias vãs desta vida serão as únicas, por toda a Eternidade  Saiba +

Tese   Alegrias vãs   vs   prazer de viver   cL

Tenho pedido para que Deu me prepare para encontrar com Ele :
Tem ‘caído a ficha’ de que a REALIDADE é ESPIRITUAL e esta Terra é o paraíso dos trouxas ( frase de um filme do mundo ) : se o homem não se converter a Deus os únicos momentos felizes que terá serão fugazes situações de vãs  alegrias  nesta vida : é muito sério !

Em especial, a líderes: convêm tal questão considerar como seus liderados

 De modo amplo e geral, parece que também os cristãos estão vivendo no ‘mundo da fantasia’ ,   sem a mínima noção da seriedade das coisas espirituais, confundindo verdadeiro cristianismo com  programação de igreja.

Seu divertimento define seu caráter: ‘é divertimento ao insensato o praticar a iniqüidade;
                                             mas a conduta sábia é o prazer do homem entendido.’ Pv 10.23

1- PIOR AINDA: a Bíblia nos adverte de situação que ocorre no mundo,
  2Ts 2.12 …   para que sejam julgados todos os que
                           1-  não creram na verdade,
                          2- antes tiveram prazer na injustiça.’

2- Outra situação, descrita em Efésios Ef 4.17 23   Portanto digo isto, e testifico no Senhor, para que não mais andeis como andam os gentios, na verdade da sua mente
                                                                              J é o famoso ACHÔMETRO !

Ef 4.18  1- entenebrecidos no entendimento,
              2- separados da vida de Deus pela ignorância que há neles,
               3- pela dureza do seu coração
Ef   4.19 4- … tendo-se tornado insensíveis
               5-, entregaram-se à lascívia
                 6- para, com avidez,
                 7- cometerem toda sorte de impureza.

3- E ainda:
1Pe 4.4  E acham estranho não correrdes com eles
               no mesmo desenfreamento de dissolução, blasfemando de vós’

1- PRAZER DE VIVER não significa verdadeira alegria

Cristão não é para ser sisudo, com cara de mártir : Deus criou todas as coisas belas, saborosas, perfumadas, agradáveis ao tato e sons maviosos e deu ao homem os cinco sentidos : visão, paladar, olfato, audição, tato. para ser bom usufruir de todas as coisas criadas.
     ‘viu Deu tudo quanto tinha feito e era muito bom’ Gênesis 1.31

Eclesiastes diz: ‘ Eis aqui o que eu vi, uma boa e bela coisa: alguém comer e beber, e gozar cada um do bem de todo o seu trabalho, com que se afadiga debaixo do sol, todos os dias da vida que Deus lhe deu;
                               > pois esse é o seu quinhão’  Ec   5.18
‘Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida vã, os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vida vã; > porque este é o teu quinhão nesta vida ‘ Ec 9.9  
               – e do teu trabalho, que tu fazes debaixo do sol ’
No Novo Testamento, está escrito : 1 Timóteo 6.17 b
‘Deus que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos’

2- ALEGRIA VERDADEIRA é DOM DE DEUS  sob a condição de : ‘
Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companhei-ros’  ( Hb 1.9 )  Puseste no meu coração mais alegria   do que a deles  no tempo em que se lhes multiplicam o trigo e o vinho ( em uma festa  ! ) ’  Sl 4.7

3-  O FRUTO DO ESPÍRITO  é : amor, alegria, paz … Gálatas 5.22-23    J

Carnaval 2021

12.02

   Aos que seguem conosco …

   > uma prosinha informal:

os artigos referentes ao CARNAVAL  não têm sentido na situação em que vivemos hoje.

  FATO a ser considerado é que NADA NESTA VIDA É ETERNO!

Quem jamais sonharia com a remota a possibilidade de que

  >  no Brasil não haveria CARNAVAL!!!

 mas estamos vivendo esta espantosa REALIDADE!

Então, vamos considerar com mais atenção as coisas espirituais e eternas pois, as da Terra, de um jeito ou de outro  com certeza irão pasar para nós, um dia…

  Que irmos juntos nos incentive pois qualquer jornada fica melhor com boa companhia como você.

 Deus os abençoa

CRISTÃO se diverte?

11.02   PRAZER é fixação do mundo atual. E o cristão:vive uma vida insípida?
Critérios para o prazer lícito: confira! 

O mundo vive uma intensa fixação no PRAZER :

E cristãos? Devem viver uma vida monótona, insípida, sem prazer algum ?

A Palavra nos dá diretrizes quanto à vontade de Deus

                                            e     critérios para nos avaliarmos …

Está escrito: 1Tm 6.17

1-  ‘Deus, que abundantemente nos dá  todas as coisas para delas gozarmos’  

Deus quer que tenhamos prazer nas coisas que Ele criou para usufruirmos,

                    quer que tenhamos prazer de viver, prazer na vida  !  

2- e nos dá critérios:
2.1  ‘todas as coisas são lícitas, mas nem todas convém

                            …mas não me deixarei dominar por nenhuma   1Co 6.12
…mas nem todas edificam’

> E a gente, então, se pergunta: convém ? me domina? ( sou ‘obrigada’ a fazer ?) Edifica?

2.2 ‘Ora, pecando…contra os irmãos…ferindo- lhes a consciência quando fraca,
–> pecais contra Cristo
.’   1Co 8.12

a gente se pergunta: 
           Pode  ferir a consciência de algum irmãozinho mais tenro, mais ‘nenê’?

 

2.3  ‘Portanto não nos julguemos mais uns aos outros;    Rm 14.13
        antes o seja o vosso propósito não pôr [tropeço] ou escândalo ao vosso irmão.’ 

 

>e a gente se pergunta: 
               Por minha causa alguém pode tropeçar, fazendo algo que desagrada a Deus ?

              Vejo se escandalizo alguém, tipo: – ‘ Como diz que é crente e age assim?  

 

3- Mais fácil é verificar se estou  agindo em amor, atitudes arroladas em   1 Co 13.4>>>
    que se resume muito bem na frase: ‘ estou sendo inconveniente ? ‘  

Se meu prazer agride, ofende  ou escandaliza alguém, não é legítimo.

 Grata por ter dado ocasião a refletirmos juntas sobre a questão do PRAZER 

 

 

O mundo cai na farra

09.02 … e o cristão? O QUE FAZ O CRISTÃO  no Carnaval?

O MUNDO CAI NA FARRA. E os cristãos: o que fazem ? 

Carnaval: o que fazer ?   reflexões

No mundo, há clubes especializados em entretenimento, cujo empenho é oferecer programações diversificada e cercar-se de pessoal competente para atender aos mais exigentes fregueses,  e servirem bem aos freqüentadores.

A IGREJA, grupo de pessoas remidas pelo sangue de Jesus, tem outros ideais. Amam a Palavra, dedicam-se ao estudo, às orações, cantam para louvar ao Senhor, buscam a comunhão com irmãos e atividades sadias.
Empenham-se para estarem em comunhão com Deus  e junto aos irmãos.  

 

*Tanto um, quanto outro, não deixam passar em branco nenhuma ocasião de usufruírem ao máximo   a oportunidade que lhes propiciam feriados e fins de semana prolongados.

 

No entanto, há os que não são nem um, nem outro:
Só um pouquinho de cada. Não estão empenhados o bastante para 

 i) oferecer entretenimento suficiente e adequado como um clube,
ii)  nem são consagrados ao Senhor a ponto de   deixarem suas comodidades
e terem prazer com as coisas de Deus.

 

O que fazer?  Só se pode lamentar e orar !
(e também, desabafar com vocês: quem sabe…)

Lamento profundamente que, os cristãos que não foram viajar, não tenham nada a oferecer no sentido de se ajuntar para orar, louvar, estudar a Palavra, compartilhar bons momentos de atividade sadia, juntos ! Questiono-me :
’se não buscam comunhão agora, como irão conviver para sempre   com os irmãos na eternidade ?

 

Lamento as igrejas fechadasquando…deveriam estar abertas, oferecendo aos cristãos o que o mundo não lhes pode dar. Quantos são atraídos pela falsa alegria ou ficam babando frente à TV….  

    
Lamento pelas igrejas fechadas, atestado inconteste de que não têm para dar nada além do que formalismo religioso e uma programação FIXA

    

Urge nos questionarmos perante o Senhor: a que ‘escola’  pertencemos ?  ‘Onde Ele nos quer “suando a camisa” ? Uma coisa é certa _   Ap 3. 16
os que forem mornos estão prestes a ser vomitados de Sua boca.    J  

ah! quem anda com Deus não perde tempo : consagre um tempo para ler a Bíblia

em vez de  ficar  parado, vendo TV ou jogando video game. No link ESCRITURAS TEM SUGESTÕES PARA LER OS LIVRSO CURINHOS  DA BÍBLIA.