cruz 13: LOUCURA

27.02 CRUZ,  13 Loucura ( Inversão ) Deus escolheu as
coisas loucas deste mundo para confundir as sábias;
e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para
confundir as fortes;’ ( 1 Coríntios 1:27 ) 

 

A mensagem da cruz é loucura, no sentido de não ‘caber na cabeça’ do homem: é demais para a limitada compreensão  humana e sem Deus.‘Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus” (1 Coríntios 1:18)  Os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria;. 23 Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para OS GENTIOS’   1  Coríntios 1.22

Através dos séculos, incontáveis pessoas têm ficado embasbacadas ante a cruz. Incontáveis, também, são os que aderiram ao que a cruz vazia, silenciosamente, prega .Lamentável, é que todos quantos a rejeitaram   vão passar a Eternidade a se arrepender   por não terem feito um esforcinho no sentido de saber mais sobre seu significado. Não dá para entender, quase impossível explicar . Precisa ser aceita pela fé. Precisa do ensino do Espírito Santo . ‘Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente 1Co 2.14.
Que esse tempo de reflexão seja uma oportunidade ao Espírito de nos revelar o que Ele quer que saibamos sobre a cruz, no estágio em que estivermos _ pois durante toda a vida estaremos crescendo ( Tomara ! ) e ampliando a perspectiva do que já temos visto . #
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Mensagem do ICHTUS na íntegra :   Ixts 06/28                
Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;’ 1 Coríntios 1:27

A cruz é a coisa mais invertida e geradora de confusão que consigo imaginar no Reino de Deus. Pense comigo: O justo morre pelos injustos _ O sem pecado carrega o pecado de todos;
O único que podia dizer não, morre voluntariamente; O herdeiro abre mão de tudo para morrer.
Lembremo-nos que : morto não tem direito a nada, não decide nada, não faz nada. Jesus foi ressuscitado por Deus porque, de fato, morreu e morto estava. Não consigo imaginar nada mais fraco do que isso, e ainda assim Ele é trazido de volta pelo Pai, Seu Nome é colocado acima de todo nome, nomeado Rei dos reis e Senhor dos senhores pela eternidade. Esta coisa é que confunde a sabedoria. Nada disso tem lógica alguma, o certo na nossa sabedoria terrena é cada um pagar pelos seus erros, cada um arcar com as consequências de seus atos, cada um herdar o que tem direito, cada um por si e SE, com muita ‘sorte’, Deus por todos.
Nada pode ser mais louco do que crucificar Jesus, não me admira neste sentido os sábios deste mundo não compreenderem. Numa cultura onde o bonito vale mais do que o feio, o grande vale mais do que o pequeno, o novo vale mais do que o velho, o importado vale mais do que o local, o diferente é mais atrativo que o monótono, a morte sacrificial do Filho de Deus não tem qualquer sentido, qualquer racionalidade.
Se eu disser que sou um homem simples e de pouco estudo mas que ouço a voz de Deus receberei talvez uns 3 convites para pregar em igrejas pequenas. Se eu disser que tenho duas faculdades e um mestrado, falo 4 idiomas, morei fora do Brasil e leio a Bíblia inteira todos os anos em um idioma diferente… Sei lá, pelo menos uns 30 convites aparecem em igrejas bem mais ‘famosas’. Quem sou eu afinal? Não importa, só importa quem é ELE. Não é pela lógica, é pela loucura do Reino. Cruz é isso, é não fazer sentido, é crucificar os títulos, entregar as coroas aos pés do trono, é abrir mão para receber (mão fechada não recebe!).
A linguagem da simplicidade e da renúncia não tem sentido para a sabedoria deste mundo. Nada pode ser mais fraco do que um andarilho filho de carpinteiro, solteiro, de pouca formosura, criado em Nazaré, literalmente o filho da Dona Maria. Sem casa própria, sem nem um jumento seu (talvez o carro de grife da época), sem roupas chiques, sem influência política, condenado a morte por acusação de insurgencia contra o governo vigente. Não tem o menor sentido, é completamente loucura, é inversão total.
Por isso tenho dito e pregado que no Reino de Deus o grande é pequeno, o pequeno pode muito, as coisas caem para cima, o fundo cai e a tampa não voa. Sejamos loucos e incoerentes para este mundo, desde que dentro do que a Bíblia nos ensina e nos dá fundamento. Se quisermos ser . simplesmente insanos que sejamos, mas naquilo que o Pai nos ensinou. Desde que seja bíblico, não precisa fazer sentido para este mundo. Jesus foi prometido, profetizado, anunciado e ainda assim teve muito pouco crédito. Enquanto curava, eram milhares para comer pão e peixe. Na hora de sua morte contavam-se nos dedos seus seguidores.
Hoje temos a oportunidade ímpar de ler e entender a Palavra de Deus como completa revelação do Nazareno que foi para aquela cruz no meu lugar. Aproveitemos. Não precisa fazer sentido, precisa ser de Deus. Não preciso entender, preciso crer. E, ironicamente, fará sentido à luz das Escrituras, mesmo sendo insanidade e incoerência para este mundo.
Nosso desafio é viver para morrer e morrer em favor da vida, assim como fez o Mestre Jesus, nosso irmão mais velho.
‘Senhor, obrigado por me ensinar a não depender do entendimento para Te servir. Pouco importa ser aceito pelos homens se eu for aceito por Ti. Me ensina a obedecer a Tua Palavra.’

Se você gostou da mensagem faça o seu comentário no site:
http://www.ichtus.com.br/dev/2015/06/28/cruz-inversao