Amor alegra-se com o sucesso do outro  

AMOR ALEGRA-SE COM O SUCESSO DO OUTRO

Dia 07   O AMOR NÃO ARDE EM CIÚMES
+ 12º DIA: O AMOR DEIXA O OUTRO VENCER
Ciúmes  vem da raiz da palavra zelo e significa ‘Queimar com um fogo intenso’.
As Escrituras dizem ‘ o amor é tão forte quanto à morte, e o ciúme é tão inflexível quanto à sepultura. Suas brasas são fogo ardente, são labaredas do Senhor.     – Cantares de Salomão 8:6  _  Tiago 4.5
> Aliança de   amor requer exclusividade, como Deus tem ciúmes zeloso
 o Senhor, seu Deus, é zeloso; é fogo consumidor.’Dt 4:24 
> Ter ciúme de alguém é o mesmo que ser ‘movido com inveja.’pg 32
>Não admite que o outro receba atenção ou reconhecimento de ninguém. Por isso, deprecia e menospreza a todo mundo.& Se o outro se destaca em alguma coisa, em lugar de parabenizá-lo, você se enche de raiva e pensa maldades a respeito dele. Se não tomarmos cuidado, o ciúme rastejará como uma cobra em nosso coração e acabará com as nossas motivações e com os nossos relacionamentos. Ele pode nos envenenar a não viver a vida que o Senhor deseja. Se não acabarmos com a nossa raiva aprendendo a amar os outros, provavelmente conspiraremos contra eles. A Bíblia diz que a inveja nos leva a confusão, a briga e a toda espécie de males (Tiago 3:16, 4:1-2).

  • O amor lhe conduz a celebrar o sucesso do seu cônjuge ao invés de se ressentir dele . É hora de deixar o amor, a humildade e a gratidão destruir todo o ciúme que nasce em seu coração.
  • É hora de deixar o sucesso de seu cônjuge unir vocês e lhe proporcionar grandes oportunidades de mostrar amor genuíno.

Desafio de hoje ≈ Decida ser o maior fã do seu cônjuge, e decida rejeitar qualquer pensamento invejoso.
>Para ajudá-lo a manter o coração em seu cônjuge e a focar nas conquistas dele, pegue a lista de atributos negativos que você fez ontem e, discretamente, queime-a. Depois, compartilhe com seu cônjuge o quanto você está feliz com o sucesso que ele conquistou recentemente. – Anote aqui quando o desafio de hoje estiver completo.
> Foi difícil queimar a lista? Quais são os aspectos positivos na vida de seu cônjuge que deixam você feliz?
>Como você pode encorajá-lo a obter sucessos futuros?
. Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram’ Romanos 12.15

12° Dia O Amor deixa o outro vencer
Não olhe cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros. – Filipenses 2:4

Infelizmente, a teimosia chega como uma característica padrão do modelo de ambos, marido e esposa.
>Defender nossos direitos e opiniões faz parte da nossa natureza
A ESTRUTURA DE PERSONALIDADE DECAÍDA: SER EGOÍSTA POR NATUREZA; O QUE COM CERTEZA é pode ser algo destrutivo em um casamento, e isso rouba tempo e a produtividade. Pode também ser a causa de grandes frustrações para ambos.

> divergências em decisões que definem a vida da família volta e meia aparecem e não vão embora. Parece que nunca chegaremos a uma solução ou a um acordo. Isso acaba se tornando uma obstinação. É como dirigir com o freio de mão puxado. Só existe uma maneira de escapar de becos sem saída como esses:_  é cada um tomar a atitude indicada por Deus.
>Mulher submissa: dar sua opinião, deixar o marido decidir e aceitar de boa vontade e sem cara feia seja qual for a decisão do marido.
>O marido considera a opinião da esposa e dá a última palavra: decide fazer ou não como ela quer, explicando seus motivos.   Frase inesquecível: prefiro ser feliz a ter razão. & seguir o exemplo de Jesus:
Tende em vós O MESMO sentimento que houve também em Cristo Jesus’ (Filipenses 2:5) – o sentimento de disposição, flexibilidade, submissão e humildade.
> Significa renunciar pelo bem dos outros, o que temos direito de exigir para nós mesmos.
>A única conseqüência de suas atuais discussões será que ambos continuarão cada vez mais inflexíveis. Mas no momento em que um dos dois decidir dizer ‘Eu abro mão da minha opinião para fazer à sua maneira hoje‘, a discussão vai terminar. Não é fazer papel de bobo mas significa que estar levando sua preferência em consideração, como forma de valorizá-lo. O melhor conselho do amor vem da Bíblia, que diz, ‘Mas a sabedoria que vem do alto é antes pura; depois pacífica, amável, compreensiva’ (Tiago 3: 17).
>Em lugar de tratar nosso cônjuge como inimigo ou como alguém de quem devemos nos proteger, comecemos a tratá-lo como nosso melhor e mais apreciado amigo. Vamos dar às suas palavras grande importância.
>Não, não temos que estar sempre de comum acordo. Não temos que ser cópias um do outro. Se fôssemos, um de nós seria desnecessário. Assim, as diferenças existentes entre duas pessoas são para aprendizado.
>Você está disposto a se curvar para demonstrar amor ao seu cônjuge? Ou você se recusa a ceder por causa do orgulho?
>Se para você isso não tem importância ao longo do caminho – especialmente na eternidade – então, abra mão dos seus direitos e escolha honrar o seu amor. Será bom tanto para você quanto para o seu casamento. pg 45-46

> quando só um sempre  cede e o outro prevalece sempre, é uma forma de opressão.
> Há pessoas que não admitem que se faça de outro modo que não o dela.
>Convém mostrar o padrão da Palavra ‘ ‘ uns aos outros’ e fazer valer no dia a dia.

Desafio de hoje  Demonstre amor através da disposição, escolhendo ceder em uma área de desacordo entre você e seu cônjuge. Diga a ele que você está colocando a preferência dele em primeiro lugar. Pergunte: em que área está disposto a abrir mão? Vamos negociar.

– Anote aqui quando completar o desafio SE CONHECENDO: Do que você decidiu abrir mão hoje? O que isso lhe custou? Como isso irá lhe ajudar no futuro?

> Sedes unânimes entre vós. (Romanos 12:16)