Amor responsável

dia 19  >Cada um >dará contas >de si mesmo, >a Deus, Romanos 14 .13

Amor não culpa o outro.Considera  a sua parcela de responsabilidade no conflito.Considera o  padrão de Deus  para si e para o cônjuge. Deus responde orações , mas dá condições ‘ se tirares do vosso meio, o jugo ( abusar do outro) , o estender do dedo ( acusar).e o falar vaidade’ Isaías 58.9    

tira primeiro a trave do teu olho,  depois o cisco do olho do teu irmão’ Mateus 7.  

A tendência natural do ser humano decaído e pecador é se justificar e culpar o outro.

Mas, todos nos só somos justificados pelo sangue de Jesus, e apenas quando aceitamos o nosso pecado e o confessamos a Deus.

>‘Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo.Porque está escrito:Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim,E toda a língua confessará a Deus.De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. Assim, que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão.   Romanos 14.10-13

>O que pode acontecer em seu relacionamento se em lugar de transferir a culpa, você primeiro admitir seus próprios erros?
>Como dizem as Escrituras, ”A repreensão faz marca mais profunda no homem de entendimento do que cem açoites no tolo’ (Provérbios 17: 10) pg 93

 

& Um coração realmente arrependido leva um tempo para crescer,em você. O orgulho é muito resistente à responsabilidade
mas a humildade e a honestidade diante de Deus e do seu cônjuge são cruciais para um relacionamento saudável.

> Isso não significa que você está sempre errado e seu cônjuge sempre certo. Não é uma questão de se tornar um capacho. Mas, se existe algo que não está certo entre você e Deus, ou entre você e seu cônjuge, então essa deve ser a sua prioridade. ‘Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós’ (1 João 1:8). Contudo, ‘se confessarmos os nossos pecados, [Deus] é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça’ (1 João 1 :9).

 > Primeiro, confesse o seu pecado  Deus e, então, depois você estará em um solo melhor para resolver as coisas com o seu cônjuge…

> Peça para Deus lhe mostrar onde você falhou em ter responsabilidade, então se acerte com Ele. Isso feito, você
> precisa se acertar com seu cônjuge. Essa pode ser a coisa mais difícil que você já tenha feito, mas é crucial para dar o próximo passo em seu casamento e com Deus.
>  Se você for sincero, você será surpreendido pela graça e pela força que Deus lhe dá como resultado dessa decisão. pg 95

. ≈ Desafio de hoje
1-Separe um tempo para orar pelas áreas onde você tem errado. 2-Sincera e verdadeiramente, peça o perdão de Deus,
3- então, humilhe-se a ponto de admiti-los ao seu cônjuge.

4- Sinceramente, em verdade,peça perdão a seu ônjuge também
> Não importa como ele irá responder, certifique-se de ter assumido sua responsabilidade em amor.
5 Mesmo se ele responder com uma crítica, aceite-a como um conselho.

6- Anote aqui quando completar o desafio.

 

SE CONHECENDO:
1- O que o seu cônjuge precisa ver para acreditar que sua confissão foi mais do que palavras?

 

Obs: nunca comece uma conversa dizendo: VOCÊ… pois o outro já fica na defensiva e não escuta nada do que vc diz, apenas pensando em como atacar você, para se defender.
> Pode começar dizendo: Sinto muito. Estive pensando e o problema está em…cite a situação:  nossa falha de comunicação (por exemplo)
> Sera melhor se, na proximavez, a gente avisa … fala… pergunta… conversa _ para evitar esse desencontro e aborrecimento para nós dois.
> Vou por um lembrete para nos ajudar a evitar novos desenten-dimentos. Sou humano, sou pecador como qualquer pessoa. >Preciso de uns lembretes para andar comDeus como se deve.
> E põe um versículo escrito em folha A4, em letras graúdas, na porta da geladeira; ex :Romanos 14:10-13

> ‘cada um dará contas de si mesmo a Deus… não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão

   ou algum texto que Deus mesmo irá sublinhar a você.

 

>Mas > prove( confira com a Palavra

          > cada um

           >a sua própria obra, e então terá motivo de glória somente em si mesmo. (gálatas 6,4)