Páscoa: juízo e perdão

Oc  páscoa   Juízo.perdão   

Convém considerar que Princípios espirituais têm duas faces:
Como a moeda, para ser válida,  precisa  ter cunhadas cara e coroa
           Como a eletricidade para funcionar precisa ter os polos positivo e negativo
           Como, para andar bem, precisamos dos dois pés a fim de  manter o equilíbrio
Josué 1.7 adverte: ‘ ter o cuidado…não te  desvies para a direita nem para a esquerda
– Focar sempre só um aspecto deixando de citar tb o outro pode levar a desequilíbrio pernicioso, dificultando o andar  com Deus assim como é muito difícil e desanimador andar em um  pé só  .
Que   Deus nos abençoe e guarde
…………………………………………………………………………………………………..
— Em qui, 8/3/12, Aldisio <aldisiovs@uol.com.br> escreveu:recebi, repasso

Amor, perdão e JUÌZO

Não mais mostrarei amor para com a nação de Israel,  não a ponto de perdoá-la (Os 1.6)  

Deus amou a Israel, Deus nos ama   Não ama só ‘de  boca’,  Rm 5.8  Deus prova seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós. Sendo nós ainda pecadores’   Mesmo no Éden, logo depois de ter sido desprezado, Deus vem ao encontro do homem e, querendo ter comunhão com o homem,  chama a Adão:- ONDE ESTÁS ? Gn 3.

Depois que o homem admite seu  erro, Deus tem condições de intervir com juízo e então mostra caminho de misericórdia que restaura  Sua comunhão com o pecador .

Por que a misericórdia só vem depois do juízo ? Pois a justiça de Deus assim o requer: Deus não transgride seus próprios termos: ‘ a alma que pecar, essa morrerá’  Ez 18.

Mas Deus dá um  escape , instituindo o Princípio da Substituição: ‘fez vestes de peles…’   Gn 3.21   ( # )    para cobrir a nudez deles,  a evidência do pecado,

Deus mata animais para lhes fazer vestes de peles, já apontando para a morte vicária de Jesus , como planejado: ‘  Cordeiro morto antes da fundação do mundo’  Ap 13.8     Na cruz,  Deus fez cair sobre Jesus ‘a iniqüidade  de todos nós’  Isaías 53.4-7

Então, quem ouve a boa notícia : você pode escapar da condenação do pecado  (Jo 5.24 ) pois Deus fez cair em Jesus o justo juízo pelo pecado ..

Quem crê na boa notícia contada em João 3.16,
Quem aceita a oferta do perdão de Deus cf João 1.12
É justificado ( Rm 5.9  )pela fé no sangue de Jesus que nos  ‘purifica de todo o pecado’  1João 1.7 e 9
É feito filho de Deus, selado com o Espírito Santo, Ef 1.13
Filhos de Deus, chamados cristãos, precisam continuarmanter  a comunhão com Deus pela OBSERVâNCIA DAS DIRETRIZES DADAS POR Deus em Sua palavra,pela confissão de cada pecado cometido após a sua  conversão  Isaías 59.2

No entanto, o que houve com Israel e o que  pode ocorrer com cristãos  ?

 GRAÇAS A DEUS  por suas misericórdias que se renovam cada manhã e são a razão de não sermos consumidos  Lm 3.22
…mas
, há  outro ponto a se considerar: ATÉ o amor de Deus limite
Deus não deixa de ser o que é… mas deixa de exercer Sua misericórdia  para exercer Seu justo juízo aos impenitentes”

Depois de muitos avisos a Israel, através dos profetas, o povo foi levado cativo porque não se arrependeram de seus maus caminhos

  – Ainda são povo de Deus pois   Deus é Fiel e não muda seu pacto 

Cristãos rebeldes não perdem a salvação : mas perdem a comunhão com Deus  e sofrerão detrimento no Tribunal de Cristo

Depois de muitos  juízos que Deus mandou à terra, está escrito:
‘não se arrependeram …’  Ap 9.20 Os…que não foram mortos por estas pragas, não se [arrependeram] das obras das suas mãos, para deixarem de adorar aos demônios, e aos ídolos de ouro, de prata, de bronze, de pedra e de madeira, que nem podem ver, nem ouvir, nem andar. Ap 9.21 Também não se [arrependeram] dos seus homicídios, nem das suas feitiçarias, nem da sua prostituição, nem dos seus furtos.  Ap 16.9 E os homens foram abrasados com grande calor; e blasfemaram o nome de Deus, que tem poder sobre estas pragas; e não se [arrependeram] para lhe darem glória. Ap 16.11 E por causa das suas dores, e por causa das suas chagas, blasfemaram o Deus do céu; e não se [arrependeram] das suas obras ‘
Juízos de Deus têm a finalidade e função de levar o homem a considerar seus caminhos ,Ageu 1.5 e 7
–  se arrepender ,  Amós 4.9  e  Ageu 2.17
para escapar de juízo definitivo e irremediável de Deus
> Noé levou cerca de cem anos para construir a arca e ninguém quis ter o trabalho de fazer uma menor para si e sua família

> durante muuuuitos anos Deus enviou profetas para chamar Israel ao arrependimento até que foram levados cativos para a Babilônia e Deus deu início ao tempo dos gentios

 

Foram todos destruídos por que não SE deram por avisados
Pv 27.12 O prudente ( o avisado) vê o mal e se esconde;
mas os insensatos passam adiante e sofrem a pena. 

‘ficarão de fora os …’ ( leia a listinha : Ap 21. 8 e 22.15

Entendi porque nem todos podem entrar no céu ao ler: Is 26.10
Ainda que se mostre favor ao ímpio, ele não aprende a justiça; até na terra da retidão (no céu) ele pratica a iniqüidade( vindo a contaminá-loe não atenta para a majestade do Senhor: vindo a desonrar a Deus
Inesquecível pregação : Considera pois a bondade e a severidade de Deus: > para com os que caíram, severidade; para contigo, a bondade de Deus, se permanecer nessa bondade; do contrário também tu serás cortado ‘ Rm 11.22.

>  ‘o Senhor está convosco enquanto vós estais com Ele’  2Cr 15.2  #