cruz 12: VIDA

25.02  CRUZ 12, VIDA: como Moisés levantou a serpente no deserto, assim
também é necessário que o Filho do homem seja levantado, para que todo
o que nele crer tenha a vida eterna’
(João 3:14-15) 
Je
sus refere-se ao episódio
em que Moisés, sob a ordem de Deus, fez uma serpente de metal … Nm 21.9

… e a levantou em uma haste bem alta de modo as ser vista por todo o arraial : OLHAR para a serpente de metal  traria vida ao que fora picado pelas serpentes ardentes, Nm 21.9
É uma ilustração marcante de que só quem olha para Jesus levantado na cruz… crendo que, na cruz, Jesus tomou seu lugar e recebeu seu castigo pela condenação do seu pecado, Is 53.4-6 será salvo : terá vida eterna , isto é : salvo do inferno , estará para sempre com Deus.
A ênfase não é para a cruz em si, mas para Jesus crucificado nela.   Hoje, a cruz vazia é referência de que Jesus ,   morto na cruz, ressuscitou: Ele VIVE _ ‘ foi entregue por causa das nossas transgressões, e ressuscitado para a nossa justificação’ Rm 4.25,     5.1 e 9
‘ Justificados, pois, pela fé , temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo …

… muito mais, sendo agora justificados pelo seu sangue , seremos por ele salvos da ira’
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Segue   mensagem do ICHTUS na íntegra : Ixts 06.04            
‘como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do homem seja levantado, para que todo o que nele crer tenha a vida eterna ” João 3:14-15
. A referência aqui nos leva a Números capítulo 21 quando, por ordem do Senhor, Moisés fez uma serpente de metal para promover cura de qualquer um que fosse picado por uma cobra no deserto. Moisés levantava a haste, o “paciente” olhava para a serpente e era curado, de modo que o veneno não lhe fazia mal. Este é um ensino poderoso, pois sua simplicidade tem relegado o entendimento de muitos a um certo misticismo.

Temos a cruz como uma referência para ser olhada, mas ela não passa de um símbolo para herança até que o Senhor venha. Preste atenção ao texto acima e veja que nem menciona a cruz, mas sim o Filho de Deus. É olhar para Jesus que traz vida eterna e não olhar para a cruz em si, pois ela por si mesma nada mais é do que dois pedaços de pau presos um ao outro. Pense comigo: antes de Jesus ser crucificado quem curava os enfermos? Quem libertava oprimidos? Quem ressuscitava mortos? Era a cruz ou era Jesus?

A cruz não mudou Jesus, mudou a mim e a você, pois agora nela temos uma referência visível do grande mistério invisível que aconteceu ali. Jesus continuou sendo Jesus e a cruz continuou sendo dois pedaços de pau. Mas ao se juntarem para cumprir o propósito do Pai, Jesus crucificado muda a história da humanidade, começando por mim.

Com a serpente de metal feita por Moisés era suficiente olhar para ela; com Jesus crucificado o texto diz que é preciso crer – claro, pois o mistério é invisível e a fé consiste em ver o que não se pode ver. As cobras que picavam aquele povo no deserto representam o inferno atacando o povo de Deus e a serpente de metal representa Jesus crucificado. Se tivermos fé no Filho de Deus e Seu sacrifício por nós, nem o inferno pode nos envenenar.

A morte de Jesus na cruz, por ter sido Ele levantado em nosso favor, nos livra da morte e nos traz a promessa certeira de uma vida eterna com Ele. Não tenha dúvida disso, meu querido, pois se Jesus tivesse vindo a este mundo e falado bonito seria apenas mais um, mas Ele se deu a morrer em nosso lugar e isso ninguém mais fez. A cruz é o símbolo da vitória Dele sobre a morte e nossa garantia de uma vida eterna. Os outros profetas que voltem da morte como Ele voltou e se entendam entre si, meu Jesus está vivo e ativo para me assegurar algo que eu nem merecia: viver para sempre com Ele. Reforço o que disse antes: a cruz é um símbolo visível de um mistério invisível. Agora concordemos: é um símbolo poderoso.

“Senhor, obrigado por Teu sacrifício naquela cruz trazendo cura para o veneno do inferno que me sentenciava à morte. Em Cristo tenho vida Eterna e isso ninguém pode me roubar. Aleluia.”

Mário Fernandez

 

xx