Sl 49 ( 1) redenção caríssima

Salmo 49   _  o salmo é reflexão sobre vida e morte, sobre salvação eterna que só Deus pode nos dar pois não temos condições de obtê-la por nós mesmos. Mostra a insensatez de  valorizar os bens e a fama  esquecendo que a vida é  bem mais   do que apenas o viver nesta Terra .

49,1    >   Povos todos, escutai isto;  dai ouvidos, moradores todos da terra, 2  plebeus + os de fina estirpe,  todos juntamente, ricos e pobres.
Atitude:  meus lábios falarão sabedoria, meu coração terá pensamentos judiciosos.
4 Inclinarei os ouvidos a uma parábola,  decifrarei o meu enigma ao som da harpa.
Ensino: Por que hei de eu temer   nos dias da tribulação, ? (  # medo e tribulação fazem parte desta vida mas Jesus disse: no mundo tereis aflições ; tende bom ânimo, Eu venci o mundo’ João 16.33.
5 Situação:   quando me salteia a iniquidade dos que me perseguem
6 dos que confiam nos seus bens  e na sua muita riqueza se gloriam…
( # as pessoas querem se livrar do sofrimento desta vida quando o sofrimento eterno é bem pior e sem fim  As pessoas não pensam  nem consideram em COMO (? ) podem ser salvas..O salmista pula de sopetão para a questão da redenção da alma. Assunto meio inédito na época.
7 [ é ]
 verdadeiramente, ninguém o pode remir ( o outro) nem pagar por ele a Deus seu resgate 8 (Pois a redenção da alma deles é caríssima, e seus recursos acabariam antes),9 para continuar a viver perpetuamente  e não veja a cova; 10 porquanto
10  Situação:  vê-se morrerem os sábios  e perecerem tanto o estulto como o inepto  os quais deixam a outros as suas riquezas.  Seu pensamento íntimo é que as suas casas serão perpétuas  e, as suas moradas, para todas as gerações;  chegam a dar seu próprio nome às suas terras.12 Todavia… o homem  não permanece em sua ostentação; é, antes,qual  animais, que perecem
13 [ é ] Tal proceder é estultícia deles; assim mesmo
Situação 
 seus seguidores aplaudem o que eles dizem. 14  Como ovelhas são postos na sepultura;  a morte é o seu pastor;  eles descem diretamente para a cova,  onde a sua formosura se consome;  a sepultura é o lugar em que habitam.  # enquanto a maioria pensa só nas coisas desta  vida e não considera a Eternidade,o salmista mostra  que, conhecer a Deus deu–lhe entendimento mais amplo : a redenção  15 Mas …
 Fé…  Deus remirá a minha alma do poder da morte,  pois ele me tomará para si ( # )  remete à ressurreição de Jesus e à dos salvos, no arrebatamento >  1Ts 4.15-17  
16> Não temas, quando alguém se enriquecer,  quando avultar a glória de sua casa; 17 pois [ é ]   em morrendo, nada levará consigo,  sua glória ( fama)  não o acompanhará.18 Ainda que durante a vida ele se tenha lisonjeado, e ainda que o louvem quando faz o bem a si mesmo,19 irá ter com a geração de seus pais,  os quais já não verão a luz. *  20  O homem, revestido de honrarias, mas sem entendimento, é, antes, como os animais, que perecem. ( # ) imaginem  a Hebe Camargo chegando a Deus e sendo considerada apenas como  HEBE com suas escolhas, palavras e desvios de Deus…sem nenhuma consideração especial: Terrível !!!    Continua…