Sl 116 o Senhor ouviu…

Salmo 116   para ler em momentos de instabilidade emocional . O salmista testifica o que o Senhor tem feito por ele. Deus é  sempre o mesmo, não muda, não faz acepção  de pessoas: então, deixou escrito pois é isto que Deus quer fazer a você.  Aproprie-se da Palavra de acordo com suas necessidades  Numa pior (116.3) decide-se por Deus: toma o cálice da salvação e invoca o nome do Senhor( v13)

,116.1 ATITUDE    Amo o SENHOR, porque …
           TESTIFICA:    Ele ouve  a minha voz e as minhas súplicas.porque…
116.2  ( SR ) inclinou para mim os seus ouvidos, ATITUDE:   invocá-lo-ei enquanto eu viver.
116. 3 SITUAÇÃO   Laços de morte me cercaram, angústias do inferno se apoderaram de mim;  caí em tribulação e tristeza.  Então ( ~)
116.4  ATITUDE:   invoquei o nome do SENHOR: ó SENHOR, livra-me a alma
116.5   [ é  ]    Compassivo e justo é o SENHOR;  o nosso Deus é misericordioso.
.6 O SENHOR vela pelos simples;     TESTIFICA:  – achava-me prostrado, e Ele me salvou.
116.7     ATITUDE: Volta, minha alma, ao teu sossego,  pois…
          TESTIFICA:  o SENHOR tem sido generoso para contigo. 8 Pois
.8 SR: livraste da morte a minha alma,  das lágrimas, os meus olhos,  da queda, os meus pés.
116. 9     ATITUDE   Andarei na presença do SENHOR,  na terra dos viventes.
116.10    PRINCÍPIO: Eu cri , por isso falei
 
escute suas palavras, saiba o que    de fato , vc crê. Como pode se calar (?) quanto ao testemunho de Jesus se sabe que  foi por aquela pessoa  que Jesus também morreu …
Testifica:
  estive sobremodo aflito.11 Eu disse na minha perturbação: todo homem é mentiroso.
116. 12  ??? Que darei ao SENHOR  por todos os seus benefícios para comigo?
     GABARITO ( atitudes exemplares para serem seguidas à risca)
116. 13-14 
Tomarei o cálice da salvação + invocarei o nome do SENHOR  + Cumprirei  meus votos ao SENHOR,  na presença de todo o seu povo.
116. 15  [ é ] Preciosa é aos olhos do SENHOR  a morte dos seus santos ( ver Salmo 50.5)
 
como Deus pode apreciar a morte dos seus santos?  ver no Adendo.
116.16  Testifica SENHOR, deveras sou teu servo,  teu servo, filho da tua serva;
quebraste as minhas cadeias.
116. 17 –18 GABARITO: Oferecer-te-ei sacrifícios de ações de graças+ invocarei o nome do SENHOR+ Cumprirei  meus votos ao SENHOR,  na presença de todo o seu povo,19 nos átrios da Casa do SENHOR,  no meio de ti, ó Jerusalém.  Aleluia! -x –
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Adendo:  pouco ou nada se trata do que a Bíblia diz sobre a Morte. No entanto, há trechos preciosos que nos ajudam muito a entender e a enfrentar essa terrível realidade da natureza humana decaída. Antigamente, quando um cristão fiel falecia, a gente dizia: – ‘FOI PROMOVIDO À GLÓRIA’.

Primeiro, definimos quem são os  SANTOS de acordo com as Escrituras
Congregai os meus santos, aqueles que fizeram comigo um pacto por meio de sacrifícios’  Sl 50.5
Na velha aliança era com base no sangue dos sacrifícios, no tempo da Graça é pacto com Desu com base no sangue de Jesus : ‘ Semelhantemente, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto no Meu sangue  que é derramado por vós’  Lc 22.20.
Então, a morte dos salvos é preciosa aos olhos de Deus  por saber que  passarão a existir eternamente com Ele, no céu : acabaram-se os temores, as  incertezas, os sofrimentos, as tentações, a presença do pecado e a influência do diabo.
A morte dos seus santos é preciosa aos olhos de Deus pois Seus olhos estão sempre postos sobre os Seus, como os olhos do Pai do pródigo aguardavam esperançoso a volta do filho ao lar : somos bem recebidos pelo Pai em nosso lar celestial.
Os olhos do Senhor estão sobre os Seus :Ele  é El ROI, o Deus que me vê, que zela por mim…
 quanto mais nessa hora que para nós, mortais, é tão cheia de incertezas e temores.  O salmo 23 diz: ‘ ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum porque Tu estás comigo ‘ ( salmo 23.4 ) Outro salmo diz: Tu me farás ver as veredas da vida, na Tua presença há plenitude de alegria; à tua mão direita há delícias perpetuamente’   Salmo 16.11