cruz 11: EXEMPLO

26.02 CRUZ 11, Exemplo. ‘se alguém quer vir após mim, negue-se a si

mesmo,tome cada dia sua cruz, e siga-me’  (Lucas 9.23) _ ‘ quem não
toma sua cruz,e não segue após mim, não é digno de mim.’
( Mateus 10:38)

Mas a vitória da cruz foi ganha no Getsêmani, quando Jesus disse:  ‘passa de Mim este cálice, mas não seja como eu quero, e sim como Tu queres’ ( Mateus. 26.39 ) Seguir o exemplo de Jesus também é dizer: não seja como eu quero, mas como Tu queres.

‘se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia sua cruz, e siga-me’Lucas 9.23
     Estas devem ter sido palavras estarrecedoras aos ouvintes de Jesus : morte na cruz significava culpa, vergonha e sofrimento atroz. Era a condição para seguir a Jesus. Muito desanimador Era para fazer pensar bem : envolvia um custo muito alto, envolvia o custo de abrir mão da própria vida.      Hoje, quase não se prega a mensagem da cruz . Em outra ocasião, Jesus perguntou: ‘ que aproveita ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida? ou que dará o homem em troca da sua vida?’ Mt 16.26
Ninguém quer escolher isso para si mas Jesus o fez por amor a cada um de nós. Não que a cruz lhe fosse menos   horrível por Ele ser Deus em Seu espírito ( de   fato, era infinitamente pior pois envolvia Se atolar no pecado da Humanidade ) e, como homem, Jesus sentia tudo o que uma pessoa normal sente, a ponto de, vendo a proximidade da cruz, dizer : ‘ Agora a minha alma está perturbada; e que direi eu? Pai, salva-me desta hora? Mas para isto vim a esta hora’ João 12.27 _ Depois, no Getsêmani, suou sangue, tal horror sentia, em luta íntima que o fez orar três vezes ( o máximo da insistência para o judeu) : ‘passa de mim este cálice’ mas deixou o exemplo da plena submissão ao Pai:
‘não seja como eu quero, mas como Tu queres’ Mt 26.39
>   ‘ para isso fostes chamados, porquanto também Cristo padeceu por vós, deixando-vos exemplo, para que sigais as suas pisadas’ 1 Pedro 2.21
Para pensar… …nesta época de reflexão em dias que precedem à comemoração da Páscoa #
Mensagem do ICHTUS, na íntegra    Ixts 06 /22

‘ quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.’ Mateus 10:38

Eu fico admirado com a simplicidade dos ensinos de Jesus em meio a profundidade do que Ele ensina. Alguns nunca se aperceberam que esse versículo está bastante antes da crucificação, tanto cronologicamente quanto textualmente. Para nós, que podemos ler a história toda em qualquer uma de suas partes, é compreensível, mas pense como algum ouvinte contemporâneo, vivendo no século UM e andando por Israel # quando a cruz era símbolo de morte vergonhosa para malfeitores… . Isso afeta o senso de percepção, e certamente afeta o que Jesus quis dizer.
Hoje, cruz tem sentido de peso a ser carregado, pois temos essa imagem bíblica. Para a época, era simplesmente uma condenação, uma sentença de morte por crimes cometidos e, em tempo, crimes políticos pois os crimes religiosos eram punidos por apedrejamento. Portanto,
# falar em   ’tomar sua cruz, cada dia…’   parecia muito absurdo . Não remetia a ‘pecado’, como na compreensão de hoje. Que sentido fazia dizer isso se Ele não estava sendo crucificado ainda, e nem se sabia que o seria ? Comecei falando em simplicidade, portanto vamos à ela.
Olhando sob a perspectiva da época, a frase deve ter soado como ‘quem não quiser colocar sua vida em risco não pode andar comigo’. É como se Ele dissesse a um capitalista convicto ‘sou comunista, se quiser me seguir seja comunista’. Ou o contrário, não importa a ideologia, o fato é que ninguém, em sã consciência, voluntaria e naturalmente procura pela morte É coisa sobrenatural, ou é coisa de louco. Ou ambos. Mas Ele nos pediu exatamente isso.
Ao salvo, hoje, a cruz é sinônimo de renúncia da própria vida, como foi na época desta fala. O que outrora era literal e físico, hoje é literal e pelo menos ainda, nosso país, menos físico. Renunciamos à vontade, à emoção, à satisfação, o chamado ‘direito’ de estar certo – tudo pela vontade de agradar e servir Àquele que deu a sua vida por nós. Se cruz, para alguns de nós, hoje, representa abnegação ou sofrimento, renúncia ou rejeição, desprezo ou fardo – imagine na época. Ainda mais… Se não entendermos o recado da cruz naquilo que nos afeta diretamente e na prática cotidiana. eu temo, sinceramente, que tenhamos igrejas cada vez mais cheias de pessoas PORÉM   cada vez mais vazias do Espírito Santo.
Tome sua cruz, abra mão de sua vontade, abra mão de seus ‘direitos’ diante de Deus e renda-se diante dAquele que pagou o preço do nosso sacrifício físico. Se eu não morrer, não posso desfrutar da herança, Ele fez isso por mim. Devo isso a Ele. Cruz : como sinal de morte para Ele e vida para mim, mas minha vida para Ele. Chega de evangelho aguado e temperado com tudo menos com o sal da Palavra de Deus. Vamos viver para glorificar a Jesus em tudo que fazemos, ao rir ou chorar, ao trabalhar ou descansar, ao ir ou voltar. Cada sorriso conta, cada palavra conta, cada gesto importa. Sejamos praticantes da vida. Vivamos para Ele.

‘Senhor, obrigado pela simplicidade de um recado tão profundo. Me ajuda a entender como é prático andar Contigo e viver para Ti. Me fortalece nos desafios do dia para honrar a Cruz.’

Se você gostou da mensagem faça o seu comentário no site:
http://www.ichtus.com.br/dev/2015/06/22/cruz-exemplo