02 Éfeso h.nt

02

Esquema da cartaà igreja de éfeso

1- Jesus se apresenta :Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:   Ap 2.1
2- Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos. E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.  Ap 2.2-3 e 4

3- Tenho porém contra ti que deixaste  teu primeiro amor.

4- Adverte: lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não,
5 se não: brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres. Ap 2.5
6 -Elogia: Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as
quais eu também odeio.  Ap 2.6

7 – Ao que vencer dar-lhe-ei a comer da árvore da vida,
que está no meio do paraíso de Deus.

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas
  Ap 2.7

EXTR  https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=824810760945644&id=429160870510637&substory_index=0

 

A CIDADE DE ÉFESO NO TEMPO DE PAULO : SÍTIO ARQUEOLÓGICO

– Na época de Paulo, Éfeso era muito rica por causa de sua condição de maior cidade portuária da Ásia Menor. A cidade ostentava muitos prédios públicos importantes, como ginásios de esportes, teatros e um arco do triunfo, construído em 3 a.C. Além disso, o templo de Ártemis ( Diana) era uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo e já era na época uma fonte significativa de renda ( At 19.23-27).

– Éfeso tornou-se um importante centro da fé cristã. Embora Paulo tenha escrito sua carta aos Efésios como uma circular, a igreja de Éfeso era um foco importante de seu ministério. O apóstolo João também escreveu a essa igreja (Ap 2.1-7), e durante os primeiros cinco séculos de nossa era, vários concílios eclesiásticos se reuniram ali. No período medieval, entretanto, o lodo do rio Caister avançou tanto contra a linha costeira que Éfeso deixou de ser uma cidade portuária e foi abandonada.

– O abandono de Éfeso foi uma bênção para a arqueologia moderna, pois proporcionou uma cidade desocupada para a escavação. Hoje em dia, as ruínas de Éfeso estão entre as mais fascinantes do mundo antigo. A cidade ressurgiu graças aos trabalhos de arqueólogos austríacos e turcos. Entre os mais importantes achados desse sítio, podemos mencionar:

* O TEMPLO DE ÁRTEMIS: Pouco restou do templo, saqueado pelos godos em 262 d.C., mas se manteve como lugar sagrado por mais de mil e duzentos anos e foi o centro da controvérsia entre os pagãos e os primeiros cristãos.

* OUTROS TEMPLOS: Vários outros templos e santuários da era romana foram descobertos ali. As evidências indicam que Éfeso era o lar de uma grande variedade de cultos pagãos, até mesmo ao deus egípcio Serápis.

* O GRANDE TEATRO: esse teatro, que podia acomodar 25 mil pessoas, foi o local de tumultuados protestos contra a pregação de Paulo (At 19). Embora Paulo quisesse dirigir-se à multidão reunida ali, os discípulos o contiveram (v. 30).

* AS ÁGORAS: Duas ágoras, ou praças públicas, foram encontradas em Éfeso: a ágora Cívica (talvez o local do templo de Augusto) e a praça ou ágora Comercial (perto do porto e local de inúmeras lojas).

* A BIBLIOTECA DE CELSO: Uma das grandes bibliotecas do mundo antigo, construída entre 115 e 125 d.C., de modo que não existia ainda na época do NT.

* OS GINÁSIOS DE ESPORTES, BANHOS E BANHEIROS PÚBLICOS: Muitos ginásios de esportes e complexos para banhos foram escavados em Éfeso, embora de datas um pouco posteriores ao período do NT. Os arqueólogos conseguiram identificar um vestiário de ginásio, uma sala de exercícios, a piscina, o “frigidarium” (banho de água fria), o “caldarium” (banho de água quente) e o “unctorium” (sala de massagem com óleos). Os banheiros públicos também dão aos visitantes modernos uma ideia da vida comum numa cidade antiga.

* CASAS PARTICULARES: Algumas áreas residenciais de Éfeso foram escavadas, e muitas casas das classes superiores foram encontradas. Afrescos (pinturas feitas sobre placas de argamassa úmida) foram recuperadas, e cozinhas, banheiros e camas foram identificados.

* A BASÍLICA DE SÃO JOÃO: essa estrutura, obviamente, é posterior ao NT, mas, de acordo com a tradição do século II, o apóstolo João passou seus últimos anos em Éfeso e foi sepultado sob o que é hoje o pórtico dessa igreja, que contém ainda um bom exemplar de um batistério cristão primitivo. De acordo com a tradição, Maria, mãe de Jesus, morreu em Éfeso. Além disso, há também uma igreja dedicada à Virgem Maria, local do Concílio de Éfeso, em 431 d.C.

– A população de Éfeso do NT é desconhecida, mas não há dúvida de que a cidade na época era um próspero centro de comércio, religião e diversão cosmopolita. Suas ruínas oferecem um raro panorama de uma cidade antiga que foi também importante como a base da missão apostólica e do surgimento do cristianismo. Talvez, mais que qualquer outro sítio arqueológico, Éfeso forneça ao leitor de Atos uma sensação de contexto. Uma vez que não há uma cidade moderna ali, as ruínas de Éfeso permitem que os visitantes entrem de corpo e alma no mundo antigo.

FONTE: Bíblia de Estudo Arqueológica

ah!  Pena que não nas fotos não conste o nome do local;