Sl 50 (1) invoca-Me na angústia

Salmo 50     Parte 1 _ interessante salmo   que  apresenta Deus falando ao  Seu povo.
Saiba  quem Deus  considera um ‘santo’


1. Fala o Poderoso ( El Shaddai) , o SENHOR Deus ( Yavé Elohim) ,  e chama a terra desde o Levante até ao Poente. 2 Desde Sião, excelência de formosura,  resplandece Deus .3.  Vem o nosso Deus e não guarda silêncio;  perante ele arde um fogo devorador,  ao seu redor esbraveja grande tormenta. 4 . Intima os céus lá em cima  e a terra, para julgar o seu povo
 Deus diz:  Congregai meus santos: os que comigo fizeram aliança por meio de sacrifícios
Esta é a definição de  Deus para um ‘SANTO’ : sempre aliança com Deus foi  estabelecida por meio de um sacrifício , desde quando Deus fez vestes de peles antes de expulsar o casal do éden. Deus não transgride os próprios princípios por Ele estabelecidos. O estabelecido foi:  ‘no dia em que comeres, certamente morrerás’  ( Gn2.17) a alma que pecar, essa morrerá’ Ez 18.20
     Na Sua misericórdia, Deus aceita a morte de animal inocente em lugar do pecador, já  apontan-do para a morte redentora de Jesus:’ o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo’ Jo 1.29
Que , na plenitude do tempo, nasceu de mulher, sob a Lei, para resgatar os que estavam sob a Lei Gálatas 4.4-6
50.6  Os céus anunciam a Sua justiça,  porque é o próprio Deus que julga.
      7  >  Escuta, povo meu, e eu falarei; ó Israel, e eu testemunharei contra ti.  Eu sou Deus, o teu Deus. 8  Não te repreendo pelos teus sacrifícios,  nem pelos teus holocaustos continuamente perante mim .9 . De tua casa não aceitarei novilhos,  nem bodes, dos teus apriscos. 10 Pois …  são meus todos os animais do bosque  e as alimárias aos milhares sobre as montanhas .11.  Conheço todas as aves dos montes,  e são meus todos os animais que pululam no campo.12 . Se eu tivesse fome, não to diria,  pois o mundo é meu e quanto nele se contém. 13 Acaso, como eu carne de touros?… Ou bebo sangue de cabritos?… 

 #   Entre os israelitas
havia orgulho de cultuar a Deus como se Deus precisasse deles e eles estavam fazendo grande favor a Deus em cultuá-lo mas o culto e sacrifícios eram necessários pois apontavam para a cruz : o sacrifício perfeito que os salvaria. O importante era a atitude do coração, que Deus valorizava mesmo no tempo da Lei. Eles não tinham o entendimento esclarecido de que o sacrifício era apenas uma prefiguração do perfeito sacrifício de Jesus.

14  > Oferece a Deus sacrifício de ações de graças, cumpre os teus votos para com o Altíssimo;

50.15   invoca-me no dia da angústia;
          xq   eu te livrarei  e  [ ~  ]  tu me glorificarás.       
Continua …

Lembrete:  a sigla  sustenido ( # )  indica comentário do site.
( chamar  esse sinal de instagran  e coisa MUITO recente)
a sigla > )  indica ‘SIGA’ como a seta indicativa de mão única, no trânsito.