Sl 115 ( 2 ) a terra é do homem

Salmo 115   Parte 2   explica porque  a Terra é um planeta especial para Deus, apesar de ser um ponto minúsculo no Universo. Deus deu a Terra ao homem que entregou ao diabo autoridade recebida de Deus. Jesu precisou se fazer homem, para como homem sem ser pecador, despojar o diabo dessa autoridade. Ler Coloss 2.15 

115.16 [  é ]
 Os céus são os céus do SENHOR,  mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens.
#
esse texto é muito esclarecedor:  explica o motivo de tantas coisas  que acontecem na Terra.
A queda do querubim rebelde ( Isaías 14.12-14  e Ezequiel 28.14-15)  ao ser expulso do céu, abalou a Terra que não foi criada vazia ( Isaías 48.15) como estava por ocasião do relato de   Gênesis  1.2
Então , Deus restaurou a Terra e a fez bem calibrada  para aqui habitar  o ser que seria criado para escolher a quem queria servir: a Deus ou ao diabo ( pois o diabo alegava ser Deus  um tirano que não admitia outra opinião senão a dEle)
Deus criou o homem e deu-lhe  autoridade sobre a Natureza. E também deu  a oportunidade de ESCOLHER  a quem iria obedecer/ adorar/ servir.   Ao ignorar o que Deus dissera e ao fazer o que o diabo, incorporado na serpente, sugeriu, constituíram o diabo  ‘o príncipe deste mundo’  ler João 12.31, 14.30 e 16.11 e 2 Co 4.4.
‘o mundo jaz (
permanece separado de Deus ) no maligno’ 1João 5.19
o deus deste século’ 2Co 4.4_
pois:’sois servos desse mesmo a quem obedeceis’ Rm 6.16
————————————————————————————————————————
Obs
:  Diferentes versões explicam melhor o sentido de certas palavras: ex: Lc 1.74 consta
na versão corrigida:  libertados da mão de nossos inimigos, O servíssemos sem temor’
na Atualizada está: libertados da mão de nossos inimigos, O adorássemos sem temor’
Então , no original,  ‘servir’ e  ‘adorar’ são termos equivalentes. Pela Queda, o homem escolheu  servir/ adorar ao diabo, passou a existir separado de Deus  e a Humanidade se tornou  uma  raça de pecadores.
——————————————————————————————————————————
Então, como planejado antecipadamente, ( Ap 13.8) logo em seguida à Queda do homem, Deus apresenta o plano da redenção ( Gn 3.15)  como a opção para ser  religado  a Deus:por isso, Jesus  precisou nascer como  homem sem ser da raça de pecadores( concepção miraculosa) a fim morrer na cruz em lugar do pecador.
A Jesus ‘  Deus propôs como propiciação , pela fé, no seu sangue, para demonstração da sua justiça por ter ele na sua paciência, deixado de lado os delitos outrora cometidos’ Rm 3.25 _ Deus estava em Cristo  reconciliando  consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões; e nos encarregou da palavra da reconciliação’ 2 Co 5.19
Na tentação, o diabo disse na cara de Jesus: ‘ Dar-te-ei toda a autoridade e glória destes reinos (todos do mundo) porque me foi entregue e a dou a quem eu quiser’  ( Lc 4.6) O diabo  tentava fazer Jesus desistir  da cruz .
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

de volta ao texto do salmo 115

Salmo 115.17 [ é]  Os mortos não louvam o SENHOR, nem os que descem à região do silêncio.
#  esses ‘mortos’ podem ser os que existem separados de Deus e não louvam ao Senhor  e  ‘os que descem à região do silêncio’, esses sim, são os  morrem e vão ao Hades esperar o juízo final.
115.18  ATITUDE:   Nós, porém, bendiremos o SENHOR,  desde agora e para sempre. Aleluia !

-x-
 #    ‘para sempre’ dá a ideia de que os que louvam ao Senhor nesta vida  continuarão a louvá -lO por toda a Eternidade.  Estarão com Deus para sempre usufruindo de Sua bondade  -x-

As Escrituras são de uma riqueza sem par _ . e, conhece-las, nos deslumbra !