cruz 10: HUMILHAÇÃO

24.02 CRUZ 10, HUMILHAÇÃO. A cruz era  morte
extremamente cruel,  e também era morte vergonhosa
pois a pessoa ficava nua, exposta, com os braços
abertos,  sem poder fazer aquele gesto tão instintivo
que é cobrir o sexo com as mãos . 

Por nós, por você e por mim, Jesus também passou por isso, na cruz.   Mas,  os bastidores espirituais era outro.incompreensível para nós, nos bastidores espirituais da cruz, outra humilhação muito mais terrível acontecia.’ despojando( tirando toda a autoridade,deixando ‘pelado’ )  principados e potestades, publicamente os expôs ao desprezo,   triunfando deles na cruz’ Colossenses 2.15_ Assim se realizava o prometido em Gênesis 3.15: o Descendente da mulher esmagando a cabeça da serpente ( o diabo, Ap 20.2) e sendo ferido no processo( tu lhe ferirás o calcanhar)a parte que toca a terra.

‘ tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz.’ (Colossenses 2:14-15)

Resumo: ao se falar em humilhação, sempre se pensa na humilhação que foi para Jesus a morte desonrosa que era a cruz ( além de ser tortura horrivelmente dolorosa)  Fp 2.8  _  Mas, nos bastidores da cruz, houve outra humilhação PIOR e DEFINITIVA: Jesus,‘ despojando ( destituindo de toda a autoridade) principados e potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz’ Cl 2.15 ARA
       Na cruz, Jesus cumpriu o prometido ao diabo, incorporado na serpente, em Gênesis 3.15 : o Descendente da mulher ( sem homem no processo)….te ferirá a cabeça ( assim se matam as cobras) tu lhe ferirás o calcanhar’: ponto de contato com a terra: o corpo humano de Jesus seria ferido ao  destruir completamente a autoridade do diabo sobre a Humanidade e na Terra.
Foi-me dada toda a autoridade no céu ( que Jesus já possuía desde ‘o princípio’) e na terra’ ( que Jesus obteve como homem sem pecado ) Mt 28.28
‘o que vivo; fui morto, mas eis aqui estou vivo pelos séculos dos séculos; e tenho as chaves ( símbolo de absoluta autoridade) da morte e do hades’ Ap 1.8.

         Ao nos identificarmos com Jesus na humilhação da morte, nos identificamos também com Sua vitória sobre todo o poder das trevas.  Que o Espírito Santo revele a cada um de nós o significado prático desta   imensa   realidade espiritual. # Segue a mensagem do ICHTUS na íntegra : Ixts 06/01  

‘ tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz.’ (Colossenses 2:14-15)

Quando associamos cruz (sacrifício de Jesus) com a palavra humilhação, imediatamente nos vêm à mente a humilhação que Jesus sofreu sendo condenado à morte apesar de ser inocente. Tudo absolutamente correto e verdadeiro. Mas este texto nos mostra que houve uma humilhação ainda maior, ainda mais ampla, de caráter eterno e espiritual. Principados e potestades, poderes e autoridades, demônios e demoninhos – foram todos derrotados e publicamente humilhados. Na tradução que optei por usar nesta meditação fala em espetáculo público, outras falam em escárnio, uma outra fala em ridículo. Eu estou pouco me importando com os sentimentos ou com o mal estar que isso possa ter causado no inferno, pois não me cabe nem julgá-los muito menos bancar o psicólogo de espíritos. Não sou do ramo. O que interessa a mim e a qualquer um que quiser levar Deus a sério é que esta humilhação nos livra de sermos humilhados pelo inferno, nos delega direito de filhos e co-herdeiros, nos posiciona em um estado e lugar que jamais poderíamos alcançar por nosso mérito pessoal.
Ao triunfar sobre principados e potestades Jesus definiu a batalha, decidiu o fim do jogo, decretou o resultado da guerra – mesmo que ainda haja alguns movimentos a serem feitos, mas inegavelmente temos de ter convicção de que sabemos onde tudo isso vai terminar. A questão crucial é entendermos nosso papel, nossa posição e nossa herança.
O despojo do inferno é nosso, somos herdeiros com Cristo e foi pela cruz, por meio daquele grande sacrifício, que chegamos a uma condição que não merecemos. A cruz foi, entre outras coisas, o símbolo da nossa conquista diante de principados e potestades. Eu imagino (expediente meu) que Jesus os humilhou em nosso favor, decretando a inferioridade deles em relação a qualquer um que seja com Ele co-herdeiro do Reino de Deus, que seja um adorador em Espírito e em Verdade, de todos quantos receberam e atenderam ao chamado do Pai, de todos os que agora renascidos receberam o poder de serem chamados Filhos.
A lógica é simples: por um colega ou vizinho nós até nos esforçamos; por um amigo nós nos dedicamos; por um parente nós nos empenhamos. Mas pelos filhos nós damos a vida. Deus Pai fez exatamente isso, dando a vida de nosso irmão mais velho em nosso favor, sendo Eles (o Pai e o Filho) UM. Tenhamos em mente que não precisamos nos intimidar, não precisamos nos assustar nem nos encolher. Sim, eu sei, o diabo é poderoso – mas o Pai é TODO PODEROSO.

‘Senhor, obrigado por lutar por mim e humilhar os inimigos em meu favor, fazendo assim de mim um co-herdeiro. Jamais serei merecedor por mim mesmo, mas tomo posse da minha posição de filho recebido em Ti por Jesus. Muito obrigado.’

Se você gostou da mensagem faça o seu comentário no site:
http://www.ichtus.com.br/dev/2015/06/01/cruz-humilhacao