06 Colossos, aos colossenses h.nt

06

06

COLOSSOS_  cidade da Frigia.

Alguns colossenses estavam em Jerusalém no dia de Pentecostes, Atos 2.10   .

 

Paulo atravessou essa região tanto na segunda como na terceira viagem missionária, At 16.6 e 18.23

 

Epístola   escrita durante o tempo em que Paulo esteve preso em Roma pela primeira vez( cerca de 62dC) e, também, nessa ocasião ele escreveu as cartas dirigidas aos Efésios e a Filemom, sendo as três cartas  mandadas pelos mesmos mensageiros, Tíquico e Onésimo. Este último, indo de volta à casa de seu senhor Filemom, residente em Colossos. Por conseqüência, devia ter sido escrita ´cerca do ano 62.

 

ah! a carta a Filemon pode ser intitulada_ ACERTANDO O PASSADO.

 

& às vezes, ao se converfter, o salvo precisa fazer uns acertos com o passado.

 

Colossos , a 200 quilômetros de Éfeso, a cidade ficava no antigo território romano da antiga Ásia Menor, hoje na Anatólia, Turquia. Com Laodiceia e Hierápolis, formava uma importante tríade de cidades aos pés do Monte Cadmus. Na época em que a Grécia a dominava, Colossos – hoje chamada Honaz – ganhou uma grande importância mercantil. Contudo, decaiu significativamente por volta do século 1.

O lugar nunca foi escavado por arqueólogos, o que levanta várias especulações. Uma delas é a de que a cidade sucumbiu a um forte terremoto e, no período bizantino, outra cidade ocupou seu terreno, próximo às ruínas da original, quando mudou de nome para Chonae, que mais tarde derivou para o atual, Honaz.

Ao que tudo indica, Paulo não esteve em Colossos, embora tenha passado em lugares próximos. O apóstolo escreveu a Carta aos Colossenses enquanto estava preso, e a enviou à igreja que seu companheiro de prisão, Epafras, fundou.conferir, lendo Colossenses 1, 1-13

Por mais força que os servos de Deus, seguidores de Jesus, tivessem, era-lhes impossível estar em vários lugares ao mesmo tempo. Como o próprio livro neotestamentário de Colossenses testifica, Paulo teve a ajuda de vários companheiros, que muitas vezes serviam-lhe como emissários. O próprio Epafras, aprisionado com ele na época em que a epístola foi escrita, fundou a igreja de Colossos. Muitas das pessoas que descobriram a salvação somente por intermédio de Jesus Cristo por causa de Paulo sequer tiveram contato com o apóstolo viajante, outrora judeu, convertido pelo próprio Messias a caminho de Damasco.

De qualquer modo, pessoalmente ou não, o pregador fez valer a sua missão de levar a Verdade a seus destinos:  “Porque quero que saibais quão grande combate tenho por vós, e pelos que estão em Laodiceia, e por quantos não viram o meu rosto em carne…Porque, ainda que esteja ausente quanto ao corpo, contudo,em espírito estou convosco, regozijando-me e vendo a vossa ordem e a firmeza da vossa fé em Cristo.”  Colossenses 2:1-5  -x-

 

 

Seu objetivo é manifesto: Epafras, o seu fundador, que tinha sido mandado pelos colossenses a Roma com o fim de confortar Paulo e dar-lhe informações da sua situação, era no seu todo satisfatória.   PORÉM …
Havia o perigo dos ensinamentos de falsos doutores que pretendiam harmonizar o Cristianismo com as especulações dos filósofos. Negavam a suprema dignidade de Cristo, atribuindo aos anjos não só a criação (1.16), mas também a obra mediadora de redenção entre Deus e o homem e além disso haviam introduzido na igreja o culto dos anjos (2.18). Há, também, claras referências à influência perturbadora dos mestres judaizantes e dos ascetas (2.16; 3.11, 18,19).
Corrigir e refutar os mencionados erros foi o fim desta epístola. Na sua exposição o Apóstolo faz-lhes ver que nem as especulações dos filósofos, nem as tradições humanas, nem as austeridades, poderiam levantar a alma acima dos atos grosseiros e habilitá-la a realizar propósitos invisíveis e eternos. Mas em Cristo há perfeita salvação: porquanto SOMENTE a fé Nele nos reconcilia com Deus, e, pondo-nos em relação com um Redentor celestial, guia os nossos pensamentos e desejos para assuntos superiores.
O pensamento essencial da epístola é: ‘Cristo é tudo e em todos.
Muito parecida com a carta aos efésios, são complementares:  levado pela controvérsia, Paulo sustenta com firmeza nesta epístola a natureza de Cristo e o que Ele é para com a Sua Igreja; ao passo que :

na carta aos Efésios explica a unidade da Igreja e o seu glorioso destino nos desígnios do Seu divino fundador. #